Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2007

Cuidado com as Caturritas!

Agora essa com as caturritas! A imprensa estadual está fazendo o maior alarde.
Já chega a nove o número de pessoas contaminadas por um vírus transmitido pelas Caturritas apreendidas com outras aves silvestres no dia 28 de novembro pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar, em Pantano Grande.
Conforme levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, são 19 confirmações da doença, conhecida como Psitacose. Os casos suspeitos podem elevar para 30 esse número em todo o Estado.
Um soldado e um sargento do pelotão, além do veterinário que fez o primeiro atendimento dos animais, estão desde o início da semana no Hospital dos Passos, em Rio Pardo. Além deles, outros dois policiais da mesma equipe estão internados em casas de saúde de Santa Maria e Cruz Alta, onde residem.
O prédio do pelotão, em Rio Pardo, precisou ser isolado para evitar novas vítimas.

Saiba mais
Psitacose é uma doença transmitida especialmente por araras, caturritas e papagaios. Nos humanos, a bactéria pode causar um tipo de pneumonia. Os sintomas — que se manifestam depois de quatro a 20 dias — são dor de cabeça, febre e tosse. O problema é diagnosticado por meio de exames de raio X e de sangue. O tratamento é feito com antibióticos.

1 Comentários:

Às 2 de Fevereiro de 2009 14:36 , Anonymous Anônimo disse...

Seria necessário um controle por parte de órgãos especializados para que esse vírus não se prolifere, pois na região do sul do estado gaúcho esses animais ja podem ser consideradas pragas de grande extenção.
Márcio
Técnico Agrícola
Canguçu-RS

 

Postar um comentário

<< Início