Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

Os Dois(ou não seriam TRES) Filhos de Francisco!

Confesso que não sou muito ligado a filmes muito menos freqüento locadoras de vídeos. Se elas dependessem de mim, quebrariam todas. O filme pra me prender tem que ter muita ação e suspense. Sou mais chegado a um livro a uma boa revista, a um jornal, à mídia impressa, digamos assim. Na maioria das vezes que preparo para assistir a um filme pego no sono em dois tempos.
Por vezes me condeno por não me ligar muito na arte cinematográfica, mas tudo bem, cada um cada um e vamos em frente.
Mas nesse primeiro dia de 2008, o filme Dois Filhos de Francisco que conta a história de Zezé de Camargo e Luciano, conseguiu me manter aceso em frente a TV. É a vida e obra de uma família que saiu lá do sertão de Goiás e ganhou o mundo, através da obstinação, perseverança e perspicácia do seu Francisco que lutou contra tudo e contra todos para ver seu sonho realizado: seus filhos tocando e cantando para o mundo.
Na verdade o filme deveria se chamar Três Filhos de Francisco, porque um deles morreu num acidente rodoviário, quando a dupla infantil dava os primeiros passos e foi jogada á própria sorte nas mãos de um empresário que ninguém conhecia.
Na verdade esse seu Francisco, mais que um obstinado era um loco varrido que sonhou com uma coisa e foi até o fim. Imagina, há 40 anos atrás, largar dois filhos nas mãos de um, até então, empresário aventureiro, acreditando piamente no que queria. Deve ter sido iluminado por uma força sobre natural para fazer o que fez. Só faz o que ele fez com seus dois filhos, quem tem muita confiança no seu taco.
O filme na verdade é uma comprovação de que o sonho de cada um dever ser perseguido sempre e que nada é impossível quando se acredita e se tem fé, acima de tudo. É claro que é preciso ter um pouco de sensibilidade e correr atrás daquilo que se acredita. Do possível!
No caso do seu Francisco ele não apostou apenas nos seus dois filhos, ele sentiu que ali tinha café no bule e que eles haviam nascido predestinados e seriam artistas. Não era nem adivinho muito menos um sonhador alucinado. Sonhou, teve determinação e jamais abandonou as suas convicções mesmo diante de adversidades como receber a notícia da morte de um dos filhos e ver o outro com paralisia.
É a vida e por vezes não tem como explicar porque certas coisas dão certas e outras não.
Não há como explicar o inexplicável.

Sinopse completa:
Francisco é um lavrador do interior de Goiás que tem um sonho aparentemente impossível: transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. Ele inicialmente deposita sua esperança no mais velho, Mirosmar, e resolve lhe dar um acordeão quando completa 11 anos. Mirosmar e seu irmão Emival, que toca violão, se apresentam com sucesso nas festas da vila onde moram, mas devido a perda da propriedade onde moravam nos anos 70 toda a família é obrigada a se mudar para Goiânia. Mirosmar e Emival começam então a tocar na rodoviária local, na intenção de conseguir algum dinheiro para ajudar em casa. Lá eles conhecem Miranda, empresário de duplas caipiras, que viaja com eles por mais de 4 meses. Os irmãos novamente fazem sucesso e chegam até mesmo a cantar para 6 mil pessoas em um show no interior do país, mas um acidente encerra prematuramente a carreira da dupla. Após quase desistir da carreira artística Mirosmar decide voltar a cantar, agora usando o nome artístico de Zezé di Camargo. Ele grava um disco solo, mas não obtém sucesso. Já casado e com duas filhas pequenas, Zezé tem dificuldades em sustentar a família e o máximo que consegue é que outras duplas cantem composições suas. É quando ele encontra em seu irmão Weston, que passa a usar o nome artístico de Luciano, o parceiro ideal para levar adiante sua carreira musical.

1 Comentários:

Às 10 de Abril de 2009 14:48 , Anonymous Anônimo disse...

perfeito o filme!!!

 

Postar um comentário

<< Início