Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2008

Depois da Dengue, agora a FEBRE AMARELA!

Não estou aqui para alarmar ninguém não, mas alguns casos de febre amarela já detectados, estão preocupando, sanitaristas do país inteiro. Por enquanto foram só dois casos, porém o mais preocupante é saber que além da FA Silvestre existe também a urbana, causada, acreditem pelo mesmo mosquito que provoca a Dengue. O Aedes! Sim ele, mesmo, razão pela qual, é preciso redobrar, agora mas do que nunca, os cuidados com a higiene e limpeza ao redor de casa.
Os sintomas da doença podem variar desde dores no corpo, febre, insuficiência renal e sangramento, podendo ser facilmente confundidos com outras enfermidades como malária, dengue ou leptospirose.
A febre amarela do tipo urbana também é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti , que se prolifera em recipientes que contenham água limpa. Já a febre amarela do tipo silvestre é transmitida pelo mosquito Haemagogus.
O período de incubação, ou seja, o tempo que a doença demora para se manifestar, varia em torno de 2 semanas. Antigamente a febre amarela estava controlada, mas hoje em dia, com os focos da dengue, a doença voltou a ter casos urbanos, principalmente Brasília e Goiânia e se não houver uma consciência pública o problema pode se alastrar rapidamente.
A melhor forma de prevenir a doença é a vacina gratuita. É importante ressaltar que as pessoas que forem viajar para lugares em que há suspeita de foco de febre amarela devem tomar vacinas com 15 a 20 dias de antecedência. Norte e Nordeste do Brasil são as regiões que costumam apresentar mais casos da doença.
É isso, se ligue né meu e espalhe essa informação por aí!

1 Comentários:

Às 14 de Abril de 2008 10:28 , Anonymous Anônimo disse...

Para acabar com a dengue veja que ilha de Cuba fez quando da epidemia de dengue no século passado. Para barrar a Febre Amarela, vamos incentivar o desmatamento para que os macacos silvestres portadores do virus da FA. se tornem urbanas Estinguir a ANVISA para que a VIGILANCIA sANITÁRIA PASSE A ATUAR NAS RODOVIAS, PORTOS E AEROPORTOS.

 

Postar um comentário

<< Início