Segunda-feira, 5 de Novembro de 2007

A diferença que faz a diferença! Entendes?

Já faz tempo que divido meu tempo e meus dias com Tapera e Espumoso ou vice-versa. Normalmente estou em Espumoso de manhã e à tarde em Tapera. Alguém em Espumoso me pergunta o que pode estar acontecendo com Tapera que não tem jeito de deslanchar. Parece parada no tempo...ao contrário de Espumoso cujo crescimento salta aos olhos. O comentário surgiu em razão da informação de que o asfalto da avenida Xv de Novembro vai ser todo arrancado sendo substituido por lajotas PVs, uma iniciativa, aliás, que deveria ser tomada há tempos, pois a entrada da cidade causa uma péssima impressão até para quem lá reside.
Convivendo como eu convivo com as duas comunidades, arrisco, sem medo de cometer equívocos a afirmar que a auto estima do taperense anda muito enfraquecida, ao contrário de Espumoso. Uma comunidade, assim como uma família, precisa de um chefe e de uma liderança. Não é só falta de dinheiro investido não, que torna o município inerte.
No momento me surge um exemplo clássico para definir essa situação: olha o time do Inter, que plantel! Um plantel de estrelas, porém falta liderança, comando, essas coisas. Agora pegue o Grêmio. É um monte de jogadores medíocres, sob o ponto de vista do estrelato e olha que campanha, tirando a derrota para o Figueirense em casa, sábado passado. O Mano Menezes é um autêntico motivador. Pode não ser um bom técnico, como alguns apregoam, mas é motivador por excelência.
No caso de Espumoso a comunidade trabalha com a auto-estima elevada porque tem no prefeito José Parizotto e na Secretária de Assistência Social, Dona Salete, dois líderes por excelência, dois motivadores que sabe mobilizar a sua comunidade e as entidades que executam ações em favor do seu bem-estar.
É claro que conta pontos a experiência de duas administrações de um homem público que conhece todos os caminhos e descaminhos dos poderes para a busca de recursos para a realização de obras que não são poucas e de ações que objetivam a valorização do ser humano.
Simples não!

Na foto, o prefeito Zé e a 1ª Dama e Secretária Salete com o casal Veranice e Celso Pimmel por ocasião das comemorações dos 15 anos do Grupo de Danças Alexandre Tramontini