Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2008

Fim da farras nas estradas! Pelo menos nas federais!

A venda de bebidas alcoólicas nas rodovias federais está proibida segundo Medida provisória nesse sentido foi assinada pelo presidente Lula. A medida é importante: o álcool está por trás da grande maioria dos acidentes com morte nas estradas brasileiras. Resta saber se haverá fiscalização. O Rio Grande do Sul foi pioneiro numa providência semelhante, mas nunca saiu do papel.
Acredito que se houver uma fiscalização rígida, a medida surtirá efeito, em parte. Do contrário será mais uma lei entre tantas que não são cumpridas.
Sim porque quem quiser beber na estrada achará uma maneira de acondicionar uma cervejinha em algum cantinho do carro. Mas pelo menos nos bares e restaurantes das estradas federais a venda de bebidas alcoólicas fica proibida.
Alguma medida se fazia necessária, diante das estatísticas. Cerca de 88% das vítimas fatais em acidentes de trânsito tinham álcool em excesso no organismo. Então nada mais prudente que proibir a venda de álcool nas estradas federais, esperando que a medida provisória seja estendida também para as estradas estaduais.