Quarta-feira, 31 de Outubro de 2007

Guerra contra o Mosquito da Dengue!

Em termos de saúde pública o único assunto que repercute mais que a adulteração do leite em Minas Gerais e com respingos por aqui, é essa questão da Dengue com a proximidade do verão.
Em Espumoso a equipe de Vigilância Sanitária, tem intensificado as suas ações no sentido de alertar a população para que pegue junto nessa empreitada de impedir que o mosquito transmissor se propague evitando essa doença que até bem pouco tempo era privilégio apenas de grandes centros.
Na verdade a propagação foi tão rápida e intensa que o mosquito já está em nosso meio, onde menos se espera, principalmente onde tem água parada e de preferência limpa.
Você não imagina o que os governos gastam para manter o controle da situação. E poderia ser bem simples se cada um cuidasse da sua área não é mesmo.
O problema é que como em qualquer doença, as pessoas pensam que “comigo isso não vai acontecer”, essas coisas.
Ainda não existe vacina e a única forma de evitá-la é impedindo que os mosquitos transmissores do vírus, se reproduzam.
E olha esse dado: nos nove primeiros meses deste ano, o Brasil registrou mais de 480 mil casos de dengue. O número já supera os 345 mil registrados em 2006. Outro dado preocupante é o número de mortes causadas pela doença: só em 2007 foram 121. Como os sintomas da dengue se confundem com os de outras viroses – febre, dor de cabeça, dor no corpo – muitas vezes, quando o paciente procura o médico, já é tarde demais.
No município de Espumoso, os trabalhos vão ser ainda intensos no período de de 19 a 24 de novembro, no chamado “Dia D” contra a Dengue.