Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2008

Porque o Carnaval é tão cedo este ano!

Olá pessoal! Dei uma passadinha aqui só pra dizer que agora, em meses de recesso, o número de postagem diminui naturalmente porque a cidade vive o mais absoluto ócio. São dois meses que em que a maioria tira o pé do acelerador. Uns tiram férias e saem da cidade e outros, reduzem a velocidade sintomaticamente.
Mas a expectativa é que nesse ano, as coisas comecem a acontecer um pouco mais cedo. O carnaval é no início de fevereiro, e como que o Brasil só começa depois do carnaval, então esperemos só mais alguns dias.
Mas e afinal de contas porque o carnaval é tão cedo este ano. Como sou curioso “pur dimais”, fui buscar explicação.
Na verdade carnaval tem tudo a ver com a Páscoa. É uma história longa, mas vou procurar resumir o que andei pesquisando na net, valendo destacar que alguns feriados são calculados através de fórmulas mágicais e impressionantes. Então vejamos o caso do carnaval

O Dia da Páscoa, por definição, é o primeiro Domingo após a lua cheia que ocorre após o equinócio vernal, e pode cair entre 22 de Março e 25 de Abril. A seqüência dos dias de Páscoa se repete em ciclos de aproximadamente 5.700.000 anos. As fórmulas existentes calculam o que se convencionou chamar de "Cálculo Eclesiático", quando em 325 o Concílio de Nicea assim definiu.
O Carnaval acontece 47 dias antes da Páscoa. Logo o Carnaval pode acontecer de 4 de fevereiro a 9 de março.
Já Corpus Christi acontece 60 dias depois da Páscoa. Logo Corpus Christi pode acontecer de 21 de maio até 24 de junho.
E se você quizer saber um pouco mais sobre a origem do carnaval é só continuar lendo este post. Se não quiser pare por aqui mesmo.

História e etimologia
Para alguns pesquisadores o Carnaval tem raízes históricas que remontam aos bacanais e a festejos similares em Roma; alguns historiadores mais ousados chegam mesmo a relacionar o Carnaval a celebrações em homenagem à deusa Ísis ou ao deus Osíris, no Antigo Egito. Uma outra corrente acredita que a festa iniciou-se com a adoção do calendário cristão.
Em Roma havia uma festa, a Saturnália, em que um carro no formato de navio abria caminho em meio à multidão, que usava máscaras e promovia as mais diversas brincadeiras. Essa festa foi incorporada pela Igreja Católica, e segundo alguns a origem da palavra Carnaval é carrum navalis (carro naval). Essa etimologia, entretanto, já foi contestada. Atualmente a mais aceita é a que liga a palavra "Carnaval" à expressão carne levare, ou seja, afastar a carne, uma espécie de último momento de alegria e festejos profanos antes do período triste da quaresma.
Em 1091 a data da Quaresma foi definitivamente estabelecida pela Igreja Católica; como consequência indireta disso, o período de Carnaval se estabeleceu na sociedade ocidental, sofrendo, entretanto, certa oposição da Igreja, na Europa. Embora alguns papas tenham permitido o festejo, outros o combateram vivamente, como o Papa Inocêncio II.
À seqüência do Renascimento o Carnaval adotou o baile de máscaras, e também as fantasias e carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.