Espumoso
18/12/2004

Justiça Eleitoral diploma prefeito e vereadores eleitos

Com a presença de prefeitos, vices e a maioria dos vereadores titulares e suplentes eleitos em Espumoso, Alto Alegre e Campos Borges na eleiçãode outubro, a Justiça Eleitoral fez a entrega dos diplomas que conferem o direito a exercer o cargo a que concorreram. Foi um momento especial para aqueles que passaram pelo voto popular. Momentos de emoção, inclusive, marcaram o cerimonial nas dependências da Casa de Cultura de Espumoso, na terça-feira à tardinha.

O prefeito de Espumoso, José Parizzotto foi o primeiro a receber o diploma, seguido do vice Zelindo Signor Neto. Ambos foram reeleitos e vão dar continuidade ao trabalho na administração pública.

Apenas João Odil Haas Filho, um dos vereadores eleitos não compareceu. Os demais cmpareceram : Leoberto Comin, João Ricardo Rotta e Odil Diogo Missio, do PP, João Roch Ferreira, Átila Macalós, Vagner dos Santos, do PDT, Roberto Iopp, do PT e Luiz Carlos Tramontini, PTB. Os suplentes também foram à solenidade para receber o diploma da justiça eleitoral.

Cuidar bem da coisa pública

O Dr José Francisco Dias da Costa Lyra e a Promotora Pública e Eleitoral Dra Suzane Helfeldt, na ocasião, lembraram a importância das funções públicas por parte dos eleitos.

O Dr José Francisco parabenizou os eleitos e disse que, acima de tudo, a "coisa pública tem que ser tratada com respeito". Ele destacou que as instituições estão com descrédito perante a população, de acordo com pesquisas e que isso tem que ser mudado. Frisou que o ingresso em
cargo público é privilégio de poucos e, por isso, esses têm que trabalhar em prol do povo.

A Dra Suzane também chamou atenção dos eleitos para que o entendimento e a transparência prevaleçam, e que todos saibam de direitos e deveres no exercício das funções.

Coral da URI foi espetáculo impressionante

A apresentação do Coral da URI - Universidade Regional Integrada, juntamente com o Coral Unicanto do Sicredi e Centro de Arte e Cultura da Itália, de Frederico Westphalen, traduziu-se em um dos melhores eventos do Natal Esperança da história. O evento deu-se no domingo, no
palco principal, às margens do Rio Jacuí. O grupo de cantores fez um especial de Natal com Presépio Vivo Cantado.

O público não foi dos maiores, mas quem compareceu encantou-se com o que viu. Um cenário especialmente montado e vozes que entoaram a história do nascimento do menino Jesus. Ao final o público aplaudiu de pé aos cantores que encantaram-se com a cidade.

Mais apresentações

Na quarta-feira, o Colégio Cenecista João Batista Rotta deu sua contribuição apresentando a peça "O Boi e o Burro no Presépio", encenado pelos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Na mesma ocasião o Coral Municipal Professora Landin Cardoso entoou canções natalinas e o Ballet Stúdio apresentou coreografias. Na quinta-feira, a Praça foi palco da apresentação de Flauta e Teclado, da professora Ana Maria Bonatto.

Na Praça Borges de Medeiros, local em que está sendo observada a maior visitação, na Casa do Papai Noel, onde crianças se enfileiram para abraçar o Papai ou a Mamãe Noel, ganhar balas e fazer pedidos. Muitas estão deixando cartinhas que são lidas pelo Noel. Muitos dos pedidos
serão atendidos, graças a colaboração de empresas e pessoas da comunidade.

Pala Velho em meio a Mateada da Esperança

A programação do Natal Esperança foi deslocada para o Parque de Exposições Armídio Bertani, no sábado, onde o Grupo de Arte Nativa Sepé Tiaraju realizou a Mateada da Esperança. Além da integração com a mateada, quem passou pelo palco foi o Grupo Pala Velho com uma hora de show no sábado à noite. E o Véio Ambrósio fechou a noitada que teve também apresentações de invernadas artísticas do Grupo.

No domingo o Grupo Sepé fez um almoço na sua sede para comemorar a conquista do Troféu Cultura Gaúcha, entregue pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, que colocou o grupo espumosense entre os destaques culturais do Estado. Foi a maior conquista do Sepé na história.

Carta e pedidos de Natal chegam

O Natal Esperança traz em seu projeto, proposta de solidariedade, a exemplo das edições anteriores. Na Casa do Papai Noel, na Praça Borges de Medeiros, cartinhas com pedidos de Natal chegam diariamente. São cartas de crianças e adultos, muitas delas apenas como simbologia do Natal, levados por crianças cujos pais darão o sentido esperado ao pedido. Outros pedidos, no entanto, estão chamando a atenção e passam por uma seleção para que entidades ou voluntários adotem a cartinha, a fim de realizar o sonho de Natal. Entre os pedidos, até de um nebulizador, dando idéia da importância de que alguém sinta-se sensibilizado e dê o presente. Também pedidos de brinquedos, roupas, calçados, bolas engrossam o maço de cartas que passa de 300. Segundo informações da Mamãe Noel, até ontem cerca de 40 cartas haviam sido adotadas, demonstrando o espírito solidário da comunidade de Espumoso.

A visitação à Casa do Papai Noel já ultrapassou as 6 mil pessoas, tendo registros de pessoas dezenas de cidades do Brasil.

Quem quiser fazer doação pode comparecer à Casa do Papai Noel e adotar uma cartinha. Tanto o Papai e Mamãe Noel podem fazer a entrega ou mesmo a pessoa ou entidade.

A casa está aberta das 8 horas às 11h das 14 às 17h e das 18 horas às 22 horas durante a semana. Nos finais de semana, das 9 às 11h30min e das 14 às 22 horas.

Alerta para o perigo do câncer de pele em agricultores

Um problema de saúde pública que encontra na atividade agrícola, campo de disseminação, é o câncer de pele. O trabalho sob o sol exige o uso do filtro solar, um hábito que ainda encontra resistência. Junto com a busca de resultados na produção na propriedade rural, os cuidados com
a saúde devem ser prioridade, já que da saúde depende o êxito em qualquer atividade. Com a chegada do verão, é importante relembrar as medidas necessárias à prevenção do câncer de pele. Pessoas de câncer de pele muito clara (principalmente aquelas com cabelos loiros e olhos azuis) são as mas suscetíveis, mas mesmo as de pele mais morena devem proteger-se.

O que fazer para diminuir-se o risco de adquirir a doença?

- evitar expor-se ao sol nos horários de maior incidência dos raios mais nocivos: das 10 horas às 16 horas;

- utilizar sempre filtro solar, mesmo em dias nublados, quanto mais clara a pelo, maior deve ser o fator de proteção solar (FPS).

- utilizar chapéu, óculos de sol e roupas leves (de algodão) com mangas;

- fazer auto-exame: procure manchas e sinais antes inexistentes ou que apresentam modificações. Em caso positivo, consulte o dermatologista.

Proteção começa na infância

A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que se os cuidados durante a infância forem intensificados até os 18 anos de idade, as chances de se desenvolver a doença são reduzidas em até 85%. De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o de maior incidência no país e estima-se que ele será responsável por 86.525 novos casos neste ano de 2004. No entanto, a facilidade do diagnóstico precoce é o principal fator que contribui para o baixo índice de mortalidade.

O efeito nocivo do sol sobre a pele é observado na idade adulta, pela ação cumulativa da ação solar. E a maior parte do dano causado por ele ocorre precocemente na infância e na adolescência. No caso da exposição saudável e aconselhável ao sol durante a infância, poucos minutos, mesmo indiretamente, poucas vezes por semana, são suficientes para a síntese adequada das vitaminas. Crianças ou adolescentes de pele, cabelos e olhos claros, com sardas, que se queimam mais do que se bronzeiam ou com casos de câncer na família, fazem parte do grupo de maior risco.

Espumoso
04/12/2004

JCI Espumoso comemora 25 anos

Uma solenidade reunindo autoridades e convidados, seguida de jantar-baile, comemora, neste sábado, às 20 horas, os 25 anos de fundação da JCI- Junior Chamber International, ou Câmara Júnior de Espumoso. O local será o CTG Sinuelo das Coxilhas, onde acontece também o lançamento da Revista dos 25 Anos, entrega anual de premiações e posse do novo Conselho Diretor. Na oportunidade será prestada homenagem aos dirigentes da Unidade de Espumoso, aos prefeitos que deram apoio à Organização fundada em 1º de dezembro de 1979 e autoridades juniorísticas. Será a festa mais importante já realizada pela Unidade de Espumoso, em razão da relevância da data e da participação de membros juniores.

A JCI é uma Federação Mundial de Jovens Líderes e Empreendedores que surgiu em Saint Luis-Estados Unidos, em 1910 e espalhou-se por 110 países congregando mais de 200 mil pessoas, em mais de 5.700 comunidades. O objetivo central é a promoção da paz mundial, com ênfase para a iniciativa e liderança, estimulando a fraternidade e servindo a humanidade, preparando seus membros com aprimoramento individual para participação ativa em projetos construtivos que beneficiam a comunidade.

Músicos ganham Delegacia Regional

A Ordem dos Músicos do Brasil instalou uma Delegacia Regional em Espumoso e atenderá 20 municípios da região. O Delegado Regional é Reinaldo da Silva, o Naydo, empossado pelo presidente da secção da OMB do Rio Grande do Sul, Elídio Toldo, que comandou reunião nas dependências da Câmara de Vereadores, quinta-feira. Naydo vai prestar informações e encaminhar documentos, como a carteirinha de músico. A Delegacia funcionará em escritório ao lado da Caixa, na Rua Padre Réus.

Vários músicos participaram do encontro que serviu para o presidente da OMB/RS esclarecer diversos assuntos, como a necessidade de estar em dia com a Ordem, pois a carteirinha dá direito e garante o exercício da profissão. Atualmente 29 mil músicos estão inscritos no Estado. Toldo observou também que o recolhimento do INSS como autônomo é o caminho para o músico garantir a aposentadoria pela profissão.

Dia Mundial contra a AIDS leva informação à população

Durante todo o dia de quarta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, uma trabalho de conscientização e prevenção chamou a atenção de motoristas que transitaram pelas ruas de Espumoso. Em quatro pontos a Secretaria Municipal de Saúde organizou um pedágio que parou os veículos para entrega de folder informativo, um preservativo condon e adesivos da campanha. Além do pedágio, em frente à empresa Deltassul, as equipes prestaram testes de Glicemia e Verificação de pressão arterial. O trabalho do Dia Mundial de Combate a AIDS teve a participação das enfermeiras, técnicas de enfermagem, agentes comunitários de Saúde e secretária municipal de Saúde, Marlei Bartz Moura. Durante a semana, o trabalho foi de visitas às escolas, onde alunos adolescentes receberam o material e informações para a prevenção a esta doença sexualmente transmissível.

É possível educar o pensamento na do "Papa da Filosofia"

Um evento incomum no município foi promovido pelo Colégio Cenecista João Batista Rotta, na última terça-feira, 30 de novembro. Com a participação de público de várias cidades da região, o palestrante foi um dos mais conceituados filósofos da atualidade. O argentino Walter Omar Kohan expôs e levantou questionamentos sobre o tema "É possível educar o pensamento?" Na abertura do encontro, alunos do Colégio deram demonstração, através da música, o que vêm estudando em filosofia, que é parte do currículo escolar dos alunos desde a educação Infantil ao Ensino Médio.

Em sua fala, vários momentos de busca de respostas para o ato de educar o pensamento, na relação professor-aluno. Várias frases levaram a indagações como "O professor precisa da incompreensão do aluno, mais que o aluno da explicação do professor"; "A educação que emancipa o professor trabalha sobre a vontade do aluno, mas deixa a inteligência trabalhar por si própria. A educação que embrutece não deixa trabalhar o pensamento de quem aprende".

Para Kohan, há um princípio fundamental que uma pessoa não pode desconhecer para ensinar, sendo o que permite a qualquer pessoa ensinar qualquer coisa a outra. É o princípio da igualdade de inteligências. Quem embrutece pensa que a inteligência do outro é desigual. "Este é um problema político, um problema de poder", referiu. Em outro ponto chamou a atenção para o fato de que ter o mesmo pensamento não significa pensar a mesma coisa. "Algumas pessoas parecem mais inteligentes que outras por uma questão social que não permite que o outro desenvolva sua inteligência".

Papai Noel encanta crianças e adultos

A cidade e o coração das crianças são do Papai Noel. Desde a tardinha de domingo, dia 28 de novembro, a alegria com a chegada do Papai Noel está estampada nos olhos de centenas de crianças que foram levadas até a Praça Borges de Medeiros, para receber o Papai Noel e a Mamãe Noel. Na ocasião o Papai Noel recebeu a chave da cidade de Espumoso marcando a abertura do Natal Esperança 2004. Momento de emoção com assédio de crianças que receberam um dos símbolos mais alegres do Natal, que abriu a casa do Papai Noel, decorada pela Cotriel.

Após receber a chave da cidade, a família Noel saiu como chegou, em carro aberto pelas avenidas centrais em direção ao Palco do Rio Jacuí, onde seguiu sendo atração.

Saudação especial

O entardecer de domingo esteve repleto de brilho e muita luz. A cidade especialmente preparada, tendo a Praça Borges de Medeiros, como ponto principal, acolheu pessoas de toda a região. O prefeito José Parizzotto disse que o momento é muito especial e felicitou a todos, observando o importante período natalino que une cada vez mais a comunidade. João Roberto Vogel, coordenador do Natal Esperança, também fez menção especial pela importância da programação natalina que mobiliza voluntários, entidades, poder público e Acise para Espumoso ser o centro das atenções na região.

Decoração especial na praça

A abertura da programação do Natal Esperança chamou atenção para a beleza da Praça Borges de Medeiros. Além da Casa do Papai Noel, uma banda de papais noéis anima um baile, um espetáculo e uma novidade para os olhos de pequenos e grandes. Além da participação da Cotriel com um espaço atraente que inclui um lago e muitas flores, a Praça Borges de Medeiros é uma das praças mais belas de toda região, com decoração natalina variada e colorida.

Em e meio às calçadas, os jardins receberam bengalas coloridas, duendes, vasos com flores vermelhas e uma infinidade de adornos que marcam o Natal.

Show atrai multidão para o Natal Esperança

Uma multidão aglomerou-se nas proximidades do Rio Jacuí, para assistir ao show com a Família Lima, abrindo a programação do Natal Esperança 2004, Espumoso- Cidade Iluminada, no último domingo. A presença de público da grande região foi a maior participação já registrada para uma apresentação no município, mesmo sem o registro do número de pessoas pela Brigada Militar ou outro órgão.

Já na meia tarde pessoas de várias cidades começaram a chegar e ganhar lugar nas margens do Rio Jacuí, onde o palco dos espetáculos está montado, o que daria uma idéia da participação que teve início às 21h30min. Enquanto a cidade somava visitantes, os artistas aguardavam a hora de fazer o show no Hotel Rotta, onde receberam um presente das mãos do Prefeito Municipal José Parizzotto, um duende confeccionado aos moldes dos mais de 100 que estão enfeitando as ruas e praças de Espumoso. O retorno veio com a manifestação de que o grupo sentiu uma grande hospitalidade, o que foi dito também no palco.

No palco um repertório de Natal da Família Lima, com vários CDs gravados com sucesso em todo o Brasil. Desde o início dos anos 90. Em meio às letras natalinas, até truques de mágica que levaram a platéia aos aplausos. Este foi o primeiro show de uma programação que envolve 18 dias com apresentações, durante os 38 dias do Natal Esperança.

A Comissão Organizadora do Natal avaliou positivamente o evento, com destaque para a normalidade no transcurso do evento, que não registrou nenhum incidente, apesar do imenso público.

Espumoso
27/11/2004

Tudo pronto para o Natal Esperança

A cidade conviveu, essa semana, com caminhões, obras e serviços das equipes da Prefeitura Municipal e das entidades que levaram para as ruas e praças, a decoração preparada durante vários meses, em galpões, nas escolas, na Assistência Social e em oficinas de artesãos. O projeto do Natal Esperança 2004 traz mais cores, com mais bonecos, os gnomos, que estão espalhados pelos pórticos, praças e ruas, dando um efeito lúdico à decoração.

A partir da quinta-feira, data estipulada para que tudo estivesse instalado, a preocupação foi a organização da abertura na Casa do Papai Noel e do show da Família Lima, no palco do Rio Jacuí. Para este show, os organizadores sugerem que a população leve consigo cadeiras para melhor acomodação no local. A diretora de Cultura, Simone Parizoto, manteve o efeito surpresa sobre a chegada do Papai Noel. Cogitou-se durante os preparativos, a possibilidade do "Velhinho" chegar de helicóptero ou de moto. De qualquer forma é o momento mais esperado pela criançada e certamente, o sentido da expectativa do público infantil. Na Casa do Papai Noel, o Prefeito Municipal fará a entrega da chave da cidade, que será do Papai Noel, até o dia 6 de janeiro de 2005. No Rio Jacuí, o presépio flutuante é outro ponto de reflexão e visitação. A programação completa da semana está ao lado.

Curso dá noção de nova dinâmica de administração

O curso intitulado "A nova dinâmica da administração de empresas", com o conferencista Othon Cesar, reuniu mais de duzentas pessoas de Espumoso e região, de quarta-feira até ontem, no Clube União Espumosense. A programação foi organizada pela empresa Visão Eventos, de Arvorezinha. Foram três seminários interessantíssimos, com informações diversas para o caminho do sucesso pessoal e empresarial.

A nova era econômica, onde a qualidade já não é mais vantagem - todo mundo faz com qualidade, exige rapidez e eficiência. E sob este prisma, o professor Othon chamou atenção para a necessidade das pessoas serem o diferencial, dos líderes estarem capacitados e assim conduzirem negócios e empresas aos níveis do consumidor exigente, da velocidade das mudanças e inovações que o mercado espera.

Liderar com bom senso, motivar e cobrar resultados foi o recado aos chefes de empresas. Aos empregados Othon enfatizou a necessidade de haver comprometimento, lealdade e responsabilidade. Segundo ele, todos têm que procurar o melhor para a equipe alcançar resultado e a empresa manter-se viva. "70% dos problemas detectados nas empresas são comportamentais e 30% técnicos e conceituais", lembrou Othon.

Com um impressionante dom de oratória, o professor Othon Cesar foi prestigiado por um público muito atencioso que ouviu a lição da importância de se pensar positivo e saber agir administrando o tempo com tarefas prioritárias, sempre em uma empresa.

Em se tratando de conhecimento, Othon lembrou que a média de leitura de livros no Brasil é de 0,5 livros/pessoa por ano, contra 18 livros por norte-americano e 22 livros por japoneses.

Na área de vendas e marketing enfocou os principais pontos para uma empresa agir e marcar presença com produtos e serviços no mercado.

Bastou um dia na cidade para o professor elogiar a beleza de Espumoso e a cordialidade dos espumosenses. O carioca Othon Cesar que já ministrou curso para mais de 1,5 milhão de pessoas, pretende trazer outros trabalhos.

Um presente especial no Dia da Bandeira

Um dos projetos desenvolvidos pelo Município de Lagoa dos Três Cantos que ganhou os noticiários nacionais estendeu área de ação a Espumoso. Em Lagoa dos Três Cantos, 280 bandeiras do Brasil são mantidas nas residências da cidade e interior, hasteadas e arriadas diariamente. A idéia do prefeito Edio Schrader, o Mugui, surgiu após uma viagem do vice-prefeito Ernor Weber, aos Estados Unidos, onde é comum a presença da bandeira, como símbolo de amor à Pátria.

O motivo de trazer uma bandeira a Espumoso foi o aniversário do jornalista, diretor da Folha Espumosense, Delair Francisco Koch, no dia 19 de novembro. Sem esquecer da data, o prefeito reuniu uma comitiva e esteve na residência da família Delair Koch, na Rua Rui Barbosa, 335, fazendo a entrega da bandeira, como um presente ao aniversariante. Delair mostrou-se emocionado pela originalidade do prefeito Mugui que veio de kombi trazendo inclusive o mastro e explicando o significado de sua atitude, como forma de mostrar a esta cidade que não é difícil criar e ser feliz.

Na ocasião, alguns convidados especiais participaram da cerimônia simples acompanhada de um coquetel em agradecimento ao Município de Lagoa dos Três Cantos e aos convidados que prestigiaram o ato. Cabe destacar que as famosas cucas de Lagoa dos Três Cantos também foram trazidas e servidas na confraternização, à noite.

A bandeira do Brasil segue hasteada e com iluminação à noite, em acordo com a lei dos símbolos nacionais brasilerios.

Coquetel reúne prendas no CTG

Foi na quarta-feira, na sede do Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo das Coxilhas o coquetel de ensaio das prendas jovens. A confraternização reuniu familiares e patronagem do CTG através da patroa Maria Dileta e o patrão José Vedi Moraes, que esperam, para hoje, um fandango muito especial.

Espumoso
20/11/2004

Dedicação pelo Natal Esperança

"O Encanto do Noel"- idéia que deve ocupar as principais ruas da cidade a partir do dia 28 de novembro está ganhando formas, cores e brilhos em várias oficinas, que contam com a participação de entidades, escolas, voluntários e funcionários da Prefeitura Municipal de Espumoso, que estão acelerando aos preparativos da ornamentação. No Parque de Exposições, os dois pavilhões estão lotados de materiais e pessoas na montagem dos elementos que vão compor o Natal Esperança 2004. A Casa de Cultura é outro local em que alunos participam dos trabalhos. Na Praça Borges de Medeiros uma equipe da Cotriel trabalha há vários dias, decorando o ambiente que será o ponto central de visitação, especialmente das crianças.

Nesta edição, com um investimento de mais de R$ 100 mil, do Município, além de doações dos empresários da Acise a decoração será ampliada para a Rua Duque de Caxias e alto da Avenida Angelo Macalós até a Rua Rui Barbosa. Nas calçadas, as cores dourado, vermelho, prata e branco em pinheiros, duendes, bengalas e todo aparato natalino enfeitará a cidade por todo o mês de dezembro, até o dia 10 de janeiro de 2005. A previsão é que a ornamentação estará toda instalada na quinta-feira, 26, em preparação à abertura com a chegada do Papai Noel e show da Família Lima, no domingo, dia 28, a partir das 19h30min.

A diretora de Cultura do Município, Simone Lara Parizoto, na coordenação de mais este projeto pede que a população decore também as suas casas, acompanhando o espírito do Natal Esperança, que está sendo realizado com objetivo de enfeitar e alegrar a cidade. Simone ainda chama a atenção para a adoção de árvores da Praça Borges de Medeiros. Os interessados podem entrar em contato com a Casa da Cultura para fazer orçamento e localizar e identificar a árvore.

1º Encontro de Filsofia dia 30

Um tema inédito será tratado com pais, alunos e professores, no próximo dia 30 de novembro, terça-feira. "É possível educar o pensamento?" será o questionamento a ser exposto pelo filósofo argentino, Walter Omar Kohan, que vem a Espumoso, a convite do Colégio Cenecista João Batista Rotta. Este será o primeiro evento aberto à comunidade, promovido pelo projeto implantado no educandário, voltado à filosofia como disciplina, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. O trabalho envolve estudos permanentes do corpo docente que se reúne em grupos para aprimorar seus conhecimentos teórico-metodológicos.

O palestrante nasceu em Buenos Aires- Argentina; concluiu Doutorado em Folosofia na Universidade Ibero-Americana; atualmente é professor titular da Universidade do Rio de Janeiro e Pesquisador do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Walter Kohan também é autor de vários livros da área, artigos, capítulos de livros e trabalhos publicados.

O local será o Clube União Espumosense, às 20 horas. Ingressos na Escola a R$ 10,00 antecipado e R$ 15,00 no dia.

Curso com o professor Othon Cesar mobiliza pessoas de toda região

Os organizadores do curso "A nova dinâmica da administração de empresas" já têm confirmadas presenças de empresários de várias cidades da região, como Tapera, Alto Alegre, Campos Borges, Salto do Jacuí, Ibirubá, Colorado e Soledade. O curso acontece em Espumoso e ainda há vagas, embora já com confirmações que prometem um grande evento. O professor paulista Othon ministra o evento na quarta, quinta e sexta-feira da próxima semana (24 a 26) das 19 às 23 horas, no clube União Espumosense.

Considerado um mago da oratória, o professor Othon vai apresentar uma série de ferramentas para que os líderes possam vencer os grandes desafios do momento. O trabalho mostrará como desenvolver dentro da empresa, a cultura da inovação envolvendo todos os colaboradores na tarefa diária para melhorar os processos, reduzindo custos e acabando com os desperdícios. Outro objetivo do curso é integrar todas as pessoas e departamentos de uma empresa para que atuem como um time, com garra e espírito de equipe.

Corrigindo falhas

Com trabalhos em grandes empresas e grandes centros, nos últimos 25 anos, o professor Othon chegou a detectar mais de 100 falhas comuns nas lideranças, sendo que 40 dessas falhas são universais e acontecem em quase todas as empresas. Pequenas falhas, mas que podem arruinar as empresas. Durante o curso o professor Othon vai demonstrar como corrigir cada uma dessas falhas de forma prática e objetiva.

O professor Othon César vai apresentar, ainda, uma série de procedimentos que mobilizam as pessoas dentro da empresas para fazerem as mudanças necessárias para que a organização possa acompanhar as grandes transformações que acontecem diariamente no mundo dos negócios.

O curso abordará como valorizar o mais importante patrimônio da empresa, que é o seu capital intelectual, representado pelo conjunto de idéias e estratégias geradas por todas os colaboradores da empresa e que promovem o sucesso da organização.

Empreendedor

Um dos pontos fortes do curso é desenvolver o espírito empreendedor. Por isso, ele apresenta-se como um evento interessantíssimo para lideranças e empresários, além de funcionários e profissionais liberais. Othon vai explorar assuntos para estimular o talento, através do qual pode haver evolução em empresas, negócios e na vida das pessoas.

Atividades alertam sobre perigo da dengue

Uma mobilização comandada pela Vigilância Sanitária de Espumoso chama atenção sobre o perigo da dengue. A semana teve diversas atividades que seguem até hoje. Escolas, secretarias municipais, empresa Nova Era - responsável pelo recolhimento de lixo na cidade, comércio em geral, Grupo de Escoteiros, Grupo de Agentes Jovens e veículos de comunicação foram chamadas na campanha de alerta, pois o perigo em caso de procriação do transmissor da dengue é grande. Inclusive pelo fato de tempos atrás já ter sido encontrada larva de um dos transmissores da dengue na cidade.

Os trabalhos envolveram palestras, distribuição de panfletos, entrevistas na rádio local, limpeza da Praça Borges de Medeiros e parque de Exposições com instalação de armadilhas para coletar e identificar larvas e insetos possíveis de transmissão da dengue. Na quinta-feira uma caminhada marcou a ação da semana com estudantes passando pelo centro da cidade distribuindo material e dirigindo-se ao Cemitério Municipal onde esvaziaram os vasos que pussuíam água parada, local preferito para a proliferação do mosquito da dengue.

Com a ação, a Vigilância Sanitária conseguiu chamar atenção de toda a comunidade, de crianças a adultos, pois o verão está chegando e a prevenção é o único caminho de ser eliminada qualquer possibilidade da proliferação do mosquito da dengue. A Vigilância Sanitária considera essencial que todos, na cidade e interior, fiquem alertas em relação ao assunto. A explicação completa para ações e cuidados básicos estão expostos no quadro abaixo.

A seqüência do trabalho da semana especial será hoje com mutirão de limpeza constando de recolhimento de lixo nos bairros, onde Agentes de Saúde trabalharam durante a semana orientando população. Na Avenida Angelo Macalós, próximo à prefeitura, haverá exposição com um microscópio para amostra da larva do transmissor da dengue.

O que é dengue?

É uma doença causada pelo Aedes Aegypti, que se reproduz em água parada. Esse mosquito só pica durante o dia. A dengue causa dores de cabeça, nas articulações e músculos, acompanhadas de febre alta. Sangramentos ocorrem com agravamento do quadro.

Espumoso
13/11/2004

Oficinas dão forma ao Natal esperança

Em várias frentes, entidades e voluntários estão dando forma ao Natal Esperança 2004. Com a coordenação do Departamento de Cultura do Município e da Acise, detalhes, ornamentos, bolas, gnomos, fitas, pinheiros e presépios estão sendo feitos para decorar ruas, praças e o Rio Jacuí, onde um presépio flutuante será montado, prometendo ser um dos pontos mais visitados, a exemplo dos anos anteriores.

No Parque de Exposições uma oficina está em funcionamento com o trabalho acelerado para montar a ornamentação natalina. Na sede da Secretaria de Assistência Social, um grupo de voluntárias, sob o comando da artesã Elenita dos Santos, a Tita, está costurando roupas, toucas e botas que vestirão 110 gnomos que integrarão a decoração. Na Cotriel, mobilização para apresentar surpresas na Casa do Papai Noel, que será decorada na Praça Borges de Medeiros, local da chegada do Papai e da Mamãe Noel, no dia 28 de novembro. Além do trajeto já conhecido que envolve a Avenida Fernando Ferrari e Avenida Angelo Macalós em direção ao Rio Jacuí, nesta edição a decoração de Natal se estende para a Rua Duque de Caxias, Praça Jacinto Rosa, onde o Instituto Ruy Piégas Silveira e moradores farão a decoração e programação e subida da Avenida Angelo Macalós, até a Rua Soledade.

A diretora municipal de Cultura, Simone Parizoto, chama a atenção de todos os envolvidos, que a decoração deverá estar pronta no dia 25 de novembro, para não haver nenhum atropelo na hora de levar os materiais para as ruas. A recomendação foi reforçada em mais uma reunião realizada na segunda-feira, na Casa da Cultura. Na oportunidade foram definidas as últimas alterações e definições da programação, que neste ano terá 18 dias de apresentações e atividades alusivas ao Natal, sete a mais em relação ao ano passado.

Na abertura da programação, a chegada do Papai Noel, às 19h30min, na Praça central antecede o show da Família Lima, no palco do Rio Jacuí, que fará apresentação inédita em Espumoso. Além deste show está entre os mais aguardados o show do Coral da URI, de Frederico Wesphalen, no dia 12 de dezembro, além da presença de bandas para o público jovem e show radical de motos.

Busca de solução à falta de moradia

O prefeito Municipal José Parizzotto esteve na Secretaria Estadual da Habitação, esta semana, buscando subsídios e documentação para, em parceria com a nova Cooperativa de Habitação de Espumoso, tentar amenizar o problema no setor. Segundo levantamento da Secretaria Municipal da Assistência Social, 467 famílias necessitam de moradia.

Outra ação do prefeito está voltada à procura, para o próximo ano, da inclusão do município no programa cheque casa. Neste programa, este ano, foi possível o fornecimento de material de construção para reformas de 20 residências. José Parizzotto observa que ficou acertado com a Secretaria Estadual que serão apresentados projetos até o final do ano para a execução em 2005.

Caminho cada vez mais difícil

A cada dia que passa a situação da estrada Vicinal que liga Espumoso a Salto do Jacuí fica mais caótica. A pista asfáltica, principalmente no trecho Espumoso a Campos Borges, está destruída. Os constantes remendos feitos pelo DAER já não são mais suficientes para amenizar o problema. O asfaltamento da estrada aconteceu no início da década passada com uma durabilidade estimada em no máximo seis anos, mas nunca recebeu uma completa reforma.

Nos últimos tempos vários pleitos foram feitos junto ao Estado para a execução de obras de melhorias na via, mas a estrada segue à espera de recursos. O prefeito José Parizzotto, durante audiência no DAER, esta semana, levou a preocupação em relação à estrada e lá soube que a mesma está inserida no Lote 8 de obras a serem licitadas. Como já foi gasto todo recurso do BIRD para obras em estradas, infelizmente, segundo o prefeito José Parizzotto, o recapeamento, se ocorrer, será somente no segundo semestre de 2005, a menos que algo novo acontecer.

Enquanto isso, o trânsito está ficando perigoso na rodovia. Motoristas, para desviarem os buracos, andam na contramão. E os danos são freqüentes nos veículos. Pneus cortados e problemas mecânicos passam a fazer parte do risco de quem transita no trecho que tem 70 quilômetros de desafios. Além da pista esburacada, a sinalização não existe. Virou calamidade a rodovia que não tem acostamento e é o único caminho para o escoamento da produção agrícola de cinco municípios.

Acise lança Raspadinha

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Espumoso-ACISE, lançou a Raspadinha de Natal. A campanha objetiva estimular as compras no comércio local, sendo que serão distribuídos prêmios em dinheiro no valor de R$ 1,00, R$ 2,00, R$ 5,00, R$ 10,00, R$ 50,00 e 100,00, ou "troque por outra", ou "Feliz Natal". Para participar a empresa adquire um kit, a R$ 120,00, contendo 500 raspadinhas que para serem distribuídas entre clientes. Os valores distribuídos serão pagos pela Acise à empresa participante. O consumidor raspa na hora da compra e recebe no ato, seu prêmio.

A Raspadinha de Natal integra a mobilização em torno do Natal Esperança e quer atingir os consumidores de toda região para Espumoso, segundo acredita João Roberto Rotta Vogel, presidente da Comissão do Natal Esperança 2004.

Chuva atrapalha colheita e plantio

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Espumoso-ACISE, lançou a Raspadinha de Natal. A campanha objetiva estimular as compras no comércio local, sendo que serão distribuídos prêmios em dinheiro no valor de R$ 1,00, R$ 2,00, R$ 5,00, R$ 10,00, R$ 50,00 e 100,00, ou "troque por outra", ou "Feliz Natal". Para participar a empresa adquire um kit, a R$ 120,00, contendo 500 raspadinhas que para serem distribuídas entre clientes. Os valores distribuídos serão pagos pela Acise à empresa participante. O consumidor raspa na hora da compra e recebe no ato, seu prêmio.

A Raspadinha de Natal integra a mobilização em torno do Natal Esperança e quer atingir os consumidores de toda região para Espumoso, segundo acredita João Roberto Rotta Vogel, presidente da Comissão do Natal Esperança 2004.

Espumoso
06/11/2004

Brigada Militar recebe auxílios

A Cia da Brigada Militar de Espumoso tem recebido diversos auxílios de pessoas e empresas para serem empregados na manutenção de viaturas. Um dos parceiros, o Banco do Brasil que, esta emana, através do gerente Sinval Silveira e do funcionário Gilvan Güths, repassou valores ao comandante Capitão Sérgio Portela da Silva. "O Estado tem nos atendido, mas para pequenos reparos recorremos à comunidade, pois assim conseguimos efetuar reparos com rapidez e manter as viaturas na rua", explica o Capitão que está satisfeito com o apoio.

Equoterapia atrai alunos da Unijuí

A palestra com o médico neurologista, mestre em Educação e coronel de Cavalaria, José Torquato Severo, presidente da Associação Gaúcha de Equoterapia, atraiu, na quarta-feira, 03, pais, professores, profissionais e alunos do Curso de Fisioterapia da Unijuí. Os alunos vieram ao Município, acompanhados da professora e fisioterapeuta Vanize Rutzen, que integra a equipe de Equoterapia de Espumoso. O trabalho da equipe de profissionais, foi elogiado pelo médico, que é autor de vários artigos sobre o tema e uma das maiores autoridades no assunto.

A equoterapia, ou a terapia que utiliza cavalos no tratamento, vem ganhando adeptos e aprofundando estudos no país inteiro. Severo citou o exemplo do campo utilizado pelos cavalos do ex-presidente João Batista Figueiredo, que agora serve como centro de tratamento de Equoterapia. O palestrante defendeu as vantagens e benefícios desta terapia, em que o aninal interage com o paciente, numa harmonia física e psíquica. Entre as indicações estão os problemas de aprendizagem, hiperatividade, depressão, todas as necessidades de fisioterapia e fonoaudiologia.

A equipe de trabalho em Equoterapia de Espumoso é formada pela psicopedadoga Elizabete Spode, fisioterapeuta Vanize Rutzen, fonoaudióloga Michele Schuster, pedagoga Maria Ines Camargo Ludwig e o instrutor João Roderido Camargo. As atividades são realizados no Parque de Exposições Armídio Bertani, onde há uma amplo e adequado espaço para o desenvolvimento de todos os exercícios.

Show da Família Lima abre o Natal Esperança

Show inédito na cidade, a Família Lima será a atração da abertura do Natal Esperança 2004 em Espumoso. Com um trabalho reconhecido em todo o Brasil, os Lima estarão em Espumoso, na noite de 28 de novembro, na abertura da programação do Natal Esperança, em apresentação no Palco do Rio Jacuí. A movimentação natalina começa com a chegada do Papai Noel na Praça Borges de Medeiros, onde o Prefeito Municipal faz a entrega da chave da cidade ao Bom Velhinho, que permanece o dono de Espumoso, até o Dia de Reis em 6 de janeiro de 2005.

Já estão certos 18 dias de eventos no período entre a abertura do Natal e a Festa de Reis. Entre as atrações, show de Délcio Tavares, Pala Velho, Coral da URI(Universidade Regional Integrada) de Frederico Westphalen, Banda Formigos e um show nacional que está sendo definido. Ainda o Natal Gaúcho do Sepé, apresentação da 3ª Idade, Balet, Recitais de Flauta, Coral Municipal e Bandas locais. As apresentações dar-se-ão junto ao palco às margens do rio Jacuí. Haverá também a procissão de luzes em uma das noites, chamando a todos para o sentido religioso do Natal.

Também está certa um show "Free Stile", com saltos de bikes e motos sobre uma carreta. Isso acontecerá ao lado da praça Borges de Medeiros. Brinquedos do SESC também estarão montados na cidade para a diversão das crianças.

A programação definitiva está sendo impressa e em breve estará em todas as repartições do comércio local e na região. Para que tudo esteja previamente concluído a Diretora de Cultura do Município, Simone Parizoto e a Acise, organizadoras do Natal Esperança, através do coordenador João Roberto Vogel, chamam a atenção para que todos os ornamentos estejam prontos no dia 25 de novembro. A decisão deu-se em reunião com as entidades que darão apoio a esta que é a quinta edição do evento.

O trabalho fica agora por conta da divulgação em toda região, foco da ornamentação e programação, já que a presença de visitantes de outras cidades deve repetir o sucesso do ano passado. Inclusive há uma expectativa geral na região em torno do Natal Esperança, pois Espumoso conseguiu mobilizar em anos anteriores todas as comunidades vizinhas e espera seguir como palco especial da região no período.

Apesar da baixa produtividade, trigo é bom

As lavouras de trigo estão na reta final da colheita de mais uma safra de inverno em toda região. Em Espumoso, a zona de maior produção, em áreas próximas à sede, onde a colheita iniciou no dia 20 de outubro, estão praticamente encerrados os trabalhos de retirada de grãos. As áreas mais distantes, no Depósito e Campo Comprido, o trigo ainda resta ser colhido, o que é comum, em razão da altitude.

Prestes ao fim da safra de inverno, o que vem sendo verificado é a insatisfação do produtor, que colheu grãos de boa qualidade, com Ph 78 ou acima, mas desestimulado pela baixa produtividade. O engenheiro agrônomo Celso Bambini, acredita que a média de produção não alcançará as 30 sacas por hectare. Esta safra está sendo caracterizada pela baixa produtividade e boa qualidade do grão, o que surpreende e é atípico, segundo Bambini.

Além do pouco rendimento em grãos, o trigo está com preços pela metade em relação há exatos dois anos, neste mesmo período. Os R$ 19,00 praticados essa semana são o principal fator do produtor afirmar que não vai plantar trigo no próximo inverno. Com este valor o produto não chega a cobrir os custos da lavoura. Em 2002, no final do mês de outubro e início de novembro a saca do trigo era vendida a R$ 37,00.

Espumoso
30/10/2004

Colégio Cenecista traz Dr em Filosofia

Um evento que chama ao ato de pensar. No próximo dia 30 de novembro, às 19h30min, o Colégio Cenecista João Batista Rotta promove palestra com Walter Omar Kohan. Argentino, Doutor em Filosofia, o palestrante é professor da Universidade do Rio de Janeiro, Pesquisador do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico e autor de 17 livros e 29 artigos publicados em periódicos especializados. Kohan é detentor de um invejável currículo que inclui a participação em 39 eventos no exterior e 74 no Brasil.

O evento é aberto a pais, professores, alunos e comunidade, com objetivo de oportunizar um momento de discussão sobre o pensar. A proposta do Colégio Cenecista, considerado um dos pioneiros na Região na introdução da Filosofia como disciplina, ministrada em todas as séries e níveis, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental e Ensino Médio, é oferecer uma educação capaz de mudar a atuação das crianças, jovens e adultos, junto à sociedade. As mudanças, segundo propõe a Escola, são possíveis através de uma educação reflexiva, criativa, libertadora e cidadã. Dentro destes princípios será desenvolvido o tema do palestrante que é conhecido como o "papa da Filosofia".

Caminhada ecológica confere situação às margens do Rio Jacuí

Uma atividade diferenciada mobilizou um grupo de 30 estudantes, pais e professores do Instituto Estadual de Educação, Dr Ruy Piégas Silveira, sábado passado. Foi uma caminhada ecológica que partiu da cidade, mais precisamente da ponte sobre o Arroio Tigreiro, seguindo pelas margens do Rio Jacuí até o Poço do Pançudo. "Fomos ver de perto como anda a preservação e conservação do nosso Rio Jacuí", disse o diretor do Instituto, Gilnei Rosa, que acompanhou o grupo.

E o que mais chamou a atenção no trajeto, foi o lixo acumulado às margens do rio. O professor Gilnei observa que o assunto deve preocupar a comunidade, pois apesar de muitos alertas, o rio continua sendo desrespeitado. Por outro lado, de fato positivo, o grupo verificou que a vegetação e mata ciliar está sendo preservada, o que é muito importante para a vida do Jacuí.

Outros trabalhos

O Instituto Estadual de Educação desenvolve outras atividades na área e o projeto de preservação do Arroio Tigreiro foi apresentado às escolas da 25ª Coordenadoria Regional de Educação, em Soledade, no último dia 19. Alunos fizeram uma apresentação enfocando o meio ambiente. Nos próximos dias serão plantadas mudas de árvores às margens do Arroio na seqüência das ações.

Sucesso a 4ª edição do Festival da Canção

Sucesso foi a marca do 4º Festival Municipal de Intérprete Estudantil e 2º Festival Regional da Canção. Com a participação de 43 competidores, entre artistas individuais e duplas, o Festival atraiu cantores e público de Espumoso e de municípios da região. O Festival ressurgiu com intenção de resgatar os antigos festivais realizados no município até a década de 80. Assim que foi lançado, com a primeira edição envolvendo alunos e comunidade escolar da Escola Emílio Henrique Schmitt, o evento deu mostras que deveria ser mais abrangente e ganhou todo apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, com a realização da 1ª edição municipal, em 2000.

Ao chegar ao seu 4º ano, mais uma festa de ginásio lotado, o que deixou satisfeitos os organizadores. Nesta edição, mais uma vez a participação de nomes ligados à música integrando a comissão julgadora, que foi composta por Altemir Nodari, Aristeu Pereira, Giuliana Bedini, Zalouar Moraes e João Roch Ferreira. A Banda Santa Mônica fez o acompanhamento dos cantores. A coordenação do evento esteve a cargo de Maria Patrícia Macalós, Lúcia Laner e Maria Elizabete Vieira. Os vencedores em cada categoria ganharam prêmios em dinheiro e troféus.

Os melhores

Categoria Infantil- de 7 a 12 anos, de Espumoso:

1º lugar- Mariane Cardoso, da Escola Alexandre Tramontini;

2º lugar- Daniel Loro e Alberto Cansi, do Colégio Cenecista João Batista Rotta;

3º lugar- Eduardo Dambrós- do Colégio Cenecista João Batista Rotta.

Categoria Juvenil- 13 a 17 anos

1º lugar- Andrei Cardoso, da Escola Municipal Alexandre Tramontini;

2º lugar- Tamires Vaz, do Instituto de Educação Dr Ruy Piégas Silveira;

3º lugar- Bianca Fagundes, do IE Dr Ruy Piégas Silveira.

Categoria Juvenil Regional

1º lugar- Daniel Rodrigues, da Escola Estadual Dionísio Lothário Chassot, de Tapera;

2º lugar- Maura Laner, do Instituto de Educação Dr Ruy Piégas Silveira, de Espumoso;

3º lugar- Juliana Cavalheiro Campos, da Escola Menino Jesus, de Jacuizinho.

Categoria Regional Livre

1º lugar- Alex de Góes Chaves, de Espumoso, interpretando "Milagre da Flecha"- Milionário de José Rico;

2º lugar- Taine Schettert, de Cruz Alta, com a música "Para embalar um sonho", de Jorge Freitas;

3º lugar - Júlia Kuhn, de Victor Graeff, com "Porto solidão", de Jessé.

A complexidade do mercado detalhada para produtores

Um trabalho informativo interessante e importante para o produtor rural. Assim pode-se definir a palestra do Engenheiro Agrônomo Flávio Gassen, gerente técnico da Cooplantio Santa Catarina e Paraná, realizada na sexta-feira, 22, no Sindicato Rural de Espumoso, que promoveu o encontro juntamente com a Cooplantio. Gassen abordou toda a complexidade do mercado envolvendo os principais produtos do agronegócio, com foco especial para o trigo e soja. Milho e até o mercado do gado bovino estiveram projetados pelo palestrante que é um dos maiores conhecedores do ramo.

Com gráficos e números que mostram a variação dos preços, consumo, estoques e câmbio, Gassen fez comparativos e justificou a realidade do mercado como conseqüência de todo o sistema produtivo e de consumo mundial, aliados às políticas de estoque.

Com relação à soja, ele observou que o preço pode até baixar mais em dólar e que em termos de Brasil só uma reação do câmbio, que está em torno de 50 centavos abaixo do que deveria, pode mudar o quadro. Se isso ocorresse, a preços de Chicago, atualmente, a soja poderia chegar próximo a R$ 40,00, mas entende que antes de março ou abril de 2005 não haverá muita alteração no câmbio, pois o Brasil está conseguindo produzir muito e exportar em alta escala.

"O mercado internacional da soja em relação a oferta e consumo, não tem um cenário muito animador", explicou Gassen. Ocorre que, segundo ele, os norte-americanos tinham em setembro previsão de colher 76 milhões de toneladas e o último relatório apontou 84 milhões, o que muda muito o mercado mundial. Também a expectativa em torno do mercado brasileiro e argentino, com incremento de área, influencia o meio para o futuro. "Se confirmarem-se as perspectivas, haverá um excedente muito grande de produto no mercado e isso poderá ditar o futuro", explicou Flávio.

Sepé Tiaraju é destaque no cenário estadual

Mais uma participação cultural no município e uma surpresa: correspondência comunicando de que a entidade tradicionalista é ganhadora do Troféu Cultura Gaúcha. A notícia repassada pela coordenadora Regional de Cultura, Simone Lara Parizoto, na abertura da Semana da Cultura de Espumoso, semana passada, foi o bastante para que todos do Grupo de Arte Nativa Sepé Tiaraju fossem tomados de um sentimento de orgulho e reconhecimento pelos trabalhos de cultivo dos costumes e tradições gaúchas. Do momento do anúncio até a quarta-feira, o Grupo organizou-se para comparecer à solenidade dia 27, no Armazém A-4 do Cais do Porto em Porto Alegre.

O Troféu Cultura Gaúcha foi entregue pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Estado da Cultura, para 33 expoentes da cultura regional. Na solenidade, que aconteceu quarta-feira à noite, sucedida de coquetel e show com cantores gaúchos como Délcio Tavares e Kako Xavier e a presença de artistas gaúchos como a ilustre Carmem Silva, o GAN Sepé Tiaraju foi um dos homenageados com troféu criado pela artista plástica Arminda Lopes.

No palco Rogério Dambrós, fundador, vocalista e ex-patrão da entidade, a prenda Sabrina Borniatti, a diretora de Cultura do Município, Simone Parizoto e o prefeito municipal de Espumoso, José Parizzotto receberam a láurea, inédita para Espumoso. O secretário estadual da Cultura, Roque Jacoby, entregou o troféu. A delegação espumosense contou, ainda, com vários integrantes do Grupo Sepé, a primeira dama Salete Parizotto e correspondentes da Folha Espumosense e da Rádio Planetário, que transmitiu evento desde a Capital.

Os homenageados foram escolhidos por um colegiado, integrado por diretores da instituições da Secretaria de Estado da Cultura e demais diretores que escolheram personalidades da Capital e do Interior do Estado, para serem destacados de acordo com suas respectivas áreas de atuação.

O ponto alto da noite foi a presença da atriz Carmem Silva e do Instrumentista Yamandu Costa. Entre os homenageados ainda estiveram a escritora Lya Luft, na categoria Livro e Literatura, a RBS-TV, pela série Histórias Curtas, na categoria Cinema e Audiovisual, o Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo e o folclorista Paixão Côrtes, pelos 50 anos de trabalho.

Mais do que uma homenagem, a láurea ao Grupo de Arte Nativa Sepé Tiaraju enaltece o trabalho pela cultura em Espumoso. A exemplo desta entidade, outras ações despontam pelo voluntariado e iniciativas que fazem a cidade crescer na área.

A Semana da Cultura que encerra hoje, por exemplo, é um espaço especial de valorização de trabalhos de grupos e artistas.

Espumoso
23/10/2004

JCI recebe presidente estadual

Na reunião plenária da JCI Espumoso, realizada na última segunda-feira, marcou presença o presidente estadual da JCI- Júnior Chamber International, Vilmar Perondi. O presidente integrou a comissão julgadora do Concurso do Tema de Maior Ênfase-TME, com o tema em 2005 "Empreendedores em Ação". Ao dirigir-se aos juniores, aos pais, professores e alunos, Perondi destacou o trabalho da JCI nas comunidades oportunizando aprendizados como o caso dos concursos de redação e oratória, em que a Unidade de Espumoso envolve as escolas. Elogiou a participação das escolas que aceitaram a parceria e em especial aos alunos que deram-se esta oportunidade de expôr suas idéias diante de uma platéia, lembrando o papel da Senadora Júnior Marli Colle para a Organização, sendo reconhecida com a criação do Prêmio "Marli da Rosa Colle", cujo vencedor em 2004 foi Gabriel Colle, que é Facilitador, ministrando entre outros cursos, o de Oratória. "Este é um desafio que servirá para toda vida. Comunicar-se em público é requisito para o mercado de trabalho". O presidente local Diomar Toledo agradeceu a presença da autoridade juniorística, igualmente destacando o papel da Unidade de Espumoso na comunidade.

Cooperativa de Habitação oficializada

Em Assembléia Geral espumosenses criaram a Cooperativa de Habitação de Espumoso Ltda, no último dia 15, nas dependências do Salão Nobre da Prefeitura Municipal. O encontro foi uma iniciativa de Luiz Marchese, que pesquisou a respeito da importância de uma cooperativa para o setor e, voluntariamente, trabalhou para ajudar a dar a arrancada para a oficialização da mesma.

A presença na assembléia chamou atenção. Pessoas motivadas pela possibilidade de, através da cooperativa, buscarem recursos para a casa própria, participaram do encontro. A organização das pessoas em cooperativa pode ser o caminho definitivo para conquistarem a realização do sonho da casa própria.

O primeiro passo foi a elaboração de estatutos e a eleição da primeira diretoria, que ficou assim constituída: Presidente: Dirceu Salvador da Silva Vieira; Vice-presidente: Gabriela Pilot; Secretária: Maria Aparecida dos Santos Rosa; Conselheiros: Cleber Simäo Haas, Roberto Almeida Prestes, Gilmar de Oliveira Aguiar e Adriana Neske. Suplentes: Neida Franciosi , Maria Jandira Pereira de Oliveira, Rafael Schimitz Vieira de Mattos e Paulo Jamir Borges. Conselho Fiscal: Luciano Etcheverri, Raquel Teodora da Silva e Carminha Bragagnolo. Suplentes: Laura Clara Martini, Eva Nair do Amarante e Fátima Lúcia Drum.

Próximo passo, associar

Ficou definido que dia 17 de novembro acontecerá, na sede do Sindicato Rural de Espumoso, uma nova reunião, quando serão filiadas as pessoas interessadas em associarem-se à cooperativa. Em 2005 deve ser feito um levantamento das necessidades habitacionais e a cooperativa vai encaminhar projetos para obtenção de recursos e assim atender necessidades dos associados.

Semana da Cultura abre espaço a talentos anônimos

Exposição de trabalhos das crianças de Educação Infantil e de trabalhos realizados nas aulas de Educação Artística das escolas municipais, estaduais e particular, esta semana, na Casa da Cultura, chamaram atenção pelo talento que saiu do anonimato e foi aprecido por centenas de olhos curiosos. Assim a Semana da Cultura de Espumoso cumpriu mais uma edição valorizando o artista local. Esteve integrado também o artista plástico João Luiz Iora, especialista em pintura a óleo, escultura em arame, zinco, concreto e cerâmica.

Como define a professora de música Ana Maria Kelermann Bonato, "Espumoso é uma cidade pequena cm trabalho importante voltado à cultura e a arte está aproximando-se das pessoas". Ana integrou-se à programação com o Grupo de Flauta Doce e de Teclado, este último estará apresentando-se hoje pela manhã no centro da cidade.

A valorização do artista foi enfatizado pelo prefeito José Parizzotto que parabenizou o trabalho da Secretaria de Educação e Cultura por mais uma programação especial que valoriza o talento espumosense.

A Diretora de Cultura, Simone Parizoto, entende que a Semana valeu por cumprir com um propósito de valorizar as pessoas. Lembra que os simples trabalhos de sala de aula tornaram-se atrativo e que levar apresentações à rua é um caminho para atrair as pessoas.

Já o Festival do Intérprete Estudantil e o Festival Regional da Canção, que aconteceram ontem à noite no Ginásio do Parque, abriram espaço para o canto. Na próxima edição reportagem a respeito.

O maior prêmio ao Grupo Sepé

"É o maior reconhecimento da história do Grupo Sepé". Assim definiu Rogério Dambrós, ex-patrão e sócio-fundador do Grupo, ao ser interrogado sobre o Troféu Cultura Gaúcha que será entregue na quarta-feira pela Secretaria Estadual da Cultura. Rogério entende que a partir dessa premiação o Sepé terá que repensar todos seus passos. "É um marco em nossa vida".

Para a patroa Lisete Camargo, a notícia do troféu expressa mérito a todo um trabalho que envolve inúmeros voluntários. Ela anunciou que o Grupo vai mobilizar-se para levar uma grande delegação a Porto Alegre para o evento que acontecerá no Cais do Porto, dia 27.

O prefeito José Parizzotto fez questão de cumprimentar membros do Sepé presentes à programação da Semana da Cultura, quando foi anunciada a premiação. Parizzotto frisou os méritos do Grupo que mobiliza jovens e adultos há 18 anos.

Representantes de Núcleos apóiam a reeleição de Daniel Colombo

Quarta-feira, dia 20, no Auditório Odillo Tatsch, na AFECO, aconteceu mais uma reunião dos Representantes de Núcleos da Cotriel. Inicialmente, o presidente Daniel Colombo explicou como está a situação da qualidade e da comercialização da atual safra de trigo e falou também sobre o preço que a indústria vem pagando pelo leite.

O coordenador de Produção Animal, Altair Batistella, explicou o que está acontecendo com o setor de leite no nosso Estado. A seguir, o presidente do Conselho Geral de Representantes e da Comissão Eleitoral da Cotriel, João Roderico Camargo, passou a tratar sobre a próxima eleição na Cooperativa, uma vez que o prazo para registro de candidaturas inicia no dia 1º de novembro.

Em virtude do assunto a ser tratado, Daniel Colombo e Rosalvo Kummer pediram permissão para se retirar da reunião. Feito isso, os Representantes de Núcleos, por unanimidade, decidiram apoiar a reeleição de Daniel Colombo e sugeriram para vice-presidente a continuidade de Rosalvo Kummer e para secretário Carlos Angheben, que havia colocado seu nome à disposição.

Carlos Angheben, por sua vez, disse que se tiver um outro nome para secretário que una ainda mais a sociedade, ele abrirá mão da sua indicação.

Espumoso
16/10/2004

Agrofel entrega donativos da campanha de Ação Social à Apae

A APAE de Espumoso comemora o resultado da campanha de Ação Social da Agrofel. A empresa doou duas cadeiras de roda e um aparelho de som para a APAE. Ontem ao meio-dia aconteceu uma integração especial da equipe da Agrofel, diretoria, professores e alunos da APAE, nas dependências do Parque de Exposições, quando os donativos foram repassados.

Representando a Agrofel, Fermino Piccoli, disse da satisfação em repassar os bens resultados de uma campanha importante para a vida da empresa, pois marca sua presença na comunidade. O presidente da APAE, Plínio Teston, agradeceu e toda equipe da Escola Especial comemorou o momento.

A promoção Agrofel/APAE, denominada "Dia D da Ação Social" teve apoio de Agroimport, de Dimicron e da agência de Publicidade Forma D. Durante o período de 28 de agosto a 18 de setembro, parte do faturamento da venda de produtos Dimicron foi destinado às unidades da APAE, nos 12 municípios em que a Afrofel está instalada no Rio Grande do Sul e nas 14 unidades em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O produto Dimicron envolve o comércio de micronutrientes e adubos folhares que não agridem a natureza, o que motivou a escolha do parceiro. No caso de Espumoso, os donativos foram em forma das cadeiras e aparelho de som, que a APAE necessitava.

Além da contribuição, o envolvimento da Agrofel com a APAE foi marcado, no período, pelo contato da equipe funcional da empresa com a Escola, assim como ontem, quando da integração com almoço no Parque.

Presídio terá horta em estufa

Uma obra para oportunizar que hortaliças possam ser plantadas e colhidas o ano inteiro, está sendo erguida no Presídio Estadual de Espumoso. O trabalho conta com a orientação do engenheiro agrônomo Amaro Muller, que veio a Espumoso através do Sindicato Rural, trazendo aos detentos, as técnicas para erguer um galpão para estufa. Com a plasticultura, vários tipos de hortaliças deverão ser cultivadas ainda este ano. Os materiais para a obra, basicamente palanques e plástico foram conseguidos através de recursos oriundos de penas alternativas. O resultado é que o grupo de detentos que se dispôs a participar tem a oportunidade de melhorar suas próprias refeições, oportunizar a doação de verduras a entidades filantrópicas do município e ainda aprender a técnica para aplicar quando estiverem libertos. Vários voluntários são agricultores de profissão, o que estimula ainda mais a iniciativa. Na semana, o trabalho esteve em ritmo adiantado, com o acompanhamento do administrador Jolcemar Sonda e da assistente social Arlete Valandro.

"A busca da felicidade é o único compromisso do ser humano"

"A busca da felicidade é o único compromisso do ser humano com a vida". Com essa frase o Dr Fernando Lucchese, cardiologista, encerrou sua palestra na segunda-feira à noite, na sede da Afeco, dentro das comemorações dos 45 anos da Cotriel e sintetizou a mais pura realidade do sentido da vida. Ele falou a um expressivo público com enfoque à felicidade, bem-estar e qualidade de vida. Lembrou com autoridade que a pessoa tem que gostar de si, procurar uma alimentação saudável e ter atitude de vida para evitar males ao corpo.

Autor de vários livros, o Dr Lucchese afirmou que a medicina hoje tem bem claro que saúde é corpo, mente e espírito. "Raiva, inveja, vaidade são doenças da alma que afetam o corpo", resumiu. "Saúde é bem-estar físico, psíquico-social, familiar, financeiro, profissional, ambiental, etc..."

Uma pesquisa interessante

Ter saúde é igual a felicidade, de acordo com o painel do Dr Lucchese que mostrou uma pesquisa feita nos Estados Unidos que apontou fatores que prolongam a vida; assistência médica 10%; genética 17%; meio ambiente 20% e estilo de vida 53%. Justamente no último ponto entra a questão da alimentação organizada, vida afetiva, profissional, familiar, financeira, dentre outros. "A pessoa tem que viver com prazer", diz o Dr Lucchese.

Para viver bem, a receita do Dr Lucchese passa por três terapias baratas, do sim, da aceitação e do riso. Dizer sim à solidariedade, equipe, conjunto, à ajuda, à parceria e ao comprometimento é um passo importante. A pessoa também tem que aceitar-se como é. "Tem coisas que não podem ser mudadas, problemas de hoje poderão não ter muito significado amanhã ou depois'. E a terapia do riso é fundamental para o corpo soltar-se à vida.

A longevidade e a comida

O Dr Lucchese entende que o século XXI vai ser o da longevidade. Ele citou que o homem das cavernas vivia média de 15 anos. Em 50 mil anos, até meados de 1800, a expectativa de vida passou para 30 anos. O século XIX, por sua vez, com a principal descoberta dos médicos de que deveriam lavar as mãos para os atendimentos, pois havia disseminação de doenças infeccionas por falta de higiene, a população passou a viver mais, alcançando 50 anos. Mas no século passado não houve avanço significativo em termos de longevidade, o que leva Lucchese a ver o futuro com perspectiva de muitas mudanças neste sentido.

Mas para avançar, é preciso reagir. "A longevidade depende da intensidade com que buscamos o prazer e a felicidade", de acordo com o cardiologista que vê as epidemias da arteriosclerose, depressão e neurose com as principais barreiras daqui pra frente.

As epidemias

A arteriosclerose, que é o entupimento de artérias do coração, dá-se em função dos hábitos alimentares. Ele condena as gorduras saturadas como banha de porco, ainda comum na região, farinhas refinadas, excesso de sal e açúcares. "Evite gordura visível na comida, essa não sai do corpo", alertou. Frituras, excesso de carne vermelha, isso tudo é prejudicial, assim como o que se bebe e o que se respira - o cigarro é nefasto. Outro dado revelado é que o Rio Grande do Sul é o Estado que mais se registra câncer de mama por causa do consumo de gordura.

A depressão é um grande mal que a Organização Mundial da Saúde prevê para 2020 como a maior epidemia. Em 2002 aconteceram 800 mil suicídios por causa dela. Já a neurose aponta 7 bilhões de serem neuróticos no mundo e está relacionada a atitude de vida. "A pessoa explosiva tem a tendência de morrer antes em conseqüência do seu modo de agir. Ela carrega seu corpo, suas células de agressões, aí surge o câncer, o infarto, a doença cerebral.

Emoções, genética e o que se come, se bebe e se respira, tudo influencia na vida. E por isso que o maior recado do médico que cuida do coração de milhares, anualmente, volta-se à necessidade de gerenciar a vida para se viver mais.

Mulheres aplaudem os
45 anos da Cotriel

O Encontrão de Mulheres promovido pela Cotriel, na data em que a cooperativa comemorou seus 45 anos, superou expectativas. Foram mais de 1.100 mulheres presentes e a satisfação ao final, pois um dia de atividades levou informação, entretenimento e muita integração. "Isso já deveria ter acontecido há muito tempo e agora precisa continuar", resumiu Silvana Donati, de Santo Antônio, Espumoso. Ela entende que a presença da mulher na cooperativa faz com que a família veja diferente o que é a empresa, sua função e importância.

As atividades na segunda-feira iniciaram com um chamamento do presidente Daniel Colombo à participação efetiva das mulheres, destacando que a Cotriel abre um novo espaço, importante em suas ações a partir de agora. Daniel ainda lembrou a história da cooperativa e o grande significado perante a região de atuação, pois estimula o desenvolvimento do setor primário.

Palestras interessantes

A unanimidade das mulheres também deu-se em relação às palestras. Os trabalhos foram do comunicador Luiz Roberto Canello, do Departamento de Comunicação da Cotriel, e do Dr Fernando Lucchese, médico cardiologista da Santa Casa, de Porto Alegre. Ambos motivaram, chamaram atenção para a importância da mulher no contexto e da saúde para a felicidade.

"Foi fora de série, ajudei a organizar e vi todas mulheres cooperando. Houve uma mobilização incrível", destacou Miraci Terezinha Toledo dos Santos, de Salto do Jacuí. Ela comemorou o fato de Salto do Jacuí ter marcado presença com 89 mulheres. Outra que viu o encontrão com satisfação foi Neusa Lui, de Alto Alegre. "Foi muito bom, bem organizado, quero agradecer ao presidente Daniel, ao Rosalvo, ao Beto e ao pessoal da Comunicação, pois todas mulheres saíram motivadas", destacou Neusa.

A organização do evento foi muito elogiada, pois uma estrutura especial precisou ser apurada na Associação dos Funcionários da Cotriel para atender a todas presentes ao evento. E o dia transcorreu de forma especial para associadas e mulheres de associados que esperam por mais atividades no futuro.

"Dia da Idéia" é novidade em
Lagoa dos Três Cantos

Toda idéia que gere emprego e renda, crescimento e desenvolvimento ao município de Lagoa dos Três Cantos pode integrar projeto para o "Dia da Idéia". Pessoas com idade mínima de 16 anos, de todo território nacional podem participar do concurso. As idéias devem ser inovadoras para o município e vão obedecer critério de inscrição, cujos projetos passarão por uma comissão julgadora e 15 idéias vão ser selecionadas para serem defendidas pelos seus autores perante a comissão, na reta final do concurso.

Cada participante poderá inscrever duas idéias. A implantação e execução dos projetos advindos das idéias será de exclusividade do município. As cinco melhores idéias terão prêmios, por ordem, em 1º microcomputador; 2º viagem à Serra Gaúcha; 3º aparelho DVD; 4º microondas; 5º celular. As inscrições estarão abertas até dia 19 de novembro e podem ser feitas via correio ou diretamente na Prefeitura Municipal de Lagoa dos Três Cantos. As idéias selecionadas serão conhecidas dia 6 de dezembro. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (54) 392-1184.

O concurso "Dia da Idéia" foi lançado quarta-feira pela Administração Municipal de Lagoa dos Três Cantos mediante presença de autoridades, convidados e imprensa da região. "Todos somos sonhos, idéias e realidade. Vivemos de inspiração", disse o prefeito Edio Schraeder, ao conclamar as pessoas a mobilizarem-se pelo concurso que poderá trazer muita inovação para Lagoa e região. Ele lembrou que Lagoa dos Três Cantos é destaque nacional por causa das idéias desenvolvidas em torno de projetos como das Bandeiras e campanha coletiva de emagrecimento.

Primeiras lavouras de trigo são colhidas

Uma lavoura na localidade de Pontão do Butiá abriu, na segunda-feira, a colheita de trigo no município. A área rendeu 50 sacas por hectare e apresentou um Ph 77. A qualidade um pouco abaixo do esperado para destinação à indústria- de Ph 78, deve-se basicamente a fatores climáticos, uma vez que durante todo o ciclo a cultura enfrentou picos de temperatura e ainda geadas tardias, como foi em 2 de setembro. Logo em seguida, no dia 7 de setembro, os termômetros registraram mais de 35 graus. A observação do engenheiro agrônomo Danilo Luiz Benedetti, aponta ainda a escolha da variedade na hora do plantio como um dos determinantes para o resultado final desta safra de inverno.

Para Benedetti, lavouras vizinhas umas das outras ou mesmo em uma mesma área, poderão ter variações significativas em produtividade. O motivo é o mesmo, a escolha da variedade e, por questões de altitude, ficando com as áreas baixas, em proximidades de rios, os piores desempenhos.

De acordo com vistorias e observações pelo interior, a variação na produtividade deve apresentar de 20 a 30 sacas por hectare em algumas áreas e acima de 50 sacas/ha em outras. "Em áreas em que não forem colhidas acima de 35 sacas/ha, a produtividade não cobrirá os custos da lavoura", explica Danilo, acrescentando que esta safra exigiu mais atenção, aliada ao alto custo dos insumos. Por outro lado, os preços- na quinta-feira, em R$ 19,00, são frustrantes para o produtor.

Programação comemora
Dia da Criança e do Professor

Uma programação especial para o Dia da Criança e Dia do Professor foi desenvolvida no Instituto Dr Ruy Piégas Silveira. Ontem, em seis sessões, pela manhã e tarde, os alunos assistiram a peça "Não passe um dia sem sorrir", com os artistas do Teté Produções Artísticas, do Grupo Cara de Pau, de Ibirubá. A cada nova sessão, facilmente os alunos acomodavam-se no salão que não dispõe de muito espaço, motivo que levou a direção a oferecer a peça em várias sessões, para ninguém ficar de fora. Durante as apresentações risos fáceis das crianças que enfrentaram o calor para ouvir o enredo de humor trazido pelo grupo.

Na noite de ontem, na Escola os professores confraternizaram em um jantar pelo Dia do Professor.

Projeto culmina com viagem

Dentro da programação da Criança e como ponto alto de projeto desenvolvido em sala de aula, alunos da 1ª a 4ª Série participaram de uma viagem a Passo Fundo, onde estiveram na Guarda Municipal de Trânsito, onde funciona uma escolinha de trânsito. Lá receberam orientações práticas de segurança no trânsito com monitoramento de Guardas Municipais, assistiram a palestra educativa e a teatro de fantoches. Além deste local, os alunos visitaram o 3º Regimento de Polícia Coronel Pellegrino, conhecendo o canil e aras do Exército.

Professores aposentados

Na noite de sexta-feira, a Associação dos Professores Aposentados de Espumoso, promoveu seu tradicional jantar anual. O local foi o Clube Aquático onde aconteceu um desfile de época, o que atraiu atenção e levantou muitas recordações.

Na Escola José Clemente Pereira, os professores participaram de um almoço, marcando a data de 15 de outubro.

Artesanato de Natal ensinado a artesãs

Uma solenidade marcou o encerramento do curso de artesanato de Natal, promovido pela Secretaria de Assistência Social. O curso ministrado por Elenita dos Santos, a Tita; Simone Parizoto, Ledir Klein Goelzer e Lorena Lopes teve 40 horas de duração, com aulas semanais no Centro de Geração de Emprego e Renda, sede da Secretaria de Assistência Social.

Os trabalhos artesanais de alta qualidade em acabamento e bom gosto na escolha dos materiais e formas, devem ser vistos pelo público na Semana da Cultura no final do mês e no período do Natal Esperança, a partir de 30 de novembro. A proposta foi do prefeito José Parizzotto, presente na solenidade de entrega de certificados. Em sua fala foi informal e descontraído ao definir que ainda está sob o embalo das eleições, destacando a sensibilidade das mãos habilidosas das mulheres devem reverter em comércio dos belos artesanatos. "São qualidades que só as mulheres tem. Não adianta, o que utilizou 40 horas, nós não faríamos em 40 anos", comparou.

A secretária de Assistência Social, Salete Benedetti Parizotto, disse da importância da participação nos cursos oferecidos, valorizando o espaço e o objetivo do Centro de Geração de Emprego e Renda, que deve ser ampliado, para atender com mais atividades a população. A entrega de certificados aconteceu na quinta-feira, 7 e marca mais uma qualificação, desta vez com foco no Natal de Espumoso.

Indiana de Oliveira é o Broto Estudantil

No último sábado, 9, o Clube União Espumosense foi palco da promoção do Enigma Som que escolheu o Broto Estudantil deste ano. O Instituto Dr Ruy Piégas Silveira teve na passarela as estudantes Flávia Morgan, Indiana de Oliveira e Chaiane Zucheli e o Colégio Cenecista João Batista Rotta foi representado por Thaíse Diehl, Caroline Kehrwald e Sabrina Angheben Parizotto. Foi vencedora do concurso foi Indiana de Oliveira, que ganhou como prêmio uma TV 20".

Debut- A diretoria do Clube União Espumosense mobiliza-se nos preparativos para o tradicional Baile de Debutantes da entidade programado para o dia 12 de novembro próximo. A expectaiva fica por conta da animação da noite que estará a cargo da Banda Inovação.

Clube Aliança- O Clube Aliança de Tapera agendou o Baile de Debutantes para o dia 29 de outubro, com animação do Musical Itamone. A diretoria da entidade finaliza os preparativos para o seu maior evento, reunindo toda a sociedade local e regional numa noite de beleza e encanto

Espumoso
09/10/2004

Cotriel comemora 45 anos com Encontrão de Mulheres

Mais de mil mulheres estão inscritas para participar do 1º Encontrão de Mulheres, que comemora os 45 anos de fundação da Cotriel. O evento será realizado nesta segunda-feira, 11, na sede da Afeco, onde está sendo preparada uma recepção especial às mulheres associadas, ou esposas de associados da Cooperativa.

Na programação, às 8 horas, credenciamento seguido da palavra da Direção da Cotriel; às 9h30min, palestra com o assessor de Comunicação, Luiz Roberto Canello, com o tema "O papel da mulher no Século XXI". Ao meio-dia será servido almoço no local e à tarde, a participação do médico cardiologista, Fernando Lucchese, falando sobre "Qualidade de Vida", às 14h30min. Ainda durante a programação as participantes serão agraciadas com sorteio de vários brindes.

Palestra aberta à comunidade

Como forma de retribuir o apoio recebido da comunidade local e regional, às 20 horas, a palestra do Dr Lucchese, será aberta a população. Será mais uma oportunidade para assistir ao tema "Qualidade de Vida", com o médico que é autor de vários livros voltados a saúde.

Zé e Zelo consagrados nas urnas

O PDT alcançou a reeleição de José Parizzotto e Zelindo Signor Neto por uma enorme diferença de votos em relação a Gerson Machado e José Mari, do PP e PMDB. Foram 1.568 votos e José teve 57,60% dos votos válidos, contra 42,40% de Gerson. "Foi a aprovação da administração que mudou Espumoso", disse José, muito agradecido pelo apoio dos espumosenses.

A votação transcorreu dentro da absoluta normalidade no domingo. O momento cívico e democrático foi aproveitado pelos eleitores para elegerem administradores e legisladores e, no caso de Espumoso, a União Trabalhista, formada pelo PDT/PTB/PT, obteve um resultado que impressionou até candidatos. Na Câmara elegeu cinco vereadores, enquanto a União Democrática Progressista elegeu quatro nomes.

O anúncio do resultado das duas primeiras urnas pela Rádio Planetário abriu a festa dos pedetistas e coligados. O resultado final foi muito além do imaginado pela UT. "A presença fez a diferença e os espumosenses entenderam assim", avalia o prefeito reeleito que vai para o terceiro mandato a partir de janeiro. José Parizzotto também foi prefeito de 1989 a 1992. Ele pretende manter o programa de investimentos na cidade com asfaltamentos, além de atenção ao interior e continuação das obras sociais que elevam a auto-estima.

Festa memorável

Para os pedetistas mais uma festa memorável na tarde/noite de domingo. A carreata da vitória iniciou ao entardecer e a festa prolongou-se até altas horas no centro da cidade. A emoção de José Parizzotto e Zelindo Signor Neto foi compartilhada em família e com o povo. "Tivemos o trabalho reconhecido e vamos continuar ações para melhorar nosso município", avalia Zelo.

A obtenção da maioria na Câmara também foi conseqüência da mobilização da UT na campanha.

ESPUMOSO - 39 SESSÕES

Eleitores 11.847

Comparecimento 10.668 90,05%

PREFEITO

NOME PARTIDO/COLIGAÇÃO VOTOS %

JOSÉ PARIZZOTTO PDT/PTB/PT 5.943 57,60%

GERSON MACHADO PP/PMDB 4.375 42,40%

Total de votos válidos 10.318 96,72%

Brancos 167 1,57%

Nulos 183 1,72%

VEREADORES

VAGNER - GATÃO(eleito) PDT 928 8,91%

JOAO ODIL HAAS (eleito) PP 737 7,08%

IOPP (eleito) PT 694 6,66%

ATILA JOSE MACALOS (eleito) PDT 612 5,88%

JOAO ROCH FERREIRA (eleito) PDT 572 5,49%

JOAO RICARDO (eleito) PP 566 5,43%

LUIZ C. TRAMONTINI(eleito) PTB 530 5,09%

JORGE RANZI PDT 526 5,05%

DIOGO MISSIO XUXA(eleito) PP 508 4,88%

CARLOS DE BRUM PDT 503 4,83%

MAURO MORAES - VINAGRE PDT 424 4,07%

BETO COMIN (eleito) PP 403 3,87%

PASTOR TAVARES PDT 359 3,45%

TANIA DIEHL PMDB 339 3,25%

PROF MARLO PT 287 2,76%

AVELINO SOLETTI PP 279 2,68%

PROFESSOR IVANIR PP 239 2,29%

LEONOIR DE LORENA PMDB 223 2,14%

ROBERTO OLIVEIRA PP 176 1,69%

JOSE ANGELO CAVALI PDT 170 1,63%

MILTON ESTEVES PP 164 1,57%

ZE PINTO PP 162 1,56%

ADROALDO P. BARBOSA PDT 143 1,37%

CAIPORA PP 138 1,33%

LUCIR AMARANTE PMDB 74 0,71%

SELVIRA MARCONDES PDT 37 0,36%

Total de votos nominais 9.793 94,03%

Total de votos na legenda 622 5,97%

Total de votos válidos 10.415 97,63%

Brancos 153 1,43%

Nulos 100 0,94%

Pais são dferentes dos filhos

Em mais uma edição de sucesso, a comemoração do aniversário do Grupo Reviver Amor Exigente de Espumoso reuniu um público que lotou o CTG Sinuelo das Coxilhas. O objetivo do Grupo- levar conscientização a pais, professores e jovens sobre os princípios do Amor Exigente, festejando mais um ano de ações preventivas às drogas com palestra à comunidade, foi marcada pelo maior público registrado em eventos desse gênero.

Pais, mães, educadores, autoridades, representantes de entidades, pararam para assistir a mensagem de valorização da vida, trazida pelo presidente da Federação Brasileira de Amor Exigente, Neube José Brigadão e a coordenadora do Grupo Amor Exigente de Santo Amaro-São Paulo, Vera Correa Fullen. Numa palestra interativa com o público e entre os palestrantes, alternando as falas, reflexões para a necessidade dos pais saberem do seu papel.

Os palestrantes defenderam que cada um, especialmente os pais, devem conservar sentimentos e valores pessoais de auto-estima. "Agradar a si próprio antes de buscar agradar aos outros atendendo ao que imaginamos que os outros querem, assim, vamos criando máscaras para agradar a cada um que nos rodeia e acabamos não sendo nós mesmos". O palestrante questionou: "Para que você vive? Qual o significado de sua vida? Quando descobrir será feliz e morrerá feliz".- Precisamos ser o que somos: gente... que é diferente de vaca, que é diferente de rã (referindo-se a metáfora da rã que queria ser vaca e acabou explodindo). Em outro ponto: "Pais e professores pensam que educam, mas isso não ocorre. Cada um se educa". Sobre a geração de pais que deram tudo aos filhos, Vera Fullen foi enfática ao defender que "pais são diferentes de filhos e não devem ter a noção errada de prover tudo o que os filhos pedem. Os filhos precisam saber que os pais têm limites financeiros, emocionais, de trabalho. Isso fará bem aos filhos".

O Grupo recolheu alimentos para serem doados a entidades carentes.

Sindicato Rural de Espumoso
é pioneiro na Casa Rural

O Sindicato Rural de Espumoso é um dos pioneiros na implantação da Casa Rural, o Centro do Agronegócio no Rio Grande do Sul. A primeira operação concretizou-se esta semana com a aquisição de uma carga de sal, via virtual. Além da entidade local, os Sindicatos de Tupanciretã e Rosário do Sul já estão integrados à Casa Rural, uma entidade sem fins lucrativos, que nasce apoiada por Farsul e Sindicatos com o objetivo de atender demandas do produtor rural.

A Casa Rural vai estimular o agronegócio, sendo um canal para o produtor encontrar parceiros para adquirir produtos ou serviços, aproximando a fonte ao consumidor. O processo prevê a unificação de sindicatos na formação de uma rede que terá na Casa Rural um meio para comercialização, com condição melhorada para negociação. Assim vai cumprir a meta de redução de custo para agregar renda ao produtor, além de incorporar tecnologia e identificar produtos do próprio produtor rural.

O funcionamento será simples, a conexão via internet do Sindicato Rural com a Casa. O produtor vai até a sua entidade e busca a informação, ou coloca seu negócio à disposição. "Vamos congregar família de produtores, oferecendo mais um importante serviço", resume Luiz Camargo, presidente do Sindicato Rural de Espumoso, ao anunciar o primeiro negócio pela Casa Rural na quinta-feira. Ele recebeu a visita de Alexandre Sperotto, Eduardo Silva e Vicente Muguerza, consultores da Casa Rural.

A Casa Rural tem sede em Porto Alegre e na primeira etapa atende com negociações em torno de insumos e serviços. Na etapa seguinte vai atender a demanda, ou seja, produtos dos produtores associados. O Sindicato Rural vai ser transformado em centro de conveniência ao produtor. O projeto começou a ser desenhado em abril de 2001 e foi concretizado em setembro de 2003, sendo posto em prática oficialmente a partir de agora.

Semana da Cultura vem aí

De 18 a 23 de outubro, mais uma edição da Semana da Cultura de Espumoso. No dia 22 acontece o Festival Estudantil e Festival Regional da Canção. As inscrições estão abertas até 14 de outubro. No dia 23 de outubro, haverá um recital de flauta e apresentação do Grupo Raça, de Soledade, em frente ao Rotta Hotel, às 19h30min. A programação está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Espumoso, através do Departamento de Cultura.

Espumoso
25/09/2004

Exapiec, o encontro de
expositores e consumidores

O trabalho de quase um ano chegou ao seu ponto alto com quatro dias de exposição-feira, no Parque Armídio Bertani, de 17 a 20 de setembro. A 18ª Exapiec foi sucesso em público que visitou os pavilhões da indústria e comércio, dos pequenos animais, dos animais de grande porte e na área externa, lotada por empresas do ramo agropecuário.

O evento organizado pela Acise- Associação Comercial, Industrial e de Serviços e Prefeitura Municipal de Espumoso abriu na sexta-feira, 17 e seguiu no final de semana ensolarado, encerrando com um dia de muita chuva, mas com significativa visitação. Com vários atrativos, desde confecções, móveis, informática, calçados a artesanatos, distribuídos em 58 estandes de expositores de Espumoso e de diversas cidades do Estado.

Na recepção a comissão organizadora, as recepcionistas, a Rainha do Município, Taís Cristine Formighieri e as princesas Laís Niederauer e Camila Doebber. A diretora de Cultura do Município, Simone Lara Parizoto esteve à frente dos trabalhos juntamente com o presidente da Acise, Fábio Pastório. Entre os organizadores, empresários e profissionais que prestaram trabalho voluntário somando para o destaque que o evento alcançou, despontando a cada edição como uma das principais mostras da região.

A empresária Marisa Baruffaldi, da Michele Móveis, disse que o objetivo foi mostrar as novas tendências em móveis, o que foi alcançado, com muitas visitas ao estande que mostrou móveis em cores que representam energia, apostando no vermelho. Do setor de confecções em couro, Jandira Lima de Oliveira, da Entre Couros destacou como importante a participação, que já é uma tradição da empresa, para mostrar os produtos.

Fábio Pastório, considerou o evento como positivo em todos os aspectos, com vendas significativas. "Maquinários, carros, equipamentos foram vendidos, o que demonstra a receptividade do público à Exapiec". Simone Parizoto acredita que esta exposição-feira ficará marcada pela qualidade nas estruturas montadas pelos expositores, o que dá uma imagem de grande evento para a Exapiec, a qualidade nos produtos, a normalidade em todos os aspectos, pois nenhuma ocorrência ou incidente foram registrados. "Tudo ocorreu na mais perfeita ordem, o que é muito positivo. Em outro ponto, Simone diz que "os comentários satisfatórios dos expositores com significado não somente para a venda, mas para a vitrine que a feira representa, são importantes".

Cursos inovam programação

A realização de cursos destinados a um público específico de produtores, foi um diferencial durante a Exapiec. No estande da Emater, atenção total para o aproveitamento de peixes, com três oficinas diárias que ensinou a processar e obter o maior aproveitamento de peixes. Além da demonstração os assistentes participavam de degustação. Além dos filés feitos diante da platéia, receitas de patês à base de peixes foram atrativos. Andréia Dal Molin, extensionista da Emater, disse que o trabalho teve alta receptividade com participação expressiva de assistentes em todas as demonstrações. "A Emater buscou oportunizar a todos, especialmente a quem produz peixes, o correto processamento para que o produto tenha mais qualidade e seja melhor ao paladar".

No pavilhão, o trabalho da Associação Gaúcha de Criadores de Avestruzes, mostrou procedimentos na criação e as tendências de mercado de avestruzes. Através da Agropecuária Janaína, de Ireneu Orth e Filhos, duas aves estiveram entre os animais mais apreciados pelos visitantes no Parque de Exposições.

Outro curso deu-se pelo Programa Profruta, que promoveu a degustação de vinhos, oportunizando aos participantes conhecimento sobre safras, qualidade e teor de vários tipos de vinhos.

Shows atraem maior público

Quatro atrações artísticas que levaram milhares de pessoas ao Parque de Exposições Armídio Bertani, diante do palco dos shows. Desde a sexta-feira, com a apresentação de Osvaldir e Carlos Magrão, a programação de shows, patrocinados pelo Poder Público, com acesso livre, foram a parte festiva do evento. No sábado, a Banda Nick Lera antecedeu a subida ao palco da Banda Acústicos e Valvulados, com repertório dirigido aos jovens. No domingo, Peralta e o Show da Criança lotou o gramado com a presença de pais e crianças para assistirem aos personagens infantis que interagiram com a platéia em diversas brincadeiras. À noite, show para a gauchada, outro público, mais um show. Marenco foi atração nativista pura dentro da Semana Farroupilha, evento que aconteceu integrado à Exapiec 2004, neste ano antecipada da data tradicional, de outubro.

Rainha e Princesas

A Rainha da Exapiec e do Município Thaís Formighieri e as princesas Camila Doeber e Laís Niederauer, foram simpatia por completo nos quatro dias. Juventude e beleza a serviço da Organização da Exapiec. Juntamente com as recepcionistas, marcaram a grande festa com muito brilho, charme e elegância.

Sessão de autógrafos

No estande da livraria Livros e Letras, sessões de autógrafos reuniram escritores espumo-senses com o público leitor. Esta foi a primeira oportunidade do autor do livro "O Minhocão do Jacuí e o Monge Barbudo", Cesar Augusto Pierezan, mostrar sua obra diretamente aos leitores. Cesar disse estar realizado com a venda do livro, procurado especialmente por crianças e pessoas da terceira idade, de Espumoso e de outras cidades, interessadas na lenda do minhocão do Jacuí.

Outro autor presente foi Gabriel Colle, que autografou a segunda edição do livro "Aprenda a falar em público com eficácia". Engenheiro Agrônomo, Gabriel sempre buscou aperfeiçoamento na área de treinamentos e cursos, especialmente de oratória.

Setor agrícola teve o maior destaque

Durante quatro dias, na Exapiec 2004, realizada de 17 a 20 de setembro, uma mostra do potencial agrícola da região foi apresentado por conta das empresas de maquinários e insumos. Com alto padrão de apresentação em toldos, estandes ocuparam a área externa do Parque de Exposições, para onde agricultores e pecuaristas direcionaram maior atenção. Desde produtos de uso diário aos mais modernos equipamentos, ao nível dos mostrados na Expointer, de Esteio no início do mês, e Expodireto de Não-Me-Toque, a Exapiec firma-se como uma opção de informação e conhecimento para o setor agropecuário e um nome de respaldo entre fabricantes e empresas revendedoras.

Para o expositor Ilário Kleber, da empresa Gheno e Kleber, esta foi a maior mostra de produtos, mas o momento agrícola não foi favorável, resultados em reduzidos negócios.

O gerente da filial Agrofel de Espumoso, Júlio Cesar Sebben considera que os baixos preços pagos pela soja- nessa semana, em R$ 33,60- o principal indicador para que o produtor não adquirisse equipamentos, já que a economia do setor está atrelada ao mercado da soja, mas avaliou como positiva a feira, com estande da empresa muito visitado por público de toda a região. "Esta é uma feira importante, para mostrar lançamentos em vista de vendas futuras". Entre seus atrativos a Agrofel mostrou o lançamento da Expodireto 2004, uma colheitadeira TC 59 "Todo Terreno", auto-nivelante, que tem peneira auto-nivelante, com plataforma de 23 pés.

Danilo Benedetti, da Agrobenedetti, mostrou-se satisfeito já que é a primeira vez que a empresa expõe na Exapiec e obteve alta receptividade do público regional, com bons negócios. No estande, atenções para o pulverizador Barrudinho, da Montana. O equipamento tem 25 metros de barra de aplicação totalmente automatizado. Danilo explica que este é o mais moderno pulverizador automecanizado do mercado.

Pecuária de corte, uma mostra do potencial genético

A exposição de touros de várias raças levados ao Parque de Exposições por criadores de Espumoso e de outros municípios do Estado, deu uma mostra do potencial genético. De Espumoso, touros das raças Brahma e Ereford, do criador Amarci Comin, de Espumoso; de Ibirapuitã, de André da Rocha e Nova Prata, as raças Limousin; e de Ibirapuitã, a raça Devon somaram 30 exemplares. Apesar do alto valor genético dos animais, os negócios ficaram abaixo das expectativas dos organizadores e dos produtores. O motivo é a recessão enfrentada pelo setor pecuário nos últimos cinco anos, em que os preços estagnaram, desestimulando a atividade, segundo defende Carlos Alberto Angheben, que trabalha na organização desta mostra em todas as 18 feiras já realizadas. Na Exposição a venda de apenas quatro touros, que estiveram com preços acessíveis para o comprador, em torno de R$ 2.000,00, tendo exemplares de até R$ 2.800,00.

Gado leiteiro

Não foi com objetivo de venda, mas de mostrar o melhoramento genético nas propriedades que 50 terneiras e novilhas, de 19 produtores que integram a bacia leiteira da Cotriel estiveram expostas. Para o médico veterinário Léo Cesar Nicolini, que acompanhou a mostra, a participação foi altamente positiva, uma vez que a circulação de visitantes foi intensa, com questionamentos sobre procedimentos, sêmen, dieta, que resultam na qualidade apresentada.

Caprinos em evidência

Além dos touros, produtores puderam ver e adquirir ovinos, da propriedade de Layres Josué Fiuza, em Espumoso, ao valor de R$ 350,00. Os caprinos da Associação de Caprinocultores do Alto Jacuí, com destaque para as raças Angulo-Nubeano e Boer e às cabanhas Mangueirão, de Jaqueline Alexius Vecchi, na Vila Paz- Tapera que mostrou caprinos com prêmios na Expointer; Cabanha São Pedro, de Renato Steffenon, da Linha Boligórnia-Espumoso e São Francisco, de Álvaro Corazza, em Victor Graeff. O criador Renato Steffenon avaliou positivamente a participação dos criadores na Exposição, que somou 50 exemplares, pois vários contatos com criadores e compradores serviram para mostrar a alta qualidade dos caprinos.

Pequenos animais, sucesso entre crianças

No pavilhão dos pequenos animais, a presença insistente das crianças mostrou a afinidade deste público com os bichos. Peixes de aquário, coelhos, cães, gatos, pássaros de diversas espécies, fizeram a alegria da garotada e a satisfação dos expositores, que realizaram boas vendas. Mas não foram somente as crianças que frequentaram esta feira. Animais domésticos estiveram expostos, com especial destaque para as aves, despertando a curiosidade de muitos visitantes que revezaram-se na aproximação às gaiolas, a fim de ver de perto cada animal.

Pioneirismo da raça Boer no RS

Com 10 anos de atividade com a caprinocultura, a Cabanha Mangueirão, com duas propriedades em Tapera, entre elas uma na Vila Paz, foi sensação da Raça Boer, na 18ª Exapiec e trouxe os maiores prêmios da Expointer 2004, realizada em Esteio, na primeira semana de setembro.

A iniciativa de Ervino Alexius, a partir da necessidade de fazer uma dieta alimentar, acabou despertando o gosto pela criação de cabras e em 2004, a família Alexius tem nome reconhecido na atividade em todo o Brasil, quando o assunto é qualidade genética em caprinos. Com 600 animais mestiços e 120 de raça pura nos criatórios, convites para participação nas mais importantes feiras do país têm levado à valorização de exemplares.

Desde 1999, a Cabanha introduziu a Raça Boer, vinda da Alemanha, sendo pioneira nesta raça no Rio Grande do Sul, na época com o bode Mandela, que foi o grande campeão da Expointer. Em 2004, o bode "Estribo do Mangueirão", conquistou a roseta de Grande Campeão da Raça Boer na Expointer, sendo avaliado em R$ 30 mil. Estribo é reprodutor que completa dois anos no dia 28 de setembro. Outro animal, com 11 meses, o bode "Surungo do Mangueirão", foi o Reservado Grande Campeão.

A partir deste final de semana, os animais estarão sendo mostrados na Fenatrigo, em Cruz Alta e, para março de 2005, deverão ser presença, pela segunda vez, em São Paulo, onde acontecerá a FEINCO- Feira Internacional de Caprinos e Ovinos. Na primeira edição, em março passado, os caprinos foram destaque na edição que foi um projeto piloto, a Capriovi, em São Paulo-Capital, onde criadores de todo o Brasil expuseram plantéis. "Aquela exposição foi uma grande vitrine para a Cabanha Mangueirão, que agora recebe compradores de todo Brasil. Este é o resultado de muita dedicação, paciência e investimentos, como qualquer outra atividade", analisa a médica veterinária Jaqueline Alexius Vecchi.

A criação de caprinos dos Alexius comercializa matrizes, reprodutores, carne, couro e até o esterco. O leite produzido é utilizado para consumo próprio.

As propostas dos candidatos à Prefeitura de Espumoso

O médico pediatra Gerson Lopes Rodrigues Machado, 55 anos, do Partido Progressista, é o candidato a prefeito pela UDP - União Democrática Progressista - formada pelo PP e PMDB. Seu vice é o vereador José Edemar Mari, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Gerson já concorreu a prefeito em outras duas oportunidades, sendo eleito em 1992 e foi candidato a vice na eleição de 2000. José Edemar Mari foi candidato a vereador e elegeu-se em 2000 e agora forma a chapa majoritária na coligação.

Gerson Machado diz que a campanha eleitoral transcorreu de forma tranqüila e assim espera até que passe a eleição. "Temos procurado levar à população nossas idéias e principais diretrizes", resume. A UDP realizou encontros nas comunidades do interior e Bairros da cidade.

As propostas para administrar

O candidato a prefeito pela UDP resume em três pontos a proposta de administração para Espumoso. São eles: saúde, educação e geração de empregos. Gerson Machado explica que, afora esses, todos os demais são importantes, mas vê primordial alavancar forças nessas áreas para que as outras também funcionem.

"No tocante à saúde, na minha concepção profissional, a saúde pública de Espumoso deixa muito a desejar. Quando fui prefeito de 1993 a 1996, realizamos 79 mil consultas médicas. Se a atual administração manter ritmo totalizará 50 mil. É pouco", resume. Gerson defende mais profissionais para atender e quer um consórcio intermunicipal de saúde para ser ampliado o acesso a diferentes especialidades. Uma equipe do Programa de Saúde Familiar deve ser formada.

Quanto à educação, valorização e incentivo ao magistério, acesso à internet para os estudantes do município e a criação de um Fundo Municipal de Educação para financiar alunos carentes que entram na faculdade.

A geração de emprego e renda tem vários pontos definidos. A proposta de criação de uma incubadora para pequenas empresas visa estimular novos negócios, assim como a busca de capacitação de mão-de-obra via Senai e Senar virá dar qualidade ao resultado. O projeto Menor Aprendiz, criado na administração 93/96, seguirá estimulando o jovem para o mercado de trabalho.

Para os empresários, a certeza de que não haverá nenhuma nova taxa ou imposto. "Quero reeditar a lei que estimulou a construção civil na minha outra administração, isentando novas obras de taxas e do IPTU", revela Gerson. Ele ainda pretende retomar a lei de incentivo às melhorias de imóveis, concedendo descontos no IPTU para quem melhorar casa ou prédio, adquirindo produtos e serviços na cidade.

A cidade

A questão de asfaltamentos é vista com bons olhos por Gerson Machado. Ele entende que projetos novos serão definidos no seu governo. Afora isso, pretende tornar a cidade mais limpa. "Quando fui prefeito, vinham elogios públicos por causa da limpeza da cidade. Hoje acho nossa cidade suja, vou trabalha para mudar isso".

Melhorias no saneamento básico e projetos em defesa do Arroio Tigreiro e Rio Jacuí estão nas propostas do candidato. Outro enfoque é a ligação do pavimento na Rua da AABB até a Pedro Bambini, fechando anel viário da cidade.

Interior

Para as estradas a promessa de atenção permanente a aos distritos serão feitos investimentos com calçamento de ruas centrais. Esse tipo de pavimentação vai estimular o trabalho em pedreiras e dar emprego a muitas pessoas.

Considerações finais

"Espumoso vive hoje a possibilidade de ver uma outra alternativa no jeito de se fazer a política municipal. Sinto que o atual grupo da administração usa métodos nocivos à sociedade, como perseguições. Quero governar com democracia, coerência e humildade. Os espumosenses tem no voto o poder para escolher. Nossa proposta foi lançada, divulgada, discutida. Agora é só dar o aval com o voto. Contamos com o apoio para mudar, no voto", conclui Gerson Machado.

O comício de encerramento da campanha será dia 30, quinta-feira, no centro da cidade.

José Parizzotto, 55 anos, advogado, do Partido Democrático Trabalhista, concorre à reeleição pela União Trabalhista, que tem coligados PDT, PTB e PT. Seu vice é o atual vice-prefeito, que também segue na chapa majoritária à reeleição, Zelindo Signor Neto. Parizzotto já foi prefeito de Espumoso de 1989 a 1992 e concorreu novamente em 2000, quando foi eleito pela segunda vez. Zelindo, por sua vez, teve a primeira experiência política em 2000 e segue na parceria com José Parizzotto.

Em relação à campanha eleitoral, o candidato José Parizzotto observa que procurou mostrar resultado do trabalho da administração, percorrendo todas as comunidades do interior e Bairros da cidade. A apresentação de um data show com as realizações da administração e a distribuição de um jornal com 32 páginas são as ferramentas que incrementam os discursos. O próprio candidato diz que assim "mostra o resultado de um projeto que pretende continuar na prefeitura".

As propostas de governo

"Trabalhar a pessoa, fazer saúde preventiva, oferecer assistência social, manter grupos de trabalho, estimular cultura, fazer da educação um processo integrado família-escola, e seguir o estímulo aos eventos que mudaram a vida da cidade", observa Parizzotto ao falar das metas de ações propostas.

Trazer cursos profissionalizantes em parceria com Associação Comercial, construir dois pavilhões no Distrito Industrial para ceder a empresas para empregar mão-de-obra são propostas para gerar emprego e renda.

Aquisição de uma área de terra para idealizar núcleo habitacional em parceria com Estado e União é meta na habitação.

Na educação José Parizzotto promete dar continuidade ao transporte escolar gratuito e subsídio para transporte de universitários.

A área da segurança terá mais três pontos de monitoramento eletrônico - ruas Pedro Bambini esquina Fernando Ferrari; Avenida Osvaldo Júlio Werlang com a Duque de Caxias e com a Fernando Ferrari.

Na administração a proposta maior visa reforma administrativa para recuperação salarial dentro do possível, além do pagamento em dia do funcionalismo e fornecedores.

A cultura terá a continuidade de eventos e a conclusão da Casa de Cultura é uma prioridade. Já no esporte edificação de praças esportivas nos Bairros e manutenção de programação esportiva para todas modalidades possíveis.

Cobertura para a quadra da Escola Emílio Henrique Schmitt.

O plantão hospitalar será mantido. Será buscada parceria para implantação de um centro de recuperação e dependentes químicos.

Para a agricultura, continuidade ao RS Rural em parceria com o Estado, dando prioridade às comunidades de Imaculada Conceição, Linha Borão, Dom João Becker e Linha Mendes. Continuação do programa "Nenhuma casa sem luz" e projeto para "água potável a todos’.

Cidade

Asfaltamento das Ruas Duque de Caxias até o Parque; Pedro Bambini; Presidente Vargas e Vila Arroio, cuja obra terá inclusive o passeio público.

Realização do projeto de remodelação da Avenida Osvaldo Júlio Werlang, em frente à Cotriel.

Continuidade das redes de esgoto cloacal na cidade em contrato Corsan/Prefeitura.

Interior

Asfaltamento na localidade do Depósito.

Manutenção da política atual de trabalho na malha viária, buscando avançar ainda mais na qualidade das estradas, que já são diferencial na região.

Considerações

José Parizzotto frisa que quer governar Espumoso por mais quatro anos para dar seqüência às ações que mudaram o rumo do município. Estimular o desenvolvimento com investimentos em áreas essenciais e seguir o trabalho para os espumosenses permanecerem com a auto-estima elevada.

O encerramento da campanha com comício será na Vila Brasil, dia 30.

Bancos em greve, população sofre

Funcionários das agências bancárias de Espumoso aderiram a greve da categoria, na terça-feira, 21. Os bancários reivindicam 25% de reajuste salarial, enquanto a Fenaban oferece 8,5%. Funcionários do Banco do Brasil, Caixa Federal e Banrisul paralisaram. Na quinta-feira o Banrisul voltou a funcinar, sendo que até ontem BB e Caixa continuavam em greve.Durante a semana, apenas os gerentes prestaram expediente. Apesar da paralisação, os serviços de auto-atendimento funcionaram. A greve foi deflagrada no Brasil, na sexta-feira, 17, abrangendo profissionais de bancos públicos e privados.

E quem passou a ter dor de cabeça com a greve foram os usuários do sistema bancário. Impedidos de depositar e com cheques na rua, clientes somam prejuízos.

Preso ao dar golpe do ambiente

Na quarta-feira, foi autuado em flagrante, Carlos Alberto de Ávila, 28, quando tentava extorquir R$ 2 mil do empresário do ramo de madeira, Enio Botega. O golpe aplicado há mais de seis meses consistia em abordagem sobre qualquer pretensa irregularidade, delegado ambiental. Em nome de uma suposta associação ambiental, inclusive com distintivo em um uniforme preto, e sob argumento de fiscalização, exigia dinheiro das vítimas. Na Delegacia de Polícia de Espumoso, para onde foi encaminhado após a prisão efetuada pela Patram- Polícia Ambiental, o estelionatário tinha consigo o que chamava de doações de R$ 800,00 e R$ 500,00, mas a extorsão auferia valores bem maiores. Ávila foi levado ao presídio Estadual de Espumoso. A Polícia também investiga a origem da associação referida no caso.

Querência do Butiá fez seu 2º Rodeio

Com a presença de 65 duplas de laçadores, o 2º Rodeio Crioulo do CTG Querência do Butiá foi realizado no último sábado e domingo, na pista de laçação do Luizinho Lupatini, próximo à cidade, às margens da VRS 317. O Centro de Tradições Gaúchas fez o primeiro rodeio da temporada pela 14ª Região Tradicionalista, embora não valendo contagem de pontos.

O patrão da entidade, Rudinei Beckel, faz um agradecimento especial às empresas que deram apoio à programação. "O evento foi possível com o apoio de diversos empresários", disse, agradecendo pelo estímulo ao tradicionalismo. O próximo rodeio já está marcado para setembro de 2005.

Turista encantada com passeio a Buenos Aires

"Um passeio espetacular". Assim definiu Elma Haas em seu "relatório" de viagem de 17 a 21 últimos. O destino, Buenos Aires, Argentina, viagem esta proporcionada por uma iniciativa da Folha Espumosense e Gute Reise - viagens e turismo. Elma foi uma das inúmeras pessoas que participou da promoção que resumiu-se no preenchimento de um cupom - editado por duas vezes em agosto passado - que foi entregue na Gute Reise, onde aconteceu o sorteio do pacote turístico. A leitora da Folha foi despertada pela promoção, preencheu cupons e acabou sendo a contemplada com a viagem.

A saída de Espumoso foi às 18 horas da sexta-feira, com chegada à Capital da Argentina às 13 horas do sábado. City tour pelos principais pontos turísticos como a Praça de Maio, Casa Rosada, Catedral Metropoliatana, Avenida 9 de Julho - a mais larga do mundo com 24 vias, dentre outros, foi um dos entretenimentos. O grupo da excursão organziada pela Gute Reise ainda marcou presença em um cassino e teatro, acompanhando um show de tango.

O grupo retornou de viagem na manhã de terça-feira e à tarde a premiada viajante esteve na redação da Folha para agradecer pelo inesquecível passeio, quando lembrou que viagem é cultura. Ela faz questão de deixar registrado que turismo é importante para a pessoa e dá a dica para que todos façam um esforço e busquem conhecer outros lugares, pois isso "enriquece a mente e faz bem para a cabeça", como define Elma.

O recado

"Quero dizer meu muito obrigado por essa brilhante idéia da Folha de promover esse sorteio junto com a Gute Reise. E entre tantas pessoas eu ser a escolhida e ainda ser tão bem tratada. Não faltou gentileza para todos que viajaram e, certamente, outros que viajarão pela empresa sentirão a mesma alegria como eu senti. Parabéns Folha Espumosense e Gute Reise. Meu muito obrigado!" - Elma Haas.

Espumoso
11/09/2004

Os custos que aguardam as próximas administrações

Uma pesquisa nas Secretarias de Fazenda de departamentos de pessoal dos municípios da região de atuação da Folha Espumosense, dá uma idéia do que cada prefeito eleito em 3 de outubro, irá encontrar a partir da posse em 1º de janeiro de 2005. Se a Lei de Responsabilidade Fiscal foi o chavão das administrações que estão encerrando gestões, as arrecadações e os gastos seguirão como foco e preocupação para os administradores. Administrar receitas e despesas dentro da legalidade, fazendo com que as cidades não estagnem crescimento, assegurando garantias mínimas, e ainda, planejar e executar obras e serviços, será um desafio para o candidato, depois do pleito municipal.

Alto Alegre- O Município de Alto Alegre tem 100 funcionários públicos, que ocupam uma folha de pagamento de R$ 110 mil , ou 39% da arrecadação municipal que em agosto ficou em R$ 315 mil. O menor vencimento é de R$ 350,00 e o maior, de R$ 9 mil. O prefeito recebe R$ 3.102,58 e em 2005 R$ 4.500,00. A população é de 2.137 habitantes, sendo destes, 1.539 eleitores.

Campos Borges- O Município tem 187 funcionários públicos que dividem uma folha de R$ 128.490,90, ou 35% da arrecadação, em agosto de R$ 396.166,48. Quem ganha menos recebe R$ 290,81 e o maior é de R$ 2.285,04. O prefeito recebe R$ 3.054,67 e para 2005, será de R$ 4.500,00. São 3.789 habitantes e 2.602 eleitores.

Espumoso- A arrecadação média do Município de Espumoso é de R$ 1.068 mil. A folha de pagamento do Executivo em agosto foi de R$ 370.332,65 com todos os encargos, o equivalente 35,89% da arrecadação. Entre os funcionários públicos 441 são ativos, o menor vencimento é de R$ 260,00 e o maior de R$ 3.630,00 e 101 são inativos O prefeito recebe R$ 4 mil e a partir de 1º de janeiro de 2005, o subsídio será de R$ 8 mil. De acordo com o IBGE, a população é de 16.185, sendo 11.847 eleitores.

Jacuizinho- O Município tem 133 funcionários públicos e cargos, que ocupam um total de R$ 102.666,45 em folha de pagamento. O maior vencimento é de R$ 3.168,00 e o menor de R$ 285,12. A arrecadação de agosto foi de R$ 323.777,64. Jacuizinho tem, segundo os dados disponíveis do IBGE, 2.361 habitantes e, de acordo com o Cartório Eleitoral, 2.111 eleitores.

Salto do Jacuí - A Administração Municipal não informou números solicitados esta semana, alegando necessidade de tempo para levantamento.

É lei: materiais radioativos devem ser recolhidos

A partir de um projeto de alunos do Ensino Fundamental do Colégio Cenecista João Batista Rotta, no ano passado, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e o Executivo transformou em lei, a coleta de materiais radioativos em locais de circulação pública, como empresas e repartições, onde o lixo radioativo, como baterias e pilhas, possam ser recolhidos para terem destinação correta.

Na época, o trabalho dos alunos integrou projeto escolar pela preservação ambiental promovido dentro do currículo da disciplina de Ciências Físicas e Biológicas, sob a coordenação da professora Clarice Maria Mazutti. A turma foi dividida em grupos que escolheram sub-temas para pesquisar e por em prática. O trabalho dos alunos Marina Antonini Koenig, 11 anos, e Henrique Kleber, 12, alcançou repercussão quando as crianças visitaram o comércio e residências recolhendo pilhas, somando um volume considerável. Os alunos também fizeram um levantamento dos danos causados por este tipo de lixo à natureza, sugerindo uma solução simples e objetiva para resolver o problema, a instalação de caixas de coleta.

O projeto foi levado ao Poder Executivo que assinou o Projeto de Lei 059/2003 dispondo sobre o recolhimento seletivo de materiais radioativos inservíveis. Levado à apreciação da Câmara de Vereadores, o projeto obteve aprovação unânime, com várias manifestações de elogios à participação dos alunos e demonstração de preocupação com a questão ambiental. A regulamentação deu-se através de decreto.

Com a instalação das caixas coletoras, a expectativa é que todos participem entregando os materiais que representam risco à saúde e ao ambiente.

Pedestres suicidas à solta no perigoso cruzamento

Já é perigoso passar pela faixa de segurança por causa dos abusos de muitos motoristas, imagina a travessia de seis pistas em uma só vez em um cruzamento. Um verdadeiro atentado à vida. Isso não é filme, é acontecimento diário no cruzamento das Avenidas Ângelo Macalós e Fernando Ferrari. Pedestres,verdadeiros suicidas, são flagrados.

O local é um dos mais movimentados da cidade e a Secretaria de Obras inclusive instalou estruturas para fechar as esquinas e assim mostrar aos pedestres o caminho das faixas de segurança. Contudo, muitos optam por caminhar sem direção, e o perigo é constante.

Mas esse cruzamento não é o único com problemas. A educação e conscientização de pedestres e motoristas ainda é pequena para o crescente número de veículos e pessoas nas ruas. Muitos motoristas não páram ao ver pedestre na faixa e isso também é visto rotineiramente na cidade.

Sete de Setembro sob muito calor

Sob sol e um calor beirando os 40 graus, o Desfile pela Pátria chegou aos 10 anos ininterruptos no município. Com a exibição da Banda Dr Ruy Piégas Silveira, foi aberta a passagem para escolas e entidades, que desceram a avenida Angelo Macalós. Em faixas, cartazes e fantasias, o trabalho das escolas foi evidenciado e mostrado para toda comunidade, que compareceu maciçamente, disputando a sombra das poucas árvores. No discurso de abertura, a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Roseli Eliane Schmitz chamou a atenção ao papel de cada cidadão para melhorar a nação, que completa 182 ambos de sua independência de Portugal, mas que segue com outras dependências, o que pode servir de motivo para o trabalho e às ações individuais e coletivas pelo seu desenvolvimento.

A cada escola que passava pela Avenida, uma mostra da criatividade que foi o próprio retrato do trabalho realizado por alunos e professores, em cada educandário. Nesta edição, os protestos ficaram por conta da preocupação ambiental, especialmente com a água, de pedidos de paz, conquista da cidadania, direitos e deveres, esportes, amor e respeito às crianças, importância da família, valor do idoso, a arte da dança. Ao avaliar mais este evento, Roseli Schmitz disse que além do patriotismo, foi uma oportunidade de cada escola apresentar ao público o que é feito em educação, destacando como significativa a participação dos pais nos pelotões.

Quase ao final da participação das entidades, um grupo de cavalerianos do CTG Sinuelo das Coxilhas recebeu uma centelha do fogo simbólico da Pátria que será transformada em chama crioula, a partir deste sábado, quando abrem as celebrações pela Semana Farroupilha.

Horário e calor

Uma queixa freqüente durante a espera pelo momento do desfile foi o calor excessivo. Sobre o horário e as altas temperaturas a Secretária disse que as próprias mudanças do clima serão motivo para que seja avaliado o horário que deverá ser alterado para o futuro, mas qualquer decisão será tomada com o parecer das escolas e entidades participantes.

Famílias festeja 21 anos da ABCAL

Um dia de integração e festa marcou a passagem dos 21 anos da Abcal- Grupo Libertação de Espumoso. No último domingo, o Centro Comunitário recebeu público de vários municípios que esteve participando da programação para festejar as conquistas na recuperação de doentes do alcoolismo.

Pela manhã, na Igreja Matriz, a Irmã Terezinha Steffens, que trabalhou vários anos com recuperandos, durante atuação no Hospital São Sebastião de Espumoso, proferiu uma palestra sobre alcoolismo.

No Centro Comunitário, famílias de recuperandos e pessoas da comunidade espumosense participaram do almoço festivo e assistiram a uma peça teatral encenada pelos alunos da Escola Belizário Carpes, da Campina Redonda, enfocando a problemática dos jovens viciados em álcool e das famílias, e como solução a busca de um grupo de apoio de AA e Abcal, para recomeçar a caminhada por uma vida com dignidade.

A festa teve a participação dos grupos Esperança, de Alto Alegre; Nova Vida, de Não-Me-Toque; Vida Real, de Victor Graeff; Vida nova e Coragem para Mudar, de Caxias do Sul; Renascer, de Soledade; Vida Nova, de Linha Bonita- Alto Alegre; Jacuí, de Salto do Jacuí; Vivência, de Barros Cassal; Sete de Setembro, de Cachoeira do Sul; Renascer, de Mormaço; Vida Nova, de Tio Hugo e Fortaleza, de Fortaleza dos Valos. Na recepção, a presença da coordenadora Ana Mari Vogel, coordenadora por 21 anos. Durante mais de duas décadas o apoio e a colaboração de diversas pessoas foram marcantes para os trabalhos que promovem reuniões todas as sextas-feiras à noite, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde trocam ajuda para dividir e solucionar angústias vividas por famílias inteiras que enfrentam o alcoolismo.

O enfoque centralizou como fator de dependência, a hereditariedade, mas principalmente o convívio social como fator que mais afeta o indivíduo. "É no convívio social que o consumo de bebidas alcoólicas está demasiadamente presente". Irmã Terezinha, especialista em Bioética, também foi enfática ao afirmar que o controle somente dar-se-á com a mudança de grupos de convivência. Em outro ponto destacou que em quase todos os acidentes há a presença do álcool.

"O alcoólatra é um doente e assim deve ser tratado, pois ao ver-se no vício, cai à margem da sociedade, tornando-se, muitas vezes, perigoso em casa e na rua, ficando fraco e doente, já que se alimenta mal, sujeito à doenças como a hepatite, cirrose, impotência sexual, e destruição de neurônios pelo álcool.

A palestrante chamou a atenção aos cuidados para que seja evitado apresentar vinho à crianças e jovens; além do consumo despreocupado de bebidas alcoólicas por jovens, que se concentram na cidade, em finais de semana. "Sendo uma droga lícita, o álcool se instala de igual para igual, entre ricos e pobres, em nome de resolver emoções, timidez, comemorações, falta de emprego, problemas na família". Na mensagem final, o destaque para a importância da família aceitar o problema, reconhecer e pedir ajuda, nos grupos de AA ou Abcal, existentes em qualquer cidade. Em Espumoso, o apoio é encontrado no Grupo Libertação.

Entidades abrem Semana Farroupilha

A partir da abertura das festividades hoje, a comunidade passa a acompanhar os festejos da Semana Farroupilha, sob o comando das duas maiores entidades tradicionalistas do município, CTG Sinuelo das Coxilhas e Grupo Sepé Tiaraju. A partir deste sábado, uma programação que mantem e revive as tradições deve mobilizar centenas de pessoas em torno de apresentações, churrascadas, danças e troca de faixas das prendas. No CTG a abertura oficial hoje às 18 horas, seguida de jantar. No Grupo de Arte Nativa a abertura será na terça-feira, com homenagem póstuma a Oswaldo Júlio Werlang e jantar que abre uma seqüência de atividades que culminam no dia 20, segunda-feira, com a participação no Desfile Farroupilha e almoço na sede.

Dia de homenagens no CTG Sinuelo das Coxihas

Neste sábado, às 16 horas, a chama crioula da Semana Farroupilha do CTG Sinuelo das Coxilhas será acesa nos túmulos de Ernesto Durigon e Telmo Kuhn de Moraes. A cerimônia de homenagem póstuma abre oficialmente a programação festiva na entidade. Após o acendimento, cavaleiros seguem até a entidade onde haverá pronunciamentos com a presença de tradicionalistas e autoridades recebidos pelo patrão José Wedi Moraes, patroa Dileta Rabaioli e prendas que entregam faixas às sucessoras, durante o jantar dançante. Durante a semana, mais eventos, de acordo com a programação. Na segunda-feira, 20-Dia do Gaúcho, o tradicional Desfile Farroupilha e almoço na sede, marca o encerramento das festividades.

Exapiec terá mostra de criação de avestruzes

Uma das atrações da Exapiec- Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Espumoso, de 17 a 20 de setembro, será a produção de avestruzes, da Agropecuária Janaína. O empreendimento de Irineu Orth e Filhos, em Linha Fernandes- Água Santa, iniciou em 2001, com o objetivo de diversificar as atuações, que desde 1989 teve como principal atividade a agricultura, quando surgiu o interesse pelo avestruz. Depois de quase um ano de pesquisas em bibliografia especializada, visitas a criatórios já estabelecidos e cursos sobre a estrutiocultura, a família Orth investiu na nova atividade. Os primeiros casais de reprodutores chegaram no início de 2002 e o avestruz acabou substituindo a pecuária leiteira na propriedade.

Em 2004, a Agropecuária Janaína é uma das pioneiras na criação de avestruzes na região do Planalto Médio, ano em finaliza a implantação de todo o ciclo do criatório, incluindo a central de incubação, e o encaminhamento para registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Seu objetivo é reunir criadores bem preparados e dispostos a investirem na formação de um plantel de qualidade, fortalecendo, assim, a estrutiocultura gaúcha.

Avestruz, o negócio do presente, a pecuária do futuro

O Avestruz é originário da África (Namímbia, Botswana, África do Sul), pertence a classe das aves e ao grupo das ratitas (aves não voadoras). É a maior ave do mundo e tem no pescoço muita flexibilidade, tanto para o pastejo quanto no ato de vigia. Tem na locomoção seu maior aliado, corre apoiado sobre a ponta dos dedos a uma velocidade de até 50 km/h, por até 30 minutos e em corridas curtas, atingem 70 km/h, com passadas de 3 a 5 metros.

A criação racional de avestruzes, chamada estrutiocultura, nasceu na África do Sul há cerca de 130 anos tendo como objetivo a produção e venda de plumas. A Europa se enquadra como a maior consumidora de produtos e derivados do avestruz devido ao mercado de vestuários finos. O mercado de couro e da carne iniciou-se tempos mais tarde, com a demanda pela qualidade desses produtos e difundiu-se em outros continentes.

A estrutiocultura no Brasil

Conforme dados da Associação de Criadores de Avestruzes do Brasil (ACAB), a estrutiocultura iniciou aqui há 8 anos, com a importação dos primeiros reprodutores e matrizes originários dos Estados Unidos e dos países do sul da África, como Namímbia e África do Sul. Por ser um agronegócio recente no país, o Brasil ainda encontra-se na fase de formação de plantel, sendo quase todo volume de animais negociados correspondente a comercialização de matrizes. No entanto, a atividade já é reconhecida como agronegócio promissor, prova disso é a evolução do plantel que cresceu visivelmente: em 1996 o número de aves era estimado em 200, hoje é de aproximadamente 120 mil aves.

CARNE

A carne vermelha do avestruz apresenta índices de calorias, colesterol e gorduras inferiores aos da carne de frango e a de peru sem pele. Com a preocupação cada vez maior pela alimentação saudável, aliada a altíssima produtividade de sua carne, o avestruz se posiciona como um ótimo produto no mercado mundial.

COURO

O couro do avestruz é o segundo mais valorizado do mundo. Por ser muito resistente, é dirigido a confecções de peças (bolsas, cintos, sapatos, pastas, casacos, etc.), para os segmentos de alto poder aquisitivo. As grandes grifes mundiais (Gucci, Christian Dior,) também aderiram a essa tendência e estão lançando peças e acessórios em suas últimas coleções com a matéria-prima do avestruz.

Está chegando a Exapiec que promete muito

Na próxima sexta-feira, 17, abre oficialmente a 18ª Exapiec- Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Espumoso. Para a realização deste evento, uma equipe formada por empresários e poder público forma a Comissão Organizadora e trabalha há quase um ano, realizando reuniões e distribuindo tarefas para que mais esta edição do mais importante evento comercial do Município seja o maior de toda história.

Sexta-feira- 17

A solenidade oficial acontece às 19h30min, com a presença da Rainha e Princesas, da Banda Dr Ruy Piégas, autoridades e expositores. Em seguida as autoridades visitam o estande da Emater para uma demosntração de processamento de peixes. Às 21h30min, o aguardado show com Oswaldir e Carlos Magrão. Do show a programação segue para a sede do GAN Sepé Tiaraju, onde, às 23h30min, o Grupo Raizes anima baile com a participação da RBS-TV.

Sábado- 18

A abertura da feira será às 9 horas. Durante a programação do dia, oficina de processamento de peixes, às 10, às 14 horas, e às 16 horas, na estande da Emater, que se repete nos mesmos horários todos os dias da feira. À noite, show com a Banda Nick Lera e Acústicos e Valvulados, às 21 horas.

Domingo- 19

Abertura dos pavilhões às 9 horas. Às 15 horas palestra sobre Piscicultura; às 16h30min, show para crianças com Peralta e o Show da Criança, com 50 personagens infantis. Às 21 horas, show com Luiz Marenco.

Segunda-feira- 20

Às 9 horas, abertura dos pavilhões; ao meio-dia, venda de churrasco com o CTG Sinuelo das Coxilhas. Às 15 horas, palestra sobre a criação de avestruzes; 16 horas, apresentação do Grupo Gostando de Viver seguida das Invernadas artísticas do CTG e Grupo Sepé Tiaraju. Às 19 horas, encerramento da feira.

Exposição e feira de animais

Um dos pontos fortes da Exapiec será exposição de animais de pequeno e grande porte. Para esta edição estão confirmadas cabanhas de renome na criação de cavalos, cabras, pôneis e agropecuárias emergentes, com mostra da criação de avestruzes.

Palestras e cursos

Uma das propostas para esta edição da Exapiec é a realização de palestras e cursos. Todos os dias da feira, no estande da Emater/Ascar, haverá curso de processamento de peixes, às 10, 14 e 16 horas. No sábado à tarde, às 17 horas, será oferecido um curso de Vinhos, pelo programa Estadual Profruta. E na segunda-feira, às 15 horas, a Associação Gaúcha de Criadores de Avestruzes promove palestra.

Alimentação

Entre os comerciantes que estarão na Feira, uma variada linha de tendas de lanches, sucos, saladas de fruta e bebidas estará instalada ao longo da rua principal do Parque na sombra da área verde.

Acesso livre

Tanto para a Exposição, quanto para os shows, o ingresso será livre.

Semana Farroupilha

A programação da Semana Farroupilha das entidades tradicionalistas integra a Exapiec 2004. Com isso, na segunda-feira, 20, o Desfile Farroupilha pelas principais avenidas de Espumoso passará pelo local do evento, de onde parte em direção aos festejos nas entidades.

Segurança

A segurança do evento terá equipe terceirizada contratada, a Brigada Militar com reforço no Pelotão e a Brigada de Incêndio da Cotriel. O estacionamento deverá ocupar a pista de laçação, faltando ainda alguns ajustes.

Espumoso
04/09/2004

Folha Espumosense e Gute Reise entregam passagem a Buenos Aires

Na tarde de segunda-feira, 30, na empresa Gute Reise-Viagens e Turismo, na Avenida Angelo Macalós-centro, aconteceu o sorteio de uma passagem a Buenos Aires, promoção conjunta entre a Folha Espumosense e Gute Reise.

Com a presença de leitores da Folha Espumosense e clientes da Gute Reise, foi sorteado o cupom preenchido pela assídua assinante Elma Haas. A promoção teve anúncios de capa durante três semanas, na Folha Espumosense em que o participante, leitor e/ou assinante, preencheu, recortou e entregou o anúncio em uma urna na Gute Reise.

Elma aproveitou a oportunidade e já começa a arrumar as malas para visitar Buenos Aires, de 17 a 21 de setembro. Serão quatro dias para jamais esquecer, quando serão visitados os principais pontos turísticos: Praça de Maio, Catedral Metropolitana, Casa Rosada, Avenida 9 de Julho, Obelisco construido em homenagem ao 4º centenário da cidade, Bairro da Recoleta, Bosque Palermo e La Boca, feira de antiguidades San Telmo, teatro Colón, jantar em Puerto Medro, o bairro mais valorizado da capital argentina, cassino Buenos Aires, sob um barco no Rio da Prata, shows de tango e passeio de trem ao Tigre e Delta do Rio Paraná com o Tren De La Costa no dia 20, antecedendo o retorno ao Brasil.

Crianças ganham atenção do Conselho Comunitário

O Conselho Comunitário, que já desenvolve trabalho reunindo voluntários junto ao Presídio Estadual, agora quer ampliar abrangência. Desta vez o Conselho Comunitário, por iniciativa da Promotoria Pública e do Poder Judiciário, através do juiz Dr José Francisco Lyra e promotora pública, Suzane Hellfeld, o trabalho visa dar atendimento especial às crianças e adolescentes das Vilas Arroio e Parizotto, alunos da Escola Estadual Affonso Luiz Spada e do Cimes. O Conselho está formado por Alex Marquese, presidente; vice, Alan Marquese; secretária Zélia da Silva; 2ª secretária Elheti Jacobo; tesoureiro, Luiz Marchese e 2º tesoureiro, Nagibe Maciel.

De acordo com as duas primeiras reuniões, o objetivo é oportunizar atividades extra-classe para as crianças, voltadas ao lazer, esporte, informática e artes, entre outros, para ocupar o tempo fora da Escola com acompanhamento. Na terça-feira, 31, no Fórum, o segundo encontro serviu para levantar sugestões de saídas para evitar a evasão escolar e garantir sucesso na escola. Ao chamar a atenção para que todos participem deste projeto, que pretende atender a Vila Arroio inicialmente, o juiz José Francisco Dias da Costa Lyra, foi enfático ao dizer que "ou tomamos uma atitude, ou sofreremos vários problemas sociais".

Na quarta-feira, uma visita ao Cimes serviu para ver as necessidades da entidade para dar seqüência ao planejamento do projeto. A próxima reunião será no dia 14, às 17h30min, no Sindicato Rural.

Mais promessa no Grupo de Escoteiros

Uma noite para comemorar o 1º aniversário do Grupo de Escoteiros Sentinela do Jacuí. No último sábado, no Parque de Exposições, o grupo festejou com o Grupo Cônego Bento, de Tapera, o padrinho e com autoridades de Espumoso, a promessa novos integrantes. Na oportunidade, a cerimônia do fogo, uma das marcas do escotismo, uma mística representativa da luz e força, indispensáveis para a sobrevivência, foi uma das atividades.

Diante de uma platéia de familiares, receberam o certificado de Lobinhos Istaéli Prates, Lucas Ariel Pinto, Heidi da Silva, Heloisa dos Santos, Érika Cristinny Pascolatto e Erasmo de Oliveira; de escoteiro, Anderson Oliveira, de chefe; Marlene dos Santos; de dirigente, Rosemara Pires e de chefe de Lobos, Marlene dos Santos. Braulino dos Santos é o presidente que atua com uma equipe diretiva que coordena todas as atividades.

O Grupo de Escoteiros marcou presença na recepção à Chama da Pátria, no dia 25 de agosto e estará no Desfile da Pátria, na próxima terça-feira, 7.

Semana da Pátria com celebração da cidadania

Uma noite em que autoridades e a comunidade se renderam às mensagens deixadas por alunos e entidades que passaram pela quadra do Módulo Esportivo, transformada em palco para diferentes apresentações que marcam anualmente a abertura da Semana da Pátria no município de Espumoso.

Uma fileira de cadeiras recebeu autoridades, entre as quais o prefeito municipal, José Parizoto, juiz da Comarca, José Francisco Lyra e presidente do Poder Legislativo, Layres Fiuza. De lá e das aqruibancadas lotadas pais de alunos aplaudiram ao talento de professores e alunos que passaram distribuindo mensagens de cidadania em todos os sentidos.

O giro das escolas

Da presevação da água, pregada pela Escola Affonso Spada, à lenda do Minhocão do Jacuí, pelo Centro de Educação Álvaro Leitão, questões ecológicas de humor ou reflexão rondaram os temas apresentados pelos alunos, com alerta para a poluição dos rios que compromete a vida das pessoas na terra.O Colégio Cenecista mostrou um "vale encantado", onde a união entre as pessoas, a felicidade e a paz com o ambiente são possíveis. As meninas da Escola Clemente Pereira encheram o placo com a coreografia "Saber Viver", de Titãs. A Escola Aberta, projeto da Escola André Lupatini, foi mostrada por alunos e os voluntários à comunidade.

Cimes presente

Do Cimes, veio a mensagem de que cada criança existe, e a importância desta entidade que impede que menores andem pelas ruas. A simples presença do Cimes foi o ponto em que mais a platéia interagiu, acompanhando com palmas o convite às autoridades (embora algumas não entendessem o sentido), para dançar ao som de "Vida", de Gonzaguinha.

Apae espalha emoção

A apresentação do aluno Gilnei Mai, pela APAE, interpretando Charles Chaplin, foi pura emoção até para os menos sensíveis, sendo muito aplaudido. Com trabalho voluntário, a professora Ana Sissi produziu e o aluno reapresentou a peça campeã de Festival Regional de Arte, concorrendo agora em âmbito estadual, representando a Apae de Espumoso.

Ballet em alto nível

No ano em que comemora 25 anos, o Ballet Sissi foi um dos grandes expoentes da noite. Para quem ficou até o final, recebeu um presente para os olhos, com a bela apresentação de ballet clássico liderados pela impecável exibição da bailarina Meylis de Camargo Koch.

Lá vem a renovada Banda

Expectativa para ver a banda passar. Neste ano, a Banda Marcial Dr Ruy Piégas Silveira estará renovada na Avenida, puxando o Desfile da Pátria. São 56 integrantes com uniformes novos nas cores azul e branca, que estão em fase de acabamento, para mostrar ao público o trabalho e o talento de alunos e ex alunos do Instituto Dr Ruy Piégas e alunos de outras escolas que nesta edição integram a Banda.

Desde 1994, quando iniciou suas apresentações a banda utiliza instrumentos recebidos do Estado e mantidos pelo Município de Espumoso, que também destinou verba para a renovação dos uniformes. Quem assistir ao Desfile do dia 7, às 14 horas, verá uma Banda formada de 2 instrutores, 3 balizas, 51 instrumentistas, sendo 6 com bumbo, 7 taróis, 10 surdos, 14 flautas-doce, 2 liras, 2 escaletas, 5 caixas e 5 pratos. Os instrutores são Antônio Marcos Florêncio com instrumentos de percussão e Ana Maria Kellermann Bonatto, com flauta, lira e escaleta.

A beleza e a graça das balizas

É do movimento sonoro que vem o impulso do deslocamento. Do movimento corporal nasce a expressividade de uma personagem que aproxima os olhos do espectador ao ver a banda passar na avenida. A baliza não é só a pessoa que vai à frente da banda, agitando o bastão, fazendo evoluções e acrobacias. Sua participação vai muito além. Baliza tem como papel interpretar, dar vida, criar, concretizar a peça que está sendo tocada pela banda. Acima de tudo, tem que saber dançar. Uma baliza tem que ser graciosa desde sua marcha até sua maneira de olhar. Seu uniforme é o primeiro impacto da banda, devendo ser confortável e agradável. Para ela, o uniforme é especial e diferente. Botas, crepes ou coroas roupas com brilho que não impeçam a liberdade de movimentos, talvez luvas para dar charme; e o principal, o bastão são parte da apresentação que deve ser a mais perfeita possível. Sua marcha, postura, gabo marcam pontos para toda a corporação.

Todos estes itens devem brilhar nesta terça-feira, dia 7 de setembro, com a apresentação da Banda Dr Ruy Piégas Silveira, que terá à frente a performance das balizas Laís Niederauer, Indiana Oliveira e Flávia Morgan.

Banda espumosense grava CD

A cada dia novos talentos surgem em Espumoso. Agora é a vez da Banda Despertar mostrar todo seu potencial. Está no mercado o CD "Tempestade & Ímpeto" com músicas que lembram Bandas como Nirvana, Sex Pistols, Replicantes e até mesmo Pink Floyd.

Tiago Fetalian, estudante espumosense, vocalista e compositor de todas as faixas, cita que foram muitas as dificuldades encontradas para gravar o CD, pois devido aos poucos recursos o trabalho de mixagem, arranjo, melodia e composição, levou um ano para ser concluído. Toda a gravação, foi realizada por ele e o produtor Mario Dalsanto, em Soledade. A banda que já tem experiência em gravações anteriores quando gravou singles na época em que se chamava Anônimos, espera uma maior aceitação neste novo trabalho.

O CD possui 11 músicas: Armas inofensivas, Não dessa vez, Minha distorção, Subúrbios, Uma mulher, Não há, Me eleve, Sublimes acasos, Estertores, Todos palhaços e Passagem. Pode ser encontrado nas lojas de som da cidade, ao preço de R$ 12,00 ou também solicitar para ouvir nas emissoras de rádio local e da região.

Tiago também prepara edição de um livro ligado a Literatura Universal, que já está concluído.

Espumoso
28/08/2004

Exapiec divulgada na Capital

Uma comitiva da Exapiec/2004, formada pela Rainha do Município, Thaís Formigheri e as Princesas, Laís Niederauer e Camila Doeber, acompanhadas da representante da Acise, Stefânia Rotta Kesterke e a representante da Prefeitura Municipal, Simone Lara Parizoto, estiveram em Porto Alegre, no último dia 24 de agosto, com o objetivo de divulgar a Exapiec. No Palácio Piratini, foram recebidas pelo chefe de gabinete, Luiz Carlos Mello e na Assembléia Legislativa, pelo Superintendente Geral, Álvaro Álvares e pela assessoria do deputado Giovani Cherini.

A comitiva esteve na Secretaria Estadual de Cultura, onde foi recebida pelo secretário Roque Jacoby e também na Famurs, Zero Hora e Correio do Povo, onde divulgaram e convidaram as autoridades para a maior Exposição-Feira de Espumoso.

Polícia Federal levou 45 armas

O primeiro trabalho especial na região em cumprimento à Lei do Desarmamento, foi realizado em Espumoso na quarta-feira, 25, por uma equipe da Polícia Federal, da Delegacia de Passo Fundo. Os agentes Osmar Moraes e Alexandre Nogueira Pedreira, a responsável pelo setor de armas Nicole Regina Bozzetto e o Delegado Celso Nenê Santos, passaram o dia na Brigada Militar e receberam 45 armas entre pistolas, revólveres e espingardas. A maioria das armas sem registro que puderam ser entregues sem necessidade de qualquer explicação de seus donos. Tales Alexandre Toledo leu matéria da Folha Espumosense sobre o recolhimento de armas e compareceu para entregar uma espingarda que, segundo ele, não tinha nenhuma utilidade. Ana Camargo, por sua vez, entregou uma pistola.

A população de Espumoso e região pode continuar entregando armas com ou sem registro. Isso pode ser feito na Brigada Militar, mas é necessário, antes, a retirada de documento para trânsito com a arma.

O delegado Federal Celso Nenê Santos lembra que os registros de armas têm validade até final de 2006. Para manter o registro será necessário pagar uma taxa e cumprir algumas exigências com testes. Já em relação a porte, esse somente é concedido pela Polícia Federal em casos especiais, de acordo com a nova lei.

Acesa a Chama da Pátria

Uma delegação dos Correios do Brasil, que integra a Liga de Defesa Nacional, em passagem por 32 municípios gaúchos, esteve em Espumoso no início da noite de quarta-feira, 25, trazendo uma centelha da chama da Pátria, este ano em homenagem ao ex-presidente da República, Getúlio Vargas, de quem se lembrou o cinqüentenário de sua morte na terça-feira, 24 de agosto.

A chama do fogo da Pátria foi recebida pela primeira-dama Salete Benedetti Parizotto das mãos do coordenador Darci Martins, em cerimônia cívica com a presença de autoridades e representantes de entidades, em frente ao Palanque Oficial, onde foram entoados os hinos Nacional e Rio-grandense e um histórico da vida de Vargas foi lido. De Espumoso a centelha seguiu para Tapera, percorrendo o Estado, encerrando o roteiro em Venâncio Aires na quinta-feira, retornando após a Porto Alegre. A diretora de Cultura Simone Parizoto destacou a presença das entidades, como valorização do civismo, estendendo agradecimentos ao apoio da Brigada Militar, Escolas, Clube Atlético Guarany, Correios, Grupo Sepé Tiaraju, CTG Sinuelo das Coxilhas e escolas.

Com a chegada da chama da Pátria dão-se por abertas as comemorações alusivas à Independência do Brasil. No dia 1º de setembro, quarta-feira, às 19h30min horas, no Módulo Esportivo, escolas e entidades participam da abertura da programação, com apresentações artísticas, para as quais toda comunidade está convidada. Em anos anteriores esta apresentação era realizada pela manhã, sendo alterado o horário para a noite, neste ano, a fim de oportunizar que o público assista.

Emoção e relatos na homenagem a ABCAL e Amor Exigente

Um espaço especial na Câmara de Vereadores, na última sessão ordinária rendeu homenagens ao Grupo Amor Exigente e à Abcal- Grupo Libertação de Espumoso. Com a presença de representantes das duas entidades ocupando o plenário, vereadores manifestaram-se em relatos sobre a doença do alcoolismo e destacando o trabalho de pessoas que trabalham voluntariamente na prevenção e recuperação de dependentes químicos.

No mês do 7º aniversário, lembrado no dia 18 de agosto, o presidente do Grupo Amor Exigente, João Roderico Camargo, recebeu uma placa assinada pelo presidente Layres Josué Fiuza e entregue pelo vereador Odil Diogo Missio, que propôs a homenagem.

A Abcal-Grupo Libertação, através de seu presidente Carlos Alberto Franciosi, recebeu sua placa do vereador Jorge Ranzi, autor da proposição. Em ambos os momentos plenário e bancadas foram unânimes em aplaudir os atos.

Numa manifestação emocionada, o presidente Layres Fiuza disse do reconhecimento da Câmara de Vereadores de Espumoso pelo trabalho grandioso, que recupera pessoas, lembrando da iniciativa de João Schmitt e Roberto Feltrin, há 21 anos, quando buscavam ajuda em grupo de Não-Me-Toque e posteriormente criaram a Abcal em Espumoso. "Foi um marco que chega aos 21 anos com muitos trabalhos e vejo que esta homenagem é o que podemos fazer, estando esta casa aberta para receber a todos". Em outro ponto, Layres disse não poder deixar de nominar duas pessoas, Ana Mari Vogel e Vera Salvini, que são as coordenadoras destas entidades e deste trabalho que representa muito para a comunidade de Espumoso.

Na tribuna o presidente da Abcal, Carlos Alberto Franciosi disse que não se imagina a importância da Abcal em Espumoso, citando sua própria experiência. "Esta é uma doença progressiva e muito difícil de ser curada e a ajuda do grupo é fundamental". Ana Vogel, disse que "somos verdadeiramente irmãos quando trabalhamos pelo próximo". Pelo Grupo Amor Exigente Vera Salvini chamou atenção para as vidas que são, como denominou "salvas". "Cada uma representa uma vitória".

Ainda usaram a palavra os vereadores Odil Diogo Missio, que destacou o trabalho voluntário; Jorge Ranzi, destacando o exemplo de eficiência. Mário Pereira, Carlos Tramontini, Leoberto Comin e Antônio Tavares também falaram citando exemplos na família ou entre conhecidos ou amigos e manifestando gratidão e reconhecimento; João Roch Ferreira fez um depoimento pessoal sobre o alcoolismo, todos sendo aplaudidos efusivamente pela platéia.

Escolas entram no Programa Agrinho

A Secretaria Municipal de Educação está integrada, pela segunda vez, ao Programa Agrinho. Nesta edição, o tema proposto é "Cidadania", que já está sendo desenvolvido por vários professores e alunos, em projetos pedagógicos nas escolas municipais e estaduais de Espumoso. Concorrem desenhos, redações e experiências pedagógicas.

O Programa Agrinho é uma parceria entre Senar, Farsul-Sindicato Rural e Secretarias Municipais de Educação, buscando despertar e levantar discussões e ações sobre temas de relevância para as comunidades, como a cidadania, saúde e meio ambiente. Cada projeto desenvolvido deverá ser remetido para avaliação até o dia 19 de outubro, quando serão escolhidos os melhores trabalhos para classificação em âmbito regional, e posteriormente no Estado. Na região da 25ª Coordenadoria de Educação concorrem 15 municípios envolvendo o Ensino Fundamental e, neste ano, a Educação Infantil.

No ano passado o Projeto distribuiu 19 prêmios entre professores, escolas e alunos das redes municipal e estadual de Ensino de Espumoso, quando o programa teve a participação de 10 municípios. Para o presidente do Sindicato Rural, Luiz Clóvis Fernandes de Camargo, a alta receptividade ao Projeto, com a participação de 160 municípios no Estado nesta edição, representa a aceitação de seus objetivos que focam para a motivação ao trabalho de alunos e professores nas escolas públicas.

Direitos do idoso lembrados

Na Escola Municipal Guerino Cavalli, os alunos de 5ª a 8ª estão trabalhando o tema Cidadania com enfoque para os direitos do idoso. Para conhecer melhor o assunto, os alunos assinaram correspondência ao Senador Paulo Paim, autor do Estatuto do Idoso, e, para satisfação de todos, a Escola recebeu 50 cartilhas, folhetos informativos e inúmeras revistas. O Senador ainda disse estar disposto a vir a Espumoso para falar sobre o Estatuto do Idoso. A coordenação dos trabalhos é da professora Gercilene Somavilla, com participação de toda a Escola.

Espumoso
21/08/2004

Até dia 31 para contribuintes com débitos pendentes fazerem acertos

A Administração de Espumoso estendeu prazo para os contribuintes em débito com o município. Agora a última chance para um acordo é dia 31 de agosto. Para isso, a Fazenda Municipal chama atenção de todas pessoas que ainda estão com débitos pendentes para um acerto, pois há vbárias maneiras de encaminhamento de um acerto.

Conforme definido através de Lei Municipal, quem quitar até a data terá isenção total de multa e juro. Já aqueles que preferirem parcelar em até 6 vezes, terão desconto total da multa e 50% do juro. Uma última opção é o parcelamento em 36 vezes, sendo que nesta fórmula não haverá descontos de juros e multa. A Secretária Nadir Porn revela que há muitos contribuintes com pendências.

Comitês abertos, campanha no ar

Ao final da tarde de ontem o comitê eleitoral da UT-União Trabalhista abriu as portas com a presença de candidatos a Câmara de Vereadores, à Prefeitura, correligionários e simpatizantes do PDT, PT e PTB, partidos que integram a coligação. O Comitê foi inaugurado na Avenida Angelo Macalós, centro.

A UDP-União Democrática Progressista, formada pelo PP e PMDB abriu as portas de seu comitê na semana passada, na Avenida Fernando Ferrari, próximo à Praça Borges de Medeiros. Durante a semana, os candidatos deixaram suas propagandas e eleitores se revezaram em visitas ao Comitê.

Campanha eleitoral gratuita

Na terça-feira, 17, deu-se início à campanha eleitoral gratuita no rádio. Candidatos de todos os partidos aproveitaram para fazer suas apresentações aos eleitores. Na quarta-feira aconteceu a primeira manifestação dos candidatos a prefeito Gerson Lopes Rodrigues Machado, da UDP e José Parizzotto, da UT.

O horário eleitoral gratuito é instituído pela Justiça Eleitoral, para municípios em que há sede de veículo de comunicação radiofônica. Para as eleições municipais de Espumoso, o horário é de 15 minutos para cada coligação, sempre às 7 horas e às 12 horas, pelas Rádios Planetário AM e Líder FM, até o dia 30 de setembro de 2004.

Nestas eleições sete vereadores buscam a reeleição e a maioria, 19, concorrem pela primeira vez ou tentam uma cadeira de vereador, já pleiteada em eleições anteriores. A Câmara de Vereadores de Espumoso manterá os nove vereadores na legislatura que inicia em 2005, apesar de lei federal alterar o número em diversos municípios, atrelando ao número de habitantes.

Exapiec e Semana Farroupilha divulgando vasta programação

Já está em circulação o folder com a programação da 18ª Exapiec e a Semana Farroupilha do CTG Sinuelo das Coxilhas e Grupo de Arte Nativa Sepé Tiaraju de Espumoso. Como ambos os eventos coincidem datas, a Comissão Organizadora da Exapiec e as patronagens das entidades decidiram pela fusão das programações. O objetivo é oportunizar ao máximo que o público possa prestigiar todos os eventos.

A Semana Farroupilha abre oficialmente no sábado, 11 de setembro, com chegada da chama crioula e jantar-dançante no CTG Sinuelo das Coxilhas, ocasião em que serão apresentadas as novas prendas e peões. A entidade ainda promoverá jantar no dia 14, terça-feira, e no dia 15.

O Grupo Sepé Tiaraju faz a abertura da Semana Farroupilha, terça-feira, 14 de setembro, quando haverá cerimônia de acendimento da chama crioula e jantar-dançante; dias 15 e 16 também acontecem jantares dançantes.

Para o Dia do Gaúcho- 20 de Setembro, CTG e Sepé Tiaraju participam do Desfile Farroupilha, já tradicional, com início às 9 horas, percorrendo as principais ruas da cidade, passando pelo Parque de Exposições, onde acontece a Exapiec com destino às entidades, que servirão churrasco festivo.

A Exapiec terá abertura oficial na sexta-feira, 17, às 19 horas, seguida do show de Oswaldir e Carlos Magrão, no palco central e baile com o Grupo Raízes, no Sepé Tiaraju. Para os três dias de feira, curso sobre Processamento de Peixes, às 10, 14 e 16 horas, no estande da Emater. No pavilhão da exposição, às 17 horas de sábado, Degustação de Vinhos, proporcionado pelo Programa Estadual de Fruticultura; às 18 horas, desfile de modas; às 21 horas, show com a banda Nick Lera e Acústicos e Valvulados.

Para o domingo à tarde, apresentação de Peraltas e o Show da Criança e, às 21 horas, show com Luiz Marenco.

Na segunda-feira, feriado, entre as atrações da feira, às 15 horas, pelestras sobre a criação de avestruzes; às 16 horas, apresentação do Grupo de Terceira Idade Gostando de Viver e Invernadas Artísticas do CTG e do Grupo Sepé Tiaraju.

Centelha do Fogo Simbólico chega na 4ª

A centelha do fogo simbólico da Semana da Pátria chega a Espumoso na próxima quarta-feira. O tema nacional da Semana é "Cidadania, deveres e direito". Já o estadual é "O cidadão Poty Medeiros". A centelha que percorre o Estado denominada cionqüentenário Getúlio Vargas, percorrendo 32 municípios gaúchos, entre eles Espumoso.

A chegada do fogo marca o início da programação da Semana da Pátria que terá no dia 1º, no Módulo Esportivo, apresentações especiais de escolas e entidades.

Para o dia 7 de setembro, uma terça-feira, o tradicional desfile cívico está programado com início às 14 horas, tendo por local o centro da cidade. Escolas e entidades estão confirmadas para a parada cívica que será puxada pela Banda do Instituto Ruy Piégas Silveira.

Amor Exigente comemora 7 anos de combate às drogas

Como ocorre a cada ano, uma palestra para a comunidade marcará as comemorações do 7º aniversário do Grupo Reviver- Amor Exigente de Espumoso. O evento será no CTG Sinuelo das Coxilhas com o tema "Qualidade de Vida na Família, Escola e Sociedade", no dia 7 de outubro.

Trabalho preventivo

Desde sua fundação, no dia 18 de agosto de 1997, o Grupo tem acumulado resultados positivos com a participação crescente de famílias em seus encontros semanais; nas diversas palestras que promove em Espumoso e em municípios da região, envolvendo pais, jovens, crianças, agentes de saúde, escolas, empresas e comunidades. Outro meio de sensibilizar a sociedade são divulgações através dos veículos de comunicação, o Rádio e o Jornal, faixas e folhetos de campanhas.

O enfoque central dos trabalhos: a prevenção contra o uso indevido de drogas, a recuperação, a reinserção social e a promoção de estilo de vida saudável. Para atingir seus objetivos o empenho de todos seus integrantes, que se revezam, desde o início, em diretorias e na participação. As orientações vêm da Federação Brasileira de Amor Exigente-Febrae, que promove cursos para os dirigentes dos grupos de todo o Brasil.

A busca da recuperação

Com apoio do Ministério Público, que encaminha cestas básicas de penas alternativas; e do Poder Público Municipal, são feitos encaminhamentos de dependentes químicos para Comunidades Terapêuticas nas cidades de Viamão, Ijuí, Santa Maria e São Marcos-feminino. O encaminhamento do dependente parte de pedido da família, que os mantêm na casa de tratamento. Os mais necessitados recebem os auxílios.

Atividade semanal

Todas as quartas-feiras, às 20 horas, no Centro Pastoral São Luiz, o Grupo promove encontros dirigidos a pais, crianças, adolescentes e jovens, separadamente, trabalhando os princípios básicos, adaptados a cada faixa etária.

Todos podem participar

Os participantes e os temas abordados são mantidos em sigilo. "Não trata-se de um grupo anônimo, mas o trabalho com sigilo faz parte dos princípios éticos", explica a integrante Vera Mocelin. É nos encontros que acontece a auto-ajuda, e metas são levadas para casa. Ela informa ainda que nem todos que freqüentam os encontros são dependentes químicos ou têm este problema na família. "É um grupo que ajuda na mudança de comportamento pessoal, familiar e social".

"Os resultados são positivos, mas sentimos a necessidade de que mais pessoas participem. Não é preciso nenhum requisito para entrar. Todos estão convidados", pondera Vera Salvini, coordenadora. "Muitas famílias foram modificadas nestes sete anos e muitas vidas foram salvas", comemoram.

Neste ano, a diretoria tem como presidente João Roderico Camargo; coordenadora, Vera Salvini; secretária, Vera Mocelin; e tesoureira, Marilena Castoldi; e coordenador de divulgação, Arone Parizoto.

Minhocão do Jacuí ganha literatura

Enquanto ninguém consegue provar a existência do "minhocão do Jacuí", o tema ganha atenção de escritores em narrativas de lendas. O escritor espumosense, Cesar Augusto Pierezan, editou "O Lendário Minhocão e o Monge Barbudo", da editora Lew, conto que inicia em 1897. A obra mistura o imaginário e as observações reais vistas ou ouvidas sobre o "minhocão".

No prefácio, o autor cita que "para os céticos, não passa de uma lontra, uma sucuri ou jibóia gigante e até mesmo uma vara de capivaras. Os medrosos crêem que o tal ser, que vive solto nas águas do Rio Jacuí, é carnívoro, alimentando-se de carne humana. Muitos supersticiosos afirmam que é uma espécie de demônio ou a forma de punição aos ímpios. Os doutores afirmam que é uma mutação ou um animal clonado". Cesar, como os comprades de quem fala em seu livro, também não consegue ser sério ao tratar da cobra grande e diz que a gozação e as piadas que andam na boca do povo chegam a garantir que pescadores desavisados são as presas fáceis do Bichão. "Quem o viu de perto e escapou ileso, já sentiu a sensação de nascer novamente, e como é bom este sentimento. Quem se foi por causa dele, não teve tempo de ver nenhuma graça nisso. Coitado".

Com a estória, o autor quer ainda chamar a atenção para o resgate da cultura, dos valores, mitos e crenças populares da região do Alto Jacuí e alerta para a turvidez e contaminação das águas que deixam o habitat do monstro impróprio para a vida. "Isso nada mais é do que um alerta para a preservação da vida e das espécies no Rio Jacuí". O livro já está à venda, a R$ 6,00.

Bolsa-estiagem disputada por 453 agricultores

Uma grande movimentação de agricultores no Escritório Municipal da Emater de Espumoso, esta semana. Foi o fechamento das inscrições para o programa Bolsa-estiagem, do Ministério da Integração Nacional. De todas as localidades do interior, 453 pequenos agricultores foram até o Escritório da Emater/Ascar para inscreverem-se em busca de um recurso de R$ 300,00 por família, mas somente 205 serão beneficiados. A avaliação e definição de quem receberá as bolsas é de responsabilidade do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, que esteve reunido ontem e deve divulgar a relação dos beneficiados na próxima semana.

A Bolsa-estiagem contempla agricultores que possuem renda mensal de até dois salários mínimos; ter perdido, no mínimo 50% da safra de verão, o qual deveria ter sido declarado na Emater; não ter contratado crédito de custeio pelo Pronaf na safra 2003/2004; possuir CPF e Cédula de Identidade; não explorar mais que 10 hectares de terra.

Sonho de jogar na Europa chega para cinco atletas espumosenses

De mochila e chuteiras embaixo do braço, quatro garotos acostumados a correr em quadras de Espumoso, alcançaram o sonho de muitos jovens brasileiros que é conquistar a Europa com seu futebol. Em comum todos levam a experiência inicial das categorias de base da SER Djim e no Clube Atlético Gurany, onde deram os primeiros e certeiros dribles, além de serem nomes constantes dos campeonatos municipais de futebol de campo.

Rafael o goleiro

Na segunda temporada na Itália, Rafael Missio foi o primeiro a experimentar a distância de casa e a vida de um atleta no exterior. Aos 23 anos, o goleiro foi para a cidade de Marcianise, ao Sul da Itália, em setembro de 2003, para jogar na equipe de Futsal do Marcianise, sendo campeão em sua categoria. Quando Rafael integrou a equipe já corria a metade da temporada. De volta a Espumoso, deixou claro aos pais Ivone e Paulo, que foi uma grande experiência, pensando, inclusive em radicar-se naquele país. Na terça-feira, embarcou no Aeroporto Salgado Filho, para começar os treinos para a temporada 2004. Além de jogar em Espumoso defendeu o gol do Univali, de Itajaí-SC e do São José dos Campos-SP.

A vez dos alas

Neste ano, mais três tomaram o mesmo rumo da Itália. Daniel Ottoni, com larga experiência no futebol amador, jogando no futsal do Delta-Marau, AGS de Sananduva e Univali de Itajaí-SC, entre outros. No futebol foi campeão regional pelo Guarany em 1998, municipal e regional pelo Novo Tempo este ano, acumulando também vitórias pelo Flexa Azul, Guarani da Campina Redonda e no São Luiz, de Ijuí. Há duas semanas está na cidade de Augusta, defendendo as cores do Augusta, na Cecília, preparando-se para o campeonato que inicia em setembro.

Aos 24 anos, o ala Rodrigo Ross, foi para a Itália há 15 dias e já treina pelo Esporte Clube Prato de Futsal, de Prato, ao Norte da Itália. Ele deve comemorar longe de casa seus 25 anos no próximo dia 19 de setembro. Em campo atuou pela Aesa onde foi campeão municipal em 2001 e em 2004 foi campeão municipal e regional pelo Novo Tempo, de Espumoso.

Outro atleta que ganha as quadras da Europa é o ala e pivô Anderson Faoro. Junto com Rodrigo está na cidade de Prato, treinando para a próxima temporada da categoria pelo Esporte Clube Prato. Anderson leva consigo a experiência do Fames, de Santa Maria; Univali, de Itajaí e Ipiranga, de Frederico Westphalen. No futebol de campo, jogou pelo Flexa Azul, de Espumoso; e Juventude, de Ibirubá.

Outro que está na expectativa de pisar em solo europeu é o jovem Marcel Simon, atualmente defendendo o Ipiranga de Frederico Westphalen no estadual de futsal. Também criado no SER Djim e Clube Atlético Guarany, Marcel ainda disputa o Municipal de Futsal de Espumoso com amigos, mas só aguarda documentação para incorporar-se ao Marcianisi.

Espumoso
14/08/2004

Campina Redonda no Fórum Mundial de Educação


De 28 a 31 de julho, realizou-se em Porto Alegre, o Fórum Mundial de Educação, organizado por órgãos governamentais e não-governamentais, momento em que foram discutidos temas relevantes para a Educação. Durante a realização do Fórum, aconteceram diversas oficinas na área da Educação. Uma delas foi "A Educação Inclusiva e Libertadora de Nível Médio", que foi realizada no prédio 50 da PUC, sala 707. Esta oficina foi defendida pelo Conjunto Educacional de Ensino Médio de Soledade, representado pelo Ensino Médio Alternativo da Campina Redonda, que teve como relatores da Proposta Metodológica desenvolvida pela escola a educadora Inês Feltrin Zuchelli e o educando Dienes Maurício Keller.

DEDICAÇÃO

Membros do Projeto Agentes Jovens, coordenados pela Assistência Social do município, realizam atividade integrada com equipe da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Trata-se do plantio de flores e ajardinamento no Parque Armídio Bertani. O trabalho busca melhorar o visual. Um pedido especial dos jovens é pela preservação, pois há muito vandalismo naquele local.

Mulheres são foco de ações na Cotriel

A mulher vem sendo o foco das atenções, no ano em que a Cotriel comemora os 45 anos de fundação. Um trabalho direcionado às mulheres associadas e esposas de associados, completou na quarta-feira, uma rodada de encontros nas unidades e na sede. Com o objetivo de fazer com que a família do associado participe do dia-a-dia da Cooperativa, as reuniões oportunizam que as mulheres trabalhem em grupos e exponham o que sabem sobre cooperativismo e a Cotriel. As considerações são apresentadas à platéia que também assiste a uma palestra que trata desde o surgimento do cooperativismo e a história da Cooperativa, com o comunicador Luiz Roberto Canello. Citando exemplos diários do cotidiano das famílias, o destaque para a importância da participação e do papel da mulher no desenvolvimento de todas as atividades rurais.

Num segundo momento, as participantes respondem a questionário sobre o sistema cooperativo e sobre a Cotriel. Os dados recolhidos servirão para auxiliar nas decisões voltadas à família do associado. No encontro da sede, a receptividade à iniciativa foi notada pela presença expressiva no auditório da Afeco, onde as mulheres demonstraram atualização e conhecimento sobre os assuntos ligados à Cooperativa.

O trabalho foi acompanhado pelo vice-presidente Rosalvo Kummer, representando a direção da Cotriel, que acredita que este foi o início de uma série de ações buscando envolver todos os membros da família do associado. O próximo foco será o jovem.

Professores e Pais na Educação Biocêntrica

O projeto Educação Biocêntrica, instituído de forma inédita no Município de Espumoso teve a primeira rodada de encontros com pais e professores. Foram vários encontros que envolveram turmas de pais e de professores de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, na cidade e no interior. O Projeto tem a coordenação da professora Zélia Villarinho, com a execução das especialistas em Educação Biocêntrica Arlete Valandro e Ivone Rotta, que dirigem atividades com pais e Carmem Pezenti e Véra Kummer, que trabalham com os professores.

O projeto segue um calendário até o final do ano letivo de 2004 e visa educar para a vida tendo como centro a afetividade.

Na avaliação da secretária de Educação, Cultura e Turismo, Roseli Schmitz, a proposta foi bem aceita pelos pais e professores. "Notamos a preocupação dos pais em ter maior espaço na Escola. É uma luz, pois apesar do corre-corre diário, pais e professores vêem a importância de sentar e repensar, pois além de serem discutidos temas relativos à Educação, são feitas reflexões sobre a vida do ser humano".

O risco de passar em faixas de segurança

É só ser pedestre para saber os riscos que qualquer pessoa enfrenta ao tentar atravessar uma das 30 faixas de segurança espalhadas pela cidade. Sem fiscalização; algumas pintadas muito próximas a esquinas; a falta de conhecimento respeito e educação para o trânsito têm causado embaraço a quem precisa utilizá-las diariamente.

Entre os problemas, o pedestre não está, nem pode estar seguro de que ao passar pelas faixas os veículos parem. Os exemplos podem ser constatados pelos transeuntes a qualquer dia e horário. Com o risco de atropelamento, quem caminha prefere aguardar a passagem dos carros, este tem sido o comportamento. Em locais próximos à escolas, onde o trânsito de alunos é maior, o perigo aumenta, caso da faixa de segurança da Avenida Fernando Ferrari, próximo à esquina com a Avenida Angelo Macalós.

De outro lado, é fácil observar que pedestres cruzam as ruas fora da faixa, às vezes, ao lado das linhas horizontais pintadas no asfalto, o que demonstra a falta de conhecimento e igualmente o respeito às regras de trânsito.

Os motoristas conscientes, por sua vez, ao parar o veículo para liberar a passagem de pedestres correm risco de serem colididos por veículos que vêm atrás, tamanha a falta de hábito de parar nestas faixas. Isso tem sido rotina e não há notícia de medidas, como campanhas de informação a pedestres e motoristas e, principalmente uma fiscalização de trânsito rigorosa para educar e, por conseqüência, dirimir este problema.

O que diz o comando da Brigada Militar

O Tenente Marcos Polsone, da Cia da Brigada Militar de Espumoso, explica que o Código Nacional de Trânsito prevê multas para motoristas e pedestres. "Mas no caso dos pedestres, a lei esqueceu que o cidadão brasileiro não precisa portar documentos, o que acaba impossibilitando a identificação e a possível aplicação de alguma pena". No entanto, havendo ou não faixa de segurança, a preferência pela via é do pedestre. "Mesmo diante da lei, que é clara, pedestres e motoristas devem usar do princípio da razoabilidade", destaca. "Fica difícil para um motorista frear a quatro metros de distância...".

O Tenente Marcos defende ainda que a falta de observação nas regras de trânsito, especialmente neste caso da utilização da faixa de segurança, é uma questão cultural, que mais que penalização é fundamental que haja consenso entre pedestres e motoristas. Como trata-se de uma questão que necessita de conscientização, a Brigada Militar dará início a uma campanha que distribuirá livros de informações sobre trânsito nas escolas. Além disso, a Brigada Militar buscará parcerias com entidades para desenvolver uma programação especial na Semana do Trânsito, em outubro.

Espumoso ganha agência de viagens e turismo

O empresário Claudir Roos, diretor da Gute Reise viagens e turismo, aposta em Espumoso e abre filial da empresa que tem sede em Lagoa dos Três Cantos. A Agência oferece passagens aéreas e pacotes turísticos para todos os pontos do mundo. Localizada na Avenida Angelo Macalós, 658, a Gute Reise espera pela visita dos espumosenses e do público da região. A acadêmica de Turismo, Daiana Dambrós, atende na filial. De arrancada a empresa firmou parceria com a Folha Espumosense e será sorteada uma passagem a Buenos Aires - veja anúncio na capa desta edição. A Gute Reise tem serviços profissionais com pacotes especiais para a Serra Gaúcha, em roteiro encantador. O turismo em alta motivou o empreendimento.

Contra a propaganda de bebida alcoólica

O Amor Exigente está coordenando uma campanha contra a propaganda de bebida alcoólica na televisão e em praças de esportes em todo o Brasil. Para aderir, a comunidade está sendo chamada pelo Grupo Reviver Amor Exigente para incluir um abaixo-assinado que pretende recolher um milhão de assinaturas em todo o país. Para ter validade, a assinatura deve ser acompanhada do número da carteira de identidade. A campanha quer fazer com que a propaganda de álcool tenha as mesmas restrições já existentes para o cigarro. Segundo estudos, a bebida alcoólica é uma droga, que embora aceita socialmente, é uma das mais letais.

As listas estão disponíveis neste sábado e domingo, na entrada da Igreja Matriz, nas escolas municipais e entidades de proteção ao menor. A mobilização foi lançada pela presidente do Amor Exigente de Espumoso, Vera Salvini, na quinta-feira, 12, dentro da programação da Semana da Família, ocasião em que a promotora pública Suzane Hellfeld proferiu palestra sobre direitos de pais e filhos na Igreja São Jorge.

Palestra sobre família lota igreja

Na programação da Semana da Família, a Igreja Matriz esteve lotada na noite de quinta-feira, para a palestra proferida pela promotora pública Suzane Hellfeld. O tema "Direitos de Pais e Filhos" foi levantando com determinação e constatações da realidade vivida na comunidade espumosense, refletida no trabalho do Ministério Público e das entidades que trabalham na prevenção de problemas que afetam a família. A promoção foi do COMDICA- Conselho Municipal dos Direitos da Criança, com apoio das Secretarias de Educação e Assistência Social.

Ao focar a família como a menor célula da sociedade, a promotora foi enfática: "Se dá amor para receber amor. Se dá respeito para receber respeito", referindo-se ao papel dos pais. Sobre drogas, afirmou que os pais devem ser mais eficientes que os traficantes, que são pessoas acessíveis, "legais", para os adolescentes. "Não sejam colhidos de surpresa. Saibam o que seus filhos estão fazendo. Se da casa sai a formação, a educação, o sustento, os pais podem e devem cobrar e acompanhar os filhos". Em outro ponto defendeu que os jovens precisam de um guia, não fosse assim, não existiria a expressão "menor", citando que está provado que até os 18 anos, a pessoa é vulnerável. "Ora se empolga, ora se deprime, ora quer uma coisa, ora quer outra".

Sobre a marginalidade, dra Suzane disse que ela surge de nosso meio. "É de nossa sociedade que saem os desajustados". Por isso pediu que na Semana da Família, todos aproveitem para se perguntarem: "O que eu fiz pela minha família?" Para a Promotora, melhorando a família cada um estará melhorando a sociedade.

Menores precisam mais orientação familiar

A falta de orientação na família é considerada a principal causa dos problemas que afetam crianças e adolescentes. A consideração é do coordenador do Conselho Tutelar de Espumoso, Loreno Grando, que atua como conselheiro, pela segunda gestão consecutiva. "As questões sociais se refletem nos menores que acabam envolvidos em diversos problemas", acredita. Entre as principais ocorrências verificadas, estão a evasão escolar, com maior número de casos na cidade em relação ao interior, onde a dificuldade de acesso à escola é maior.

Outro foco que está entre as prioridades nas ações do Conselho Tutelar é o combate à venda de álcool e o consumo por menores. "É uma tarefa difícil, pois, em muitos casos, adultos compram e repassam aos menores". Para este fato os estabelecimentos que comercializam bebidas de álcool estão alertados e os infratores podem ser responsabilizados, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Entre os problemas considerados mais difíceis de detectar e combater está a prostituição, já que os locais são dissolvidos e dissimulados imediatamente ao ser percebida a presença de conselheiros ou policiais. Grando chama atenção de toda comunidade para auxiliar o trabalho do Conselho Tutelar informando qualquer tipo de casos que envolvam menores, através do telefone 9953-5958, que mantém plantão.

Para atingir os objetivos de defender crianças e adolescentes, além de atender ao fato consumado, o Conselho Tutelar está desenvolvendo ações preventivas, com palestras, visitas e orientações, acreditando que estas poderão ser mais eficientes para melhorar as condições de vida dos menores.

Primeira etapa do Broto Estudantil

Aconteceu no sábado,7, no Clube União, a 1ª etapa classificatória para o Broto Estudantil 2004. Um total de 16 meninas, representando o Instituto Dr Ruy Piégas Silveira, desfilaram para um público aproximado de mil pessoas, na festa promovida pelo Enigma Som. Foram selecionadas para a final do concurso, que acontecerá em outubro, Flávia Morgan, Indiana de Oliveira e Chaiane Zuchelli. A próxima etapa será dia 18 de setembro, também no Clube União, com representantes da Escola João Batista Rotta. A festa inicia após show de Acústicos e Valvulados no Parque de Exposições, por ocasião da 18ª Exapiec

Espumoso
07/08/2004

Barragem do Passo Real ainda não recuperou nível das águas

No dia 3 de agosto, o nível do Reservatório do Passo Real encontrava-se em -6,49m em relação a cota máxima de 327,00, representando um percentual de acumulação de 61,74% de seu volume útil. Apesar do baixo volume em junho e julho, o cenário é mais favorável que o verificado no ano 2000 para o mesmo período, quando a Barragem tinha entre 40 e 50% de seu volume.

Com uma precipitação de 140,80mm verificada no mês de julho e aliado ao controle energético observa-se a recuperação do nível do reservatório. As precipitações ocorridas na região Sul, com reflexos também na hidrelétrica de Itaipu e na bacia do rio Paranapanema, têm conduzido a um significativo aumento nas afluências às usinas das bacias dos rios Iguaçu e Uruguai. Assim a geração das usinas das bacias dos rios Iguaçu e Uruguai foi maximizada em todos os períodos de carga possibilitando uma redução de geração nas usinas da bacia do rio Jacuí.

Considerando o período de janeiro a julho a produção das usinas Passo Real e Jacuí encontram-se em 96,97 % e 84,96 %, respectivamente, em relação a média verificada para os anos de 2000 a 2004.

Justiça Eleitoral reúne partidos para orietações sobre a campanha

Em reunião na tarde da terça-feira, 3, no Fórum de Espumoso, o juiz eleitoral Dr José Francisco Lyra; a promotora pública Dra Suzane Hellfeld e a titular do Cartório Eleitoral, Marlene Lemos, levaram aos presidentes de partidos e coligações de Campos Borges, Alto Alegre e Espumoso, orientações e alertas sobre a campanha eleitoral nos municípios de abrangência da Comarca de Espumoso.

O Juiz destacou que a lei eleitoral é clara e que os partidos devem se auto-fiscalizar para que haja observância. "Espero que a campanha transcorra dentro da normalidade". Dr Lyra disse que as práticas políticas são a causa de cada vez menos as pessoas acreditarem nas instituições e nos poderes. "Cada município da Comarca tem um desafio nestas eleições que é mudar estas práticas, melhorando as campanhas eleitorais, pois até pouco tempo atrás tinha-se a noção que em período eleitoral podia-se tudo. Será que é para passar vergonha que as instituições existem?", questionou. Continuando, Lyra defendeu que as comunidades não merecem ouvir ofensas pessoais. "Ou será diferente, ou ficaremos na vala comum".

O magistrado insistiu no fato de que as eleições municipais ainda representam uma disputa de poder econômico centrado nas prefeituras. "Talvez, por isso é que o povo se afasta e se interessa menos pela política". Pediu que cada partido oriente seus candidatos para uma campanha de normalidade, a fim de que medidas drásticas não precisem ser tomadas. Sobre a propaganda eleitoral irregular, o Juiz deixou claro que alguém será responsabilizado. Em caso de não ser identificado o candidato, o partido responde, por isso é importante o esclarecimento a candidatos e cabos.

A promotora pública, Dra Suzane Hellfeld, chamou a atenção dos presidentes para que a sociedade não seja atingida. "Isso é diferente das ofensas que atingem uma pessoa". Dra Suzane foi categórica ao defender a limpeza das ruas e o respeito aos locais permitidos para propaganda. Carros de som também serão observados com todo o rigor. Estes devem obedecer 200 metros de distância de escolas e hospitais.

De Campos Borges estiveram presentes: Osmar Marchese, presidente do PMDB; Lauro Joarez Tatsch, do PDT, Ernesto Turra, do PT; Claudiomiro Schmidt, do PP; e Alvarino Lopes, do PTB. De Alto Alegre, Dirceu Galera, presidente do PDT; Alvorez Rosa, pela coligação União por Alto Alegre PP/PMDB/PTB e Jocemar Morgan, do PT. De Espumoso, Herter Carlos Macalós, presidente do PDT; Marlo dos Reis e Roberto Carlos Iopp, pelo PT; Luiz Carlos Tramontini, do PTB; João Reynaldo Mayer, assessor do PP e José Edemar Mari, presidente do PMDB.

Confira que são os candidatos destas eleições

Estão com candidaturas registradas no Cartório Eleitoral 30 candidatos que disputam as eleições de 3 de outubro de Espumoso. Destes, 26 são candidatos a vereador, sendo que 13 integram a UT-União Trabalhista- PDT/PT/PTB e 13 representam a coligação UDP- União Democrática Progressista, além dos candidatos a prefeito e vice de cada uma das coligações. Pela UT, vão a reeleição José Parizzotto e Zelindo Signor Neto e pela UDP, concorre o ex-prefeito Gerson Lopes Rodrigues Machado e José Edemar Mari. Os candidatos disputam a preferência de 11.847 eleitores.

Os registros oficiais da justiça eleitoral são de ontem, quando todo quadro estava definido. Acompanhe quem são os nomes a vereador na disputa por 9 vagas em Espumoso.

União Trabalhista-PDT/PTB/PT

VEREADORES - PDT

Adroaldo Pereira Barbosa;

Antônio Tavares;

Átila José Macalós;

Carlos Vilmar de Brum;

João Roch Ferreira;

Jorge Ranzi;

José Angelo Cavalli;

Luiz Mauro de Moraes;

Selvira Marcondes; e

Vagner Cassiano dos Santos;

PT

Roberto Carlos Iopp;

e Marlo dos Reis;

PTB

Luiz Carlos Tramontini.

UDP- União Democrática Progressista PP/PMDB

VEREADORES PP

Leoberto Comin;

Odil Diogo Missio;

Avelino Soletti;

Antônio Gelson de Moraes;

João Odil Haas Filho;

José da Silva Pinto;

Ivanir Carlos Coser;

Milton Steves Santos e Silva;

Roberto Douglas de Oliveira; João Ricardo Rotta;

PMDB

Tânia Diehl de Oliveira Souza;

Lucir Valdir do Amarante; e

Leonoir José de Lorena.

Recolhimento de armas da região em Espumoso

A Polícia Federal de Passo Fundo estará em Espumoso, no próximo dia 25 de agosto, quarta-feira, para efetuar o recolhimento de armas. De acordo com lei federal, e seguindo uma prática adotada em todo o país que estimula a entrega voluntária de armas, em troca de uma indenização que varia de R$ 100,00 a 300,00, policiais federais estarão no Quartel da Brigada Militar, para a operação que envolve 13 municípios circunvizinhos.

Todas as armas podem ser entregues, tanto legalizadas ou proibidas. "O objetivo é o desarmamento", explica o policial federal Osmar Moraes. O recebimento será feito das 9h às 12h e das 13h às 17h. Quem tem armas com registro, porém sem porte, deverá comparecer à Brigada Militar, no dia 25, retirar uma guia de transporte, para retornar e buscar a arma.

Municípios que serão atendidos em Espumoso

O recolhimento em Espumoso abrange também a população de Mormaço, Tapera, Selbach, Ibirubá, Quinze de Novembro, Campos Borges, Alto Alegre, Salto do Jacuí, Jacuizinho, Fortaleza dos Valos, Tunas e Lagoão.

Armas e indenizações

Para um revólver comum, a indenização é de R$ 100,00; pistola, R$ 200,00; rifles e fuzis, 300,00; carabina, R$ 200,00; espingarda comum calibre 12, 40, ou 16, R$ 100,00; pistolas calibre 22, 765 ou 635, R$ 100,00. Armas proibidas serão recebidas sem nenhum tipo implicância ao proprietário. Os valores das indenizações serão depositados em conta bancária, em um prazo de 30 dias.

Formação de Socorristas

No dia 31 de julho de 2004, em Passo Fundo, os jovens espumosenses concluíram o último módulo do Curso de Formação de Socorristas. O objetivo é de sensibilizar o atendimento pré-hospitalar e da importância dos primeiros socorros, tanto no trauma como em paradas cardio-respiratórias, modificando e qualificando a estrutura atual. Também treinar os profissionais da saúde e funcionários leigos em geral no sentido de saber reconhecer as situações de emergência, acionar corretamente um Serviço de Emergência Médica Pré-hospitalar e realizar os primeiros atendimentos adequados e o "Suporte Básico de Vida", aumentando desta forma a sobrevivência da vítima.

Dos cinco formandos, quatro atuam na Secretaria Municipal da Saúde: Maria Batista, José Carlos Mehring, Fabiana Camargo Keller e Eliandro Elias Pinto e o jovem Cassiano Rodrigues é acadêmico de enfermagem, da Ulbra.

Agrofel faz parceria em benefício da Apae

A empresa Agrofel, com matriz em Porto Alegre e uma das unidades em Espumoso, firmou parceria em benefício da APAE- Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais. A promoção Agrofel/APAE, denominada "Dia D da Ação Social" tem apoio de Agroimport, de Dimicron e da agência de Publicidade Forma D.

Durante o período de 28 de agosto a 18 de setembro, parte do faturamento da venda de produtos Dimicron será destinado às unidades da APAE, nos 12 municípios em que a Afrofel está instalada no Rio Grande do Sul e nas 14 unidades em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O produto Dimicron envolve o comércio de micronutrientes e adubos folhares que não agridem a natureza, o que motivou a escolha do parceiro.

"É uma forma de retribuir a receptividade das comunidades", explica Danilo Stefani, gerente de Negócios para Fertilizantes e Sementes para o RS. A iniciativa da empresa partiu da consciência do papel que a Agrofel exerce nas comunidades em que atua. Como uma das maiores empresas do agronegócio surgiu a necessidade de integração, além do despertar para formas de ajudar à sociedade. "Queremos doar um pouco de nosso trabalho nos 27 anos da Agrofel, em alegria para estas famílias", complementa Danilo. Para o gerente da Agrofel de Espumoso, Júlio Cesar Sebben, "este é um compromisso sério que a empresa abraçou.

A mobilização que já é esperada com expectativa, pelas entidades em todos os municípios de abrangência da empresa. A entrega dos recursos será feita em uma programação festiva na APAE, no dia 15 de outubro, já agendada entre a empresa e a entidade de Espumoso.

Nova patronagem do CTG tomou posse

Dileta Rabaioli e José Wedi Moraes assumiram por mais uma gestão a patronagem do CTG Sinuelo das Coxilhas. A cerimônia de posse deu-se no último sábado, 31 de maio, em jantar festivo na entidade. Junto com eles, diversos tradicionalistas compõem a diretoria que vai dar seqüência às atividades do Sinuelo por mais um ano.

Desde já o CTG prepara a programação da Semana Farroupilha, que terá início no dia 11 de setembro, prestando homenagem póstuma a Ernesto Durigon e Telmo Kuhn de Moraes.

O Show do Grupo de Danças
Alexandre Tramontini

Um espetáculo em três sessões lotou a sede do Grupo Sepé Tiaraju, ontem. Foi a VI edição do Pout Pourri de Danças Populares, do Grupo de Danças Alexandre Tramontini, apresentando 16 coreografias que levantaram as platéias, formadas especialmente por estudantes. Com um figurino digno dos grandes artistas, crianças e jovens mostraram o resultado de um ano de ensaios e uma rotina de disciplina para levar ao público um conjunto de 16 danças inéditas que levantaram as platéias, formada principalmente por estudantes.

Foi um dia inteiro de concentração, em que os alunos permaneceram na sede do Sepé. Nos camarins, roupas, calçados e os mais diversos adereços todos novos e um entra-e-sai de dançarinos que se revezaram no palco entre uma e outra apresentação. O trabalho tem a coordenação dos professores Veranice Guerreiro Pimel, também apresentadora das danças e do professor Celso Pimel que organizou os bastidores durante as apresentações.

O Grupo que leva o nome da Escola Municipal Alexandre Tramontini, teve apoio do quadro de professores do educandário, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo e da Prefeitura Municipal que reverte mensalmente recursos que auxiliam na manutenção das atividades, contando ainda com patrocinadores da comunidade.

A receptividade superou as expectativas, conforme avaliou a professora Veranice Pimel. "O esforço agora foi recompensado", destacou. A secretária municipal de Educação, Roseli Schmitz, disse que "o Grupo de Danças levando o nome de uma escola, divulgando o nome de Espumoso, não tem preço. Trata-se de um exemplo de trabalho que leva cultura ao povo e para os jovens, aprendizado de organização, auto-estima e valorização de cada um".

Espumoso
31/07/2004

Turma do Instituto Ruy Piégas
em projeto de incentivo
à Educação Fundamental

O Instituto Estadual de Educação Dr Ruy Piegas da Silveira, através da professora de Lógico Matemática Celuí Maria Sonda, com alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, está participando do Projeto de Incentivo a Educação Fundamental 2004, promovido pelo MEC e pela fundação BUNGE. O projeto que está sendo desenvolvido na escola tem por objetivo estimular o gosto pela matemática, a concentração, atenção, criatividade para elaborar conceitos e resolver desafios propostos, bem como elevar a auto-estima, o espírito colaborativo do trabalho em grupo e principalmente sanar as deficiências do conteúdo apresentados pelos alunos.

O trabalho resume-se em uma Gincana Matemática que envolve atividades extra-classe durante toda esta semana até segunda-feira. Uma das tarefas é "Trabalhando em Loja". A empresária Doralia Zuffo, da Pandy, foi procurada e colocou seu estabelecimento à disposição. "Os alunos estão aprendendo, trabalhando duas horas por manhã desde quarta-feira, até este sábado, e com isso estamos desenvolvendo a auto-estima, a comunicação e, principalmente, alguns princípios matemáticos", resume a professora Celuí Sonda.

Na segunda-feira alguns pais vão participar de algumas tarefas na escola. Os 20 melhores projetos em nível nacional premiados receberão o prêmio em Brasília das mãos do Exmo. Senhor Presidente da República, no dia 15 de outubro. Também deverão participar de um seminário em Brasília para expôr seus projetos inovadores. "Este projeto só está sendo viabilizado pelo envolvimento e apoio da direção e supervisão da Escola, e agradeço em especial ao diretor Gilnei Rosa", conclui Celuí.

Presidente da Coprel
fala de planejamento e liderança

A crescente credibilidade e o aumento de pessoas que integram o terceiro setor, formado por entidades e organizações não-governamentais, foi o enfoque de abertura da palestra do presidente da Coprel- Cooperativa de Energia e Eletrificação Rural, Jânio Vital Stefanello. Stefanello falou para platéia de juniores, da JCI-Espumoso, no Salão Nobre da Prefeitura, na noite de segunda-feira, 26. Em sua fala, o administrador de empresas, advogado e especialista em Marketing, foi enfático ao citar a importância de sonhar, classificando os sonhos como projeções medíocres, delírios, reais, e concretos. "Não é o volume de dinheiro que faz as pessoas felizes, mas o tamanho de seus sonhos". Em outro ponto, disse que sem erros não há aprendizado. "Quem quiser durar, terá que planejar o processo de mudança, não deixando ao acaso. Não se trata de planejar "o fazer", mas "o aprender enquanto faz", mudando de rota no tempo adequado para continuar vivo". Numa demonstração de otimista de carteirinha lembrou o provérbio "ser gigante no elogio e pigmeu ao apontar erros", chamando a atenção para o poder da palavra, como um das coisas mais bonitas do ser humano, mas saber ouvir é um grande e importante desafio, especialmente para gestores e líderes.

- Construir ponte entre o presente e o futuro;

- aprendizagem contínua;

- sentimento de urgência;

- construir visão compartilhada. (Se existir um sonho coletivo não há limites. Esta é a força).

- se importar com as pessoas (Quem se importa com os outros será diferenciado);

- desafio é melhor que treinamento;

- não esconder os pontos fracos;

- integridade, coragem, justiça e valores;

- criar clima de justiça e confiança nas organizações;

- o principal problema: discurso x prática; entre outras.

O presidente da JCI local, Diomar Toledo, agradeceu a presença do palestrante, lembrando as dificuldades enfrentadas por sua família na década de 70, devido à falta de energia elétrica no interior, destacando a importante presença da Coprel nas comunidades.

Homens morrem mais cedo

Entre as missões da Coprel, enfoque dado pelo presidente que apresentou um vídeo da Cooperativa, está a prioridade para a melhoria da qualidade de vida no interior. Sobre este tema, a Coprel realizou uma pesquisa que aponta que os homens do interior morrem mais cedo. Dos óbitos entre a população do interior, 80% é de homens e 20% de mulheres. O fato é preocupante e revela que os homens resistem mais a prevenção à doenças, o que é feito em consultas médicas de rotina, uma questão cultural. Além desta causa, o tabagismo, consumo de bebida alcoólica, alimentação com carnes gordas, que desencadeiam infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral. O fator genético também contribui para hipertensão, diabetes, aumento do colesterol e obesidade. O assunto foi pauta do informativo da Coprel em entrevista com o médico cardiologista Jeferson Wolmeister.

Motoristas fazem
a maior procissão da história

A festa em homenagem a agricultores e motoristas levou centenas de veículos e maquinários para a Avenida Osvaldo Júlio Werlang, na manhã do último domingo, 25 de julho. A programação teve início com missa celebrada no Auto-Posto São Cristóvão, onde um altar foi improvisado sobre a carroceria de um caminhão. Em seguida o padre Flávio Antônio Rohr deu a bênção aos veículos e seus motoristas que seguiram em carreata pela Avenida Osvaldo Júlio Werlang, Avenida Fernando Ferrari e Avenida Angelo Macalós, que foram fechadas para dar passagem à procissão.

Entre os participantes, a comunidade de Santo Antônio esteve identificada com baners em todos os tratores e caminhões. Faixas de saudação aos agricultores e motoristas também foram exibidos em caminhões. No Centro Comunitário, a festa reuniu mais de mil pessoas que festejaram até o anoitecer.

A direção da Cotracagel considera que os objetivos foram superados, com a grande receptividade da comunidade, que participou maciçamente e apoio de vários patrocinadores. A Cotracagel conta com 98 associados, e tem como presidente o motorista Humberto Feltrin. A frota de caminhões no município de Espumoso, supera 150 caminhões que já estão convidados para a próxima festa do Colono e Motorista, no dia 24 de julho de 2005.

Novo Conselho Municipal da Mulher

Foi eleito, no início de julho, a nova diretoria do Conselho Municipal da Mulher de Espumoso, que até então tinha Salete Benedetti Parizotto à frente dos trabalhos. Assumiu como presidente, Ana Cristina Silveira; vice-presidente, Silvia Regina Trevisani; 1ª secretária, Andréia Dal Molin; 2ª secretária, Elenita dos Santos; e tesoureira, Salete Benedetti Parizotto. Para o Conselho Fiscal foram eleitas, Terezinha Ravazio, Anita Rech e Nilza Cecchele.

Na quinta-feira, 29, o Conselho realizou a primeira reunião onde foram traçadas as metas para a gestão, entre elas, o estudo para criação de um centro de reabilitação para mulheres. Foi tratado, também, sobre a participação no Desfile Cívico de 7 de setembro e o Fórum da Mulher do próximo ano.

Em prática
a Educação Biocêntrica no município

Um encontro com professores da Rede Municipal de Ensino na segunda-feira à noite deu início aos trabalhos do Projeto de Educação Biocêntrica, implantado pela Secretaria Municipal de Educação de Espumoso. O Projeto reúne pais e professores em encontros semanais que seguem até dezembro.

Na terça-feira, à tarde, no Plenarinho da Casa de Cultura, um grupo de mães da Escola Alexandre Tramontini participou de um dos encontros, este dirigido pela facilitadora Arlete Gatto Vallandro. No decorrer da semana, as demais escolas municipais também deram início ao Projeto. Nesta segunda-feira, das 19h às 23h, no Plenarinho da Casa da Cultura, pais da Escola Alexandre Tramontini terão trabalho com a facilitadora Ivone Rotta; no mesmo horário, na Escola Criança Feliz, os pais participam de encontro com a facilitadora Arlete Vallandro. Na próxima segunda-feira, 9 de agosto, pela manhã, a facilitadora Véra Kummer trabalha com os professores da Escola Emílio Henrique Schmitt; à noite, das 19h às 23h, a facilitadora estará no Plenarinho da Casa de Cultura em encontro com professores das Escolas Infantis; no Centro de Educação Álvaro Leitão, das 18h30min às 22h30min, o trabalho com professores será dirigido pela facilitadora Carmem Rotta. O calendário de eventos envolverá atividades com pais e alunos, na primeira etapa do projeto que prevê a participação direta dos alunos a partir de 2005.

A Educação Biocêntrica foi instalada na Rede Municipal de Ensino, como projeto piloto no Estado. Com a coordenação da especialista na área, Zélia Dolci Villarinho, o projeto tem o trabalho de cinco profissionais da área, contratados pelo Município para dirigir os trabalhos.

Assembléia define prioridades regionais

Em Soledade, na quarta-feira, 28, um dia de discussões e votações para a escolha das prioridades para a Região do Alto da Serra do Botucaraí. No Salão da Prefeitura Municipal, prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores, representantes de COMUDES e delegados representantes dos 15 municípios, elegeram prioridades e a distribuição de recursos das Secretarias Estaduais para integrar o Orçamento do Estado em 2005.

Espumoso marcou presença com o prefeito municipal José Parizzotto; presidente do Legislativo, Laires Fiuza; presidente do COMUDE, Lauro Colle e delegada eleita na assembléia municipal, Clarice Gugel. Realizada na semana passada, a assembléia levou para o debate regional, como prioridades, Educação, Saúde, Segurança, Agricultura e Estradas.

A votação ocorrida em Soledade as demandas e prioridades regionais definidas são:

1º- Secretaria da Ciência e Tecnologia- R$ 32 mil , para pólos de inovação tecnológica e diagnóstico ambiental;

2º- Fapergs- Fomento e Pesquisa- R$ 101 mil;

3º- Secretaria de Desenvolvimento;

4º- Secretaria da Educação- R$ 150 mil para Espumoso, distribuídos por escola, levando em conta a prioridade do Município para a Educação;

5º- Secretaria da Agricultura e Abastecimento- R$ 17 mil para Espumoso- perfuração de poços, açudes e assistência técnica;

6º- Secretaria da Justiça e Segurança- R$ 364 mil, referente à demandas levantadas pela Brigada Militar e Polícia Civil, conforme as necessidades dos municípios. Para a Polícia Civil, 105 mil e Brigada Militar, R$ 259 mil.

7º- Secretaria do Meio Ambiente- R$ 94 mil para a região, a serem aplicados em educação ambiental e reflorestamento. Para Espumoso serão destinados R$ 6.200,00;

8º- Secretaria da Cultura- R$ 49 mil para a região, destinados à aquisição de livros para as bibliotecas públicas municipais, valendo como critério de distribuição dos recursos, o número de habitantes;

9º- Secretaria do Trabalho- R$ 453 mil, para qualificação do trabalhador e apoio ao empreendedorismo, beneficiando todos os municípios;

10º- Secretaria de Habitação- R$ 7.200,00 para o município de Espumoso;

11º- Secretaria de Obras Públicas- R$ 10 mil para o município de Espumoso;

12º- Fundergs- Fundação de Esporte e Lazer- R$ 1.500,00 para Espumoso;

13º- Departamento de Estradas e Rodagem- Daer- R$ 350 mil para reforma da Estrada Vicinal Espumoso-Salto do Jacuí, como prioridade microrregional;

14º- Secretaria da Saúde- valor total de R$ 121.850,00 para ampliação de área física, sistema simplificado de abastecimento de água e módulos sanitários- R$ 22.100,00; para hospital referência regional, R$ 99.750,00 para o Hospital São Sebastião de Espumoso;

15º- Secretaria de Turismo- valor total de 57.500,00, para divulgação e sinalização;

16º- Secretaria de Minas e Energia- R$ 4.800,00 para iluminação pública em Espumoso;

17º- Secretaria de Administração- instalação da Casa do Governo em Soledade, para abrigar órgãos do Estado;

18º- Secretaria dos Transportes- R$ 21.500,00, divididos entre Soledade e Espumoso, municípios que têm aeroportos;

19º- Metroplan- planejamento estratégico e plano diretor;

20º- Corsan- R$ 61 mil para Espumoso, destinados a esgotos e redes de água.

Dos investimentos previstos para o Orçamento Estadual de 2005, Espumoso será contemplado com R$ 301.300,00 em projetos individuais; R$ 99.750,00 para o Hospital São Sebastião, considerado referência regional e R$ 87.500,00 para a estrada Vicinal, num total de R$ 488.550,00.

Mercado da soja foi tema na Acise

Na reunião mensal da Acise- Associação Comercial, Industrial e de Serviços, realizada na quinta-feira, 29, empresários assistiram à palestra proferida pelo presidente da Cotriel, engenheiro agrônomo Daniel Colombo. O tema proposto pelo presidente da Acise, Fábio Pastório, foi Mercado da Soja.

Ao explanar o assunto, Daniel Colombo explicou as causas da alta dos preços da soja, especialmente em maio de 2004, a queda nos preços e a estagnação na exportação do produto nos meses de junho e julho.

Depois de passar por um momento com preço em torno de U$ 20,00 a saca, em maio, quando ultrapassou os R$ 50,00, o produto chegou a ficar sem preço e comercialização, e em torno de R$ 33,00 a saca nos últimos dias.

Os fatores que levaram a esta queda dos preços são a presença da "soja vermelha" que provocou a volta de navios; proibição das principais empresas de exportarem para a China, principal comprador; e desconfiança na qualidade da soja. Os estoques são altos, com mais de cinco milhões de toneladas, ou o equivalente a 60% da produção ainda armazenados. Além disso são poucos os negócios novos fechados com exportadores. O clima da safra americana e a previsão da safra 2004/2005 também implicam diretamente na queda dos preços.

Com relação às exigências da China, há informações que dão conta que o país calculou mal o consumo, acumulou estoques e tem soja sobrando. "Com preços altos, o comprador ficou cauteloso e exigente", o que pode explicar o recuo do maior consumidor da soja brasileira, além do fato considerado o principal, que foi a mistura de semente tratada ao produto destinado à indústria.

A previsão de mais uma safra de alta produtividade também leva a acreditar que os preços devam permanecer nos patamares em que estão com alguma tendência de queda, o que poderá ser compensado com o volume de vendas. Segundo dados de consultorias especializadas, em 2005 os Estados Unidos produzirão 80 mil toneladas de soja; o Brasil, 60 mil toneladas; a Argentina, 40 mil toneladas; a China, 16 mil toneladas e outros países, 23 mil toneladas. O total previsto é de 225 mil toneladas contra 189 no ano anterior. "Se as condições de produção se confirmarem, a tendência é uma inversão de estoques, de baixos para altos", explica Daniel Colombo. Para ele os preços devem ficar na média histórica, entre 5 e 6 dólares o buschel, ou R$ 30 a 33,00 a saca de 60 quilos.

Questionado sobre o futuro do ciclo da soja, o palestrante foi categórico ao afirmar que o ciclo da soja só acabará quando foi criada uma proteína que substitua a soja com o mesmo custo, o que é remoto. "O susto é momentâneo e uma grande safra irá gerar dinheiro, mesmo que o preço fique apenas na média", defendeu.

Dia da Vovó comemorado com festa

Uma festa com direito a bolo e velinhas na Assistência Social, comemorou o Dia da Vovó-26 de julho e homenageou as aniversariantes do primeiro semestre de 2004. Na tarde de terça-feira, o Grupo de Terceira Idade coordenado pela Secretaria de Assistência Social esteve reunido para mais uma tarde de integração e confraternização. A coordenadora dos trabalhos, Elenita dos Santos, chamou uma a uma as aniversariantes que sopraram velinhas do bolo ouvindo os "parabéns a você".

A secretária da Assistência Social, Salete Parizotto, recebeu as mais de 120 participantes que assistiram a teatro apresentado por alunos da Escola Guerino Cavalli e Colégio Cenecista João Batista Rotta.

O Grupo de Terceira Idade participa de atividades semanais, às terças-feiras, quando são feitos artesanatos, orientados por Elenita dos Santos, atividades físicas e jogos dirigidos por Ana Mari Werlang e destaque para a espiritualidade como motivação para a vida.

Espumoso
24/07/2004

Projeto de remodelação da Avenida
é bem aceito

O Engenheiro Civil Carlos Campos, explicou a lideranças, membros da Administração Municipal, conselheiros de trânsito, engenheiros e empresários, o projeto de reformulação da Avenida Osvaldo Júlio Werlang, em frente à Cotriel, com o objetivo de reordenar o trânsito. O trecho compreende um dos locais de maior movimento de veículos na cidade, pois engloba o entroncamento da Avenida Angelo Macalós com a Osvaldo Júlio Werlang. Carlos Campos expôs a proposta com as alterações previstas que deverão ser executadas pela Administração do Município nos próximos meses. O projeto teve aceitação total por parte de empresários com negócios ao longo do trecho a sofrer modificações. Todos entendem que o projeto ficou bem definido e que vai resolver o sério problema de trânsito, pois motoristas desobedecem sentidos obrigatórios por falta de sinalização e estrutura na Avenida.

Com as modificações a serem executadas, duas rotatórias serão construídas, sendo uma arquitetura a exemplo de existente nos Estados Unidos. No meio da Avenida, canteiro central com passeio para pedestre e ciclovia. Uma rotatória juntará o trânsito das Avenidas Osvaldo Werlang e Angelo Macalós e outra estará localizada na altura do acesso a Mormaço.

Vila Paz reclama de descaso e abandono

Moradores da Vila Paz-Tapera, cansados de esperar por obras e serviços públicos, estão se mobilizando para reclamar o que consideram de descaso da Administração Pública. Em visita à Vila, na tarde de quinta-feira, sobraram moradores dando depoimentos sobre os problemas enfrentados.

O morador Sauro de Oliveira contou que para chegar em casa em dias de chuva, precisa invadir terrenos das vizinhanças, porque a água e a lama pelas ruas impedem a passagem. Na rua principal, a Travessa Beira-Rio, onde deveria ser feito calçamento, a obra iniciada em uma quadra há mais de três anos não foi concluída e na continuidade, em sentido Vila Paz- Espumoso, no acesso RS 332 próximo à Ponte do Rio Jacuí, o calçamento ficou na promessa das últimas campanhas eleitorais. "Nenhum prefeito se preocupou com nossa Vila", relatou um morador ao notar a máquina fotográfica. Na parte calçada, em frente a Escola, onde foi feita uma obra até agora o calçamento não foi reconstruído. Há dificuldade para acesso de carro nas estreitas ruas adjacentes, devido às valetas abertas por obras inacabadas e pelas chuvas.

A área onde as crianças e jovens utilizavam para esporte, um campo onde também havia um pavilhão com armações de concreto e cobertura, foi desativado e virou depósito de ferro-velho. "Os pilares estão no local e a cobertura foi levada para Tapera", conta o morador.

Além da estrutura urbana, outro problema é que o Posto de Saúde, que atende a população da Vila Paz e da Vila Teles, é aberto apenas dois dias por semana, com consultas limitadas. "São em torno de 600 moradores somente nesta localidade e precisamos de atendimento do Posto todos os dias da semana", reclamou Sauro.

As inúmeras carências, segundo os moradores, já foram levadas ao conhecimento da Administração Municipal de Tapera, que não atendeu aos insistentes pedidos. Cansados de esperar pelas obras, os moradores marcaram uma reunião para ontem à noite, quando tomariam uma posição a respeito de ações para mudar o quadro.

Piscicultor valoriza o consumo de peixes

A produção de peixes como alternativa de renda e diversificação está divulgando o consumo desta carne recomendada em todas as dietas.

O assunto ganhou atenção na quinta-feira, 22, quando representantes da Emater/RS/Ascar de 14 municípios da região de Cruz Alta estiveram reunidos na Piscicultura Bertani, onde assistiram à demonstração prática do processamento de peixes. Desde a pesca ao filé pronto para o consumo, a instrutora Lorna Lúcia Schwig, da Emater de Quinze de Novembro, apresentou os procedimentos de limpeza, retirada do couro e filetagem do peixe. Deste treinamento, os extencionistas levam as técnicas para seus municípios, onde repassam em cursos com as comunidades, segundo informa o chefe da Emater de Espumoso, Lauro Colle.

Na Piscicultura Bertani, a atividade ocupa uma equipe que trabalha desde a retirada dos peixes dos açudes, colocação em piscinas para venda in vivo e o processamento, para serem comercializados inteiros ou em filés. São cultivadas várias espécies de carpas e tilápias, e em menor escala jundiás e traíras. Conforme informações de Marileisa Vallandro, a venda sempre às quintas-feiras, foi opção para organizar a atividade e, ao mesmo tempo, oferecer um produto fresco e de qualidade ao consumidor.

Pragas incomodam lavouras de trigo

Uma semana de sol e o aspecto vegetativo das lavouras de trigo melhorou significativamente, mas problemas fúngicos e aparecimento de pragas está chamando a atenção de produtores e técnicos. A maior incidência de doenças fúngicas está localizada em lavouras em que o trigo foi plantado após trigo. Nestas áreas, o aparecimento de pragas também é maior, exigindo cuidados no controle. Entre as doenças está a que os técnicos chamam de VNAC- Vírus do Nanismo Amarelado da Cevada, que provoca perda de 80% a 100% da planta.

Segundo o engenheiro agrônomo, Danilo Benedetti, o aspecto das lavouras que passaram pela rotação de cultura é bem mais saudável. O aparecimento de doenças, como informa Benedetti, está ligado diretamente à característica deste inverno, que apresenta mudanças drásticas de temperaturas, com frio abaixo de zero e temperaturas que até passam os 30 graus centígrados. A umidade elevada também favorece o aparecimento de enfermidades.

Entre as pragas, o pulgão segue ganhando espaço e o agricultor deve estar atento, para controlar rapidamente, evitando danos à planta. O coró, que ataca a raiz da planta, e em alguns casos toda a planta, que é puxada pelo "coró de pastagem" para o interior do orifício vertical aberto pela praga, deve ter tratamento curativo imediato. "Caso contrário os prejuízos podem ser grandes", alerta o Engenheiro Agrônomo". Como o pulgão, ataca em reboleiras, sendo recomendável que o produtor, ao notar a presença deste predador, comunique seus técnicos para efetuar o tratamento com brevidade.

O trigo, como as demais culturas de inverno exercem papel importante na cadeia produtiva do agronegócio. Utilizados principalmente na alimentação, as culturas de inverno representam preservação de solo, com a contenção de erosão e sombra para as culturas posteriores. Também protegem o solo contra os efeitos das altas temperaturas do verão. Danilo explica que um solo em que se acumula palha por vários anos tem mais vida e produz mais. "Os microrganismos responsáveis pela produção de matéria orgânica desenvolvem um habitat excelente para as culturas quando há proteção do sol".

No município de Espumoso, a área de trigo cresceu em relação às últimas safras. Com recursos próprios, o produtor está apostando na cultura do trigo. Este pensamento tem importância direta para a sociedade de consumo, que tem nas culturas de inverno, matérias-primas para a alimentação humana.

RS Rural muda cenário do interior

Investimentos no valor de R$ 380.002,53 estão dando novos ares para 83 famílias da comunidade de Campininhas e arredores. Entre as comunidades consideradas mais carentes, moradores que pertencem a Microbacia do Arroio Turvo e Lajeado das Campininhas tiveram a oportunidade de integrar um projeto que auxilia substancialmente a mudança de realidade- sofrida das famílias. Com incremento de recursos, agricultores estão melhorando desde a casa onde moram às pequenas áreas de levouras, com a correção de solo, necessária para aumentar a produtividade. Os valores erguidos em parceria do Município, Governo Estadual e agricultores destinam-se à infra-estrutura social; geração de renda; manejo e conservação de solo e água; e biodiversidade (plantio de árvores nativas).

Dentro das aplicações previstas no RS Rural, já foram construídos 18 banheiros; 42 moradias foram reformadas; 59 hortas cultivadas; e 264 hectares de solo estão sendo corrigidos. As melhorias atendem todos os setores da propriedade, desenvolvendo assim o meio em que as famílias vivem. Trata-se de olhar para a pequena propriedade e sair dos discursos de que o homem deve manter-se no meio rural, (sem estrutura, sem moradia digna e sem condições de produtividade). O RS Rural acontece com objetivo de promover desenvolvimento rural com ações direcionadas às comunidades mais pobres, buscando condições econômicas e sociais mais justas para as famílias envolvidas.

No município de Espumoso o Programa é executado pela Emater e Secretaria Municipal de Agricultura. Para a execução dos dois projetos, o Estado repassou R$ 238.721,82; o Município participou com contrapartida de R$ 56.698,71 e as famílias envolvidas assumiram R$ 84.542,00.

Arpe consegue resultados em
preservação ambiental

Investimentos no valor de R$ 380.002,53 estão dando novos ares para 83 famílias da comunidade de Campininhas e arredores. Entre as comunidades consideradas mais carentes, moradores que pertencem a Microbacia do Arroio Turvo e Lajeado das Campininhas tiveram a oportunidade de integrar um projeto que auxilia substancialmente a mudança de realidade- sofrida das famílias. Com incremento de recursos, agricultores estão melhorando desde a casa onde moram às pequenas áreas de levouras, com a correção de solo, necessária para aumentar a produtividade. Os valores erguidos em parceria do Município, Governo Estadual e agricultores destinam-se à infra-estrutura social; geração de renda; manejo e conservação de solo e água; e biodiversidade (plantio de árvores nativas).

Dentro das aplicações previstas no RS Rural, já foram construídos 18 banheiros; 42 moradias foram reformadas; 59 hortas cultivadas; e 264 hectares de solo estão sendo corrigidos. As melhorias atendem todos os setores da propriedade, desenvolvendo assim o meio em que as famílias vivem. Trata-se de olhar para a pequena propriedade e sair dos discursos de que o homem deve manter-se no meio rural, (sem estrutura, sem moradia digna e sem condições de produtividade). O RS Rural acontece com objetivo de promover desenvolvimento rural com ações direcionadas às comunidades mais pobres, buscando condições econômicas e sociais mais justas para as famílias envolvidas.

No município de Espumoso o Programa é executado pela Emater e Secretaria Municipal de Agricultura. Para a execução dos dois projetos, o Estado repassou R$ 238.721,82; o Município participou com contrapartida de R$ 56.698,71 e as famílias envolvidas assumiram R$ 84.542,00.

Agricultor faz anotações de chuvas
há anos

"Tudo começou devido à curiosidade por causa das conversas dos mais antigos", resume Luiz Capoani ao relatar o porquê das anotações que faz das luas e precipitações pluviométricas. No ano de 1984 ele despertou para inciar anotações das luas e quando chovia. Foi o ponto de partida para os registros que tomam vários cartazes com gráficos e números muito interessantes.

Luiz Capoani é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alto Alegre. O agricultor explica que as histórias de que chuvas em certas lus delineavam o clima sempre lhe chamaram atenção. "Ouvia os mais antigos comentar e minha curiosidade era grande. Resolvi colocar no papel as luas e quando chovia", lembra. Foi o ponto de partida para um histórico que já passa de 20 anos.

No início as anotações deram conta da lua e se chovia, sendo que Luiz apontava pouca, boa ou muita chuva. Com o advento do pluviômetro, distribuído pela Cotriel, em 1989 ele passou a anotar rigorosamente os milímetros das pecipitações. "Todo dia que chove é anotado. Isso é uma meta lá em casa, quando eu saio, alguém fica responsável. Tem sido assim desde então". Além da lua e da chuva, as fortes variações climáticas são registradas. Grandes geadas, vendavais e secas, por exemplo, estão apontadas em uma agenda.

Descobertas e números

Os anos ensinaram a Luiz que há muitas relações das fases da lua com o clima. Geadas, vendavais e granizo ocorrem normalmente no final da lua crescente e na cheia. Se chover na lua crescente de janeiro, os dados apontam que chove bem o resto do verão. O mês que mais chove é outubro, segundo apurou o agricultor. Também lembra que em noite de lua cheia dificilmente chove, como já diziam os antigos.

As médias de chuvas registradas por Capoani, de 1989 até 2003, em sua propriedade em Santa Terezinha, Alto Alegre, apontam, mensalmente: janeiro 198,4 milímetros; fevereiro, 162,13; março, 161,6; abril 166; maio 116,4; junho 176,1; julho 182,2; agosto, 134,8; setembro 213; outubro 254; novembro 159,4 e dezembro 191 milímetros de média em 15 anos de anotações.

Já em relação às fases da lua, choveu na crescente 8.623 milímetros, na minguante 8.523, na nova 7.312 e na cheia, 7.245 - fase que menos chove.

Espumoso
17/07/2004

À espera de parceiros voluntários

A coordenadora regional da ONG - Organização Não-Governamental - Parceiros Voluntários, Ivete Comparin, visitou Espumoso com intuito de estimular o trabalho voluntário na cidade. A socióloga e antropóloga com especialização em administração disse que o estímulo ao trabalho voluntário precisa ser mantido como forma da sociedade crescer. "Estamos com mais de 60 unidades no Rio Grande do Sul integrando comunidades com trabalhos voluntários", resumiu em visita à redação da Folha Espumosense, quarta-feira.

O núcleo de Parceiros Voluntários em Espumoso é coordenado pela Acadêmica Talita Spode, junto à Acise. Qualquer pessoa e entidade pode se cadastrar, sendo aqueles que necessitam de trabalho, como entidades e escolas, e os que dispõem de meio para contribuir com ações que venham a ajudar no crescimento. Escolas, Pessoas Jurídicas e Físicas e Organizações da Sociedade Civil(entidades) estão englobadas.

Ser voluntário é fácil, basta informar ao núcleo em que pode ajudar e a Parceiros Voluntários encaminhará a pessoa a entidade, escola ou associação que esteja precisando de apoio. A Parceiros Voluntários é o elo entre as pessoas que querem disponibilizar sua vontade, tempo e conhecimento e as organizações sociais/assistenciais que necessitam desse trabalho.

Talita Spode comenta que Espumoso ainda não despertou para essas ações, mas espera que as pessoas mobilizem-se para contribuir como parceiras e assim ajudar voluntariamente, pois a comunidade ganhará com tais ações.

Escola realiza mostra de arte

Os trabalhos artísticos realizados pelos alunos de 5ª a 8ª Série da Escola Municipal Guerino Cavalli no primeiro semestre, resultaram em uma mostra de artes, esta semana. Técnicas variadas com destaque para utilização de tintas, gesso e papel-jornal, os alunos mostraram em peças plásticas combinações de cores que agradam aos olhos que quem os vê. São trabalhos de alto nível que podem decorar paredes com qualidade e bom gosto. Cores quentes, cores frias, pincel, papel amassado, madeiras serradas ou rústicas dando toque especial ao imaginário dos pequenos artistas. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes tiveram a coordenação da professora Ledamar Vieira.

Levantamento levanta número de analfabetos

Com a receptividade do Projeto "Por um Brasil Alfabetizado", que inicia aulas para 19 alunos na cidade de Espumoso, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, estará fazendo um levantamento em todas as localidades, buscando identificar os analfabetos funcionais e absolutos.

A pesquisa será realizada com ajuda dos agentes de Saúde do Município, durante o segundo semestre. A secretária de Educação Roseli Schmitz disse que a contribuição dos agentes de Saúde é fundamental, pois são os profissionais que mais acompanham as famílias no interior. Com os dados, será possível estender o Programa ao interior. Sendo conhecidos os analfabetos por localidade, serão oferecidas turmas de alfabetização conforme a necessidade.

Coprel lança campanha institucional

No último dia 14 de julho, a Coprel - Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural Ltda, com sede em Ibirubá, reuniu os mais importantes veículos de comunicação. Na ocasião, o Presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, apresentou a campanha de comunicação institucional 2004/2005 e os mais recentes índices de crescimento e de investimentos da cooperativa em sua área de atuação.

A campanha, que tem como slogan "Energia é a nossa ligação com você", mostra ao público o quanto é abrangente a participação da Coprel na vida dos seus cooperantes, com a energia que promove uma verdadeira ligação com o desenvolvimento, em 70 municípios nos 365 dias do ano.

"Desejamos dar mais emoção à marca Coprel. Que o cooperante não lembre da cooperativa apenas quando falta luz, pois a energia da coprel e a energia do relacionamento com os nossos cooperantes aumentam a capacidade de produção, agregam renda e desenvolvem o crescimento da região", afirma o presidente Jânio Vital Stefanello.

Vale lembrar que a Coprel é fornecedora de energia e de serviços de telecomunicação em 70 municípios da região do Alto Jacuí e atende mais de 40 mil famílias, sendo 86% dos seus serviços concentrados no meio rural.

As peças da campanha, que contam com a participação de diversos cooperantes nas mais variadas situações do cotidiano, começam a veicular na Folha Espumosense e outros jornais da região. Spots em rádios e vt na RBS integram a campanha.

Pronto projeto para
reformulação da Avenida

O Engenheiro Civil Carlos Campos, especialista em trânsito, concluiu o projeto para reformulação da Avenida Osvaldo Júlio Werlang, em frente à Cotriel, com o objetivo de reordenar o trânsito. O trecho compreende um dos locais de maior movimento de veículos na cidade, pois engloba o entroncamento da Avenida Angelo Macalós com a Osvaldo Júlio Werlang.

A Administração Municipal vai mostrar hoje pela manhã o projeto a donos de empresas localizadas às margens do trecho da Avenida. O Engenheiro responsável pelo projeto vai expôr todos os cálculos que envolvem, principalmente obras de arte com construção de canteiros e divisões de pistas. As alterações serão muitas na Avenida, mas todas cuidadosamente projetadas a fim de que o trânsito passe a fluir melhor. Será o fim dos riscos atuais na caótica realidade em que a todo momento veículos são conduzidos na contramão e pedestres atravessam a larga pista indiscriminadamente.

O projeto para a Avenida foi uma prioridade decidida em março deste ano, quando em encontro do Executivo com os conselheiros de trânsito. Ainda não é possível apurar o valor da obra, mas será uma soma considerável pela sua envergadura.

O projeto contempla duas rotatórias, uma na junção da Avenida Angelo Macalós com a Osvaldo Werlang e outra na altura do asfalto de acesso a Buligórnia, próximo ao Posto da Cotriel. Haverá um divisor central de pistas com ciclovia e passeio para os pedestres. Deverá ser aberta licitação para a obra e sua execução dependerá do custo, mas a tendência é de que seja feita nos próximos meses.

Exapiec define programação

A programação da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Espumoso- Exapiec 2004 está definida. A Comissão Organizadora em reunião com as entidades tradicionalistas CTG Sinuelo das Coxilhas e Grupo de Arte Nativa Sepé Tiaraju, organizaram a programação de forma integrada. Com isso a programação da Semana Farroupilha se integra a Exapiec e, no dia 20 de setembro, o Desfile Farroupilha percorre a Avenida Angelo Macalós, Rua Duque de Caxias e entra no Parque de Exposições onde acontece a Exposição, saindo em direção às entidades, onde acontecem as festas do Dia do Gaúcho.

Os shows serão atração com apresentações locais e do Estado. Na sexta-feira, 17, a Banda Dr Ruy Piégas Silveira fará apresentação na abertura da Feira às 19 horas; às 21h30min, Oswaldir e Carlos Magrão fazem seu show. A noite segue com baile na sede do GAN Sepé Tiaraju. No sábado, dia 18, às 20 horas, acontece a apresentação da Banda local Niqueleira que antecede o show da Banda Acústico e Valvulados. Para o domingo, às 16h30min, a apresentação de Peralta e Show da Criança, com 50 personagens; às 21 horas, a música de Luiz Marenco. Na segunda-feira, além do Desfile Farroupilha, às 16h30min o Grupo Gostando de Viver faz sua apresentação no palco da Exapiec e logo após as invernadas de danças do CTG Sinuelo das Coxilhas e Grupo Sepé Tiaraju mostram suas danças.

Palestras programadas

A programação da Exapiec também abrirá espaço para palestras. Todos os dias, na Casa da Emater será desenvolvido o curso "Processamento de Peixe" com demosntração de abate, higienização, retirada do couro e filetagem. Na abertura, sexta-feira, o trabalho da Emater será apresentado para autoridades, às 19h30min e nos demais dias em três horários, às 10 horas, 14 horas e 16 horas, aberto ao público. No mesanino do pavilhão da Exapiec acontecerão os cursos "Degustação de Vinhos", no sábado, dia 18, às 17 horas, promovido pelo Programa Estadual de Fruticultura- Profruta-RS; no domingo, 19, às 15 horas, "Piscicultura- Tecnologias de Produção"; e na segunda-feira, às 15 horas, "Criação de Avestruzes", promovido pela Associação Gaúcha de Criadores de Avestruzes e Agropecuária Janaína em parceria com a Emater.

"A União faz a Vida" entre os melhores Programas

O Programa "A União Faz a Vida" é um dos 15 melhores programas de Responsabilidade Social do País. Desenvolvido desde 1995 pelo Sicredi, Prefeituras Municipais, Universidades e empresas parceiras, o Programa está centrado no desenvolvimento dos conceitos de cidadania, tendo como alvo a educação infantil e ensino fundamental das comunidades onde o Sicredi está presente, buscando a divulgação dos princípios cooperativistas, construindo de forma sólida e abrangente um novo conceito de cidadania, desenvolvendo a qualidade de vida.

No mês de janeiro 2004, o Programa foi inscrito no Prêmio Criança da Fundação Abrinq (Instituição que zela pelos direitos da criança e do adolescente), na categoria relacionamento com a comunidade.

Em maio, um técnico da Fundação Abrinq veio ao Estado do RS para conhecer o Programa na prática. Na oportunidade, foram visitadas algumas Escolas no Município de Encantado - RS, apresentando o Projeto "Parceria" e uma Cooperativa Escolar, ambos inseridos no Programa.

A Fundação Abrinq no mês de junho 2004 divulgou que o Programa está entre os 15 finalistas, sendo o único representante do Rio Grande do Sul. No total, foram inscritos 260 programas em nível nacional.

As próximas etapas serão no dia 03 de agosto, onde o Sicredi estará participando de uma reunião com os finalistas em São Paulo e no dia 04, acontecerá um dia de seminários e apresentação de cases dos finalistas. Ao final do dia, será conhecido quem são os quatro vencedores.

Função social da propriedade rural passa por rigorosa legislação

A necessidade de serem observados os procedimentos quanto ao cumprimento da função social da propriedade rural no tocante à legislação agrária, ambiental e tributária, foi alerta de Derli Girardi, do Departamento Sindical da Farsul. Ele falou a produtores de Espumoso e região na quinta-feira, na sede do Sindicato Rural. Citou que a legislação é extensa e que os proprietários precisam estar cientes das exigências da lei sob pena de transtornos futuros.

Na questão agrária, é pacífico o cumprimento da função social do imóvel. Isso se dá através da declaração ao Incra. O órgão vai apurar se há o cumprimento da função a partir dos dados informados de acordo com os critérios técnicos de ocupação e produção. Além da finalidade fundiária, a declaração serve para a obtenção do Certificado Cadastral de Imóvel Rural - CCIR.

Cadastro Nacional exige medição

Na declaração do Incra, a novidade é a criação do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais tendo em vista a alteração do sistema de registros públicos. O cadastro é administrado pela Receita Federal, Ibama, Incra e órgãos estaduais, que cruzarão dados.

Com a nova legislação, toda propriedade acima de 15 módulos (270 hectares) precisa, para apresentar cadastro ao Incra, estar georeferenciada ao sistema geodésico brasileiro. Para isso, o produtor rural tem que contratar um profissional habilitado pelo Incra para fazer o laudo técnico que incluirá toda situação do imóvel, além da medida pelo GPS. "O produtor terá que juntar declaração de lindeiros que não há litígios de divisas e colocar marcos nas divisas", lembra Derli Girardi. Contudo, o produtor que já tem o CCIR não precisa tais procedimentos.

Deixar 20% de reserva na área

Uma das observações do Técnico da Farsul que mais comentários gerou na sua palestra aos produtores rurais diz respeito à Legislação Ambiental. O Código Florestal estabelece obrigatoriedade de que em toda propriedade 20% da área deve ser destinado a reserva legal, através de projeto técnico. Essa área só pode ser utilizada para algum fim, inclusive, se houver autorização, como caso de pecuária.

A reserva legal não inclui as matas ciliares às margens de rios e lago, matas nativas, encostas de morros, áreas de proteção, etc... Essas áreas são intocáveis perante a lei. A reserva legal é 20% de qualquer outra área passível de exploração. Girardi diz que a Farsul sabe que haverá um ônus muito grande ao produtor rural ao ser cobrada tal legislação, mas ela existe e tem que estar bem clara. O não cumprimento da legislação ambiental, lembra, pode acarretar ação cível pelo Ministério Público.

Informar o ITR

Até 30 de setembro o Produtor Rural tem que declarar à Receita Federal o Imposto Predial e Territorial Rural. Essa é a exigência tributária repassada no encontro e que o Sindicato Rural de Espumoso também presta assessoria. A não apresentação da declaração do ITR gera multa e acréscimos no imposto, de acordo com a lei.

Desfile da Pátria definido

Já está em preparação o Desfile da Pátria que acontecerá no dia 7 de Setembro, terça-feira, às 14 horas. Como já é tradicional a Banda Dr Ruy Piégas Silveira puxará o desfile. Para isso está preparando repertório que inclui a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino e dos alunos de flauta-doce da Professora Ana Bonatto. Para este ano a Banda estará mostrando novo uniforme e novos instrumentos, que serão adquiridos com apoio de recursos do Município.

Em caso de chuva o Desfile Cívico será realizado no sábado, dia 11, às 14 horas.

Espumoso
10/07/2004

VEJA AS FOTOS
DO BAILE DO QUECO

Biblioteca promove concurso literário

A Sociedade Amigos da Biblioteca Pública "Caldas Júnior" de Espumoso está promovendo o 2º Concurso Literário. Com objetivo de despertar autores de crônicas, o concurso está lançado para atrair atenção para a Biblioteca Pública e para a importância da leitura em todas as idades. Para a presidente da Sociedade, Vera Canello, esta é uma oportunidade de mostrar que qualquer pessoa pode ser um escritor ou escritora e ter seus escritos publicados e vistos pelo público leitor. Com o lançamento do concurso e a distribuição das fichas de inscrições nas escolas, os organizadores ficam, agora, na expectativa da participação tanto de estudantes como da comunidade.

A promoção tem o apoio cultural da Caixa Econômica Federal, Banrisul, Sicredi, Banco do Brasil e Euclides Luiz Marquese. Fichários de inscrições podem ser retirados na Biblioteca Pública.

Regulamento do Concurso:

1. Concorrentes: todos os autores, de ambos os sexos, amadores, profissionais, editados ou não. Basta que as obras sejam enviadas em língua portuguesa. É vetada a participação dos membros da Sociedade Amigos da Biblioteca Pública Municipal "Caldas Júnior", bem como seus parentes em primeiro grau.

2. Categorias: A categoria deverá ser impressa na frente do envelope, conforme a relação seguinte:

1º- Categoria: Ensino Fundamental Séries Iniciais;

2º- Categoria: Ensino Fundamental Séries Finais;

3º- Categoria: Ensino Médio;

4º - Categoria: Comunidade em geral.

3. Tema e quantidade: Livre. Cada participante pode concorrer com um trabalho. Cada obra deverá ser enviada datilografada ou digitada em papel ofício, espaço dois, em cinco vias cada. Na folha, apenas o título da obra e um pseudônimo. Em um envelope lacrado, anexo, envie o cupom da inscrição ou cópia do mesmo, preenchido e assinado.

4. Premiação: Serão premiados os primeiros lugares de cada categoria.

1ª Categoria: Uma poupança do Banco do Brasil, de R$ 150,00;

2ª Categoria: Uma poupança da Caixa Econômica Federal no valor de R$ 150,00;

3ª Categoria: Uma poupança do Banrisul, de R$ 150,00;

4ª Categoria: Uma poupança do Sicredi, no valor de R$ 150,00.

5. Resultado e divulgação: na Semana da Cultura.

6. A Sociedade Amigos da Biblioteca, não se responsabiliza por obras perdidas, atrasadas ou danificadas durante a remessa. Caso seja do interesse do participante assegurar sua chegada ao concurso, a mesma é de sua inteira responsabilidade.

7. As obras serão julgadas por um júri, cuja decisão é soberana e irrecorrível.

8. A inscrição ou participação no concurso em questão implica o conhecimento de todas as cláusulas e condições supra de seu regulamento. O descumprimento das normas vigentes nesse desclassifica o candidato e, em caso de dúvida, a Sociedade Amigos da Biblioteca Pública "Caldas Júnior", cuidará de resolvê-las.

9. Obras identificadas como plágio serão desclassificadas.

10. Entrega da Crônica: Somente será aceito o trabalho que for entregue até dia 15 de outubro na Biblioteca Pública Municipal, em horário de expediente, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Câmara Júnior faz doação ao Fome Zero

O Baile do Queco é a única fonte de recursos da JCI-Espumoso, utilizados para manutenção das atividades durante todo o ano. Como faz a quatro edições, a Comissão Organizadora repassou ao Município de Espumoso- através da Secretaria Municipal de Assistência Social, a quantia de R$ 1.200,00, para serem destinados à compra de alimentos para famílias carentes cadastradas no Programa Fome Zero. A entrega aconteceu no Gabinete do Prefeito, ontem à tarde, com a presença do presidente da JCI-Espumoso, Diomar Tatsch Toledo, do tesoureito Beto Vogel e do Senador JCI Delair Koch. Outra doação de recurso por ocasião do Baile, foi para a Brigada Militar que recebeu R$ 250,00 para conserto de viatura.

Empresa contratada para obra da Creche

Ontem pela manhã, o Prefeito Municipal, José Parizzotto, e o diretor da Empresa Construmetal, Engenheiro Velcy Carlos Werlang, assinaram contrato para execução da obra da creche Amália Bresolin Bambini, que atenderá mais de 250 crianças, sendo um investimento de mais de R$ 300 mil.

A empresa contratada foi vencedora de Licitação Pública na modalidade Tomada de Preços, onde manifestaram interesse sete empresas do Rio Grande do Sul, sendo que destas, cinco apresentaram proposta. A Construmetal, empresa espumosense, foi vencedora, a qual se comprometeu em entregar a obra em um prazo máximo de seis meses.

Na ocasião o Prefeito Municipal manifestou-se dizendo estar satisfeito, pois os recursos oriundos deste investimento girarão no comércio local.

APAE de Espumoso mostra arte em festival

O aluno Gilnei Mai, da APAE de Espumoso participou, na sexta-feira, 2, do II Festival Nossa Arte, realizado em Ibirubá. No evento de nível regional, os aluno apaeano apresentou a peça "Charles Chaplin", ensaiada pela professora Ana Sissi de Camargo, em trabalho voluntário, e a professora Zélia Coser, obtendo classificação para a fase estadual que acontece em outubro, na cidade Rio Grande.

Presídio desenvolve trabalho social

O trabalho de várias entidades e grupos de apoio tem melhorado as condições dos apenados do Presídio Estadual de Espumoso. As ações desenvolvidas visam momentos de reflexão e crescimento em preparação do indivíduo preso para o convívio social.

Entre os apoiadores, grupos religiosos da Igreja Assembléia de Deus, Igreja do Evangelho Quadrangular, Sociedade Espírita Sementeira do Amor e Pastoral Carcerária da Igreja Católica, Grupo Reviver Amor Exigente e Abcal participam semanalmente ou mensalmente de um trabalho conjunto que vem trazendo resultados positivos, como avalia o administrador Jocelmar Sonda.

Outra frente de ações teve a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Espumoso, que realizou uma série de palestras com a participação da nutricionista Mariling Kogler e da enfermeira Letícia Ravazio. Além destes, está em andamento o curso de qualificação de mão-de-obra em panificação, desenvolvido pela Emater. O Presídio Estadual também tem recebido vários grupos de estudantes que buscam na população carcerária campo para atuação de suas pesquisas, bem como aplicação de conhecimentos. Neste mês a lotação do presídio é de 56 apenados.

Férias escolares

As escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Espumoso entram em recesso escolar no próximo dia 16 seguindo até o dia 26 de julho. Para as Escolas de Educação Infantil, foi montado um calendário diferenciado de acordo com a necessidade dos professores que ausentam-se para freqüentar faculdades de férias. No retorno dos professores e alunos para o segundo semestre, será dado início à Educação Biocêntrica que trabalhará com pais, funcionários e professores. O recesso do Colégio Cenecista João Batista Rotta e das Escolas Estaduais acompanham a Rede Municipal em vista da utilização do Transporte Escolar.

Odontosesc completa um mês de atendimento em Espumoso

Encerrou na manhã de ontem o trabalho do Projeto Odontosesc, em Espumoso. Com a atuação de cinco odontólogos, um técnico e duas assistentes, o consultório permaneceu por um mês no município, onde prestou todos os tipos de atendimentos em saúde bucal.

O levantamento completo ainda não foi repassado pela equipe do Odontosesc à Secretaria de Saúde de Espumoso, mas foram confirmados a realização de 102 exames, seis atendimentos de urgência, 1.050 orientações de higiene bucal faltando os dados sobre restaurações, extrações, tratamento de canal em dentes anteriores, limpeza e aplicações de flúor. Apesar dos dados ainda não serem completos, o que se viu foi uma grande procura e atendimento especializado nas cinco cadeiras dentárias que estiveram lotadas em todos os dias de atendimento. As consultas tiveram agendamento pela Secretaria Municipal de Saúde que trabalhou no serviço de apoio, na barraca montada ao lado da Carreta Odontológica, na Rua Soledade, em frente à Prefeitura Municipal.

O coordenador dos programas de Saúde Bucal no Município, Lauriano de Azevedo Broch disse que mesmo sem ter o balanço completo dos atendimentos, a presença da Carreta em Espumoso trouxe resultados altamente positivos, pois os pacientes assistidos iniciaram e terminaram tratamento com a qualidade do SESC-premiada em biossegurança e atendimento. Lauriano explicou também que muitos procedimentos públicos não contam com as tecnologias disponíveis na carreta, dando uma dimensão da qualidade dos serviços que representa um somatório ao trabalho desenvolvido em saúde bucal no município.

Fantasias e público marcam o Queco

Uma das promoções que mais atrai público da região para Espumoso, o 24º Baile do Queco, realizado no último sábado, 3, foi uma festa de fantasias e alegria geral. Com um público que veio de diversas cidades do Estado e do País, a festa teve a animação de três conjuntos. Na abertura Naydo e Dudi, seguido do show da Banda Vox 3, de Blumenau e na terceira parte, a Banda Cheiro de Paixão.

O evento é um dos projetos desenvolvidos pela JCI-Espumoso, recebendo premiação nacional pela proposta de arrecadação de fundos. Desde sua idealização, há 24 anos, as festa tem tomado dimensões incomuns que reúne no município, foliões que vêm em turmas ou individualmente para festejar a irreverência só encontrada nesta promoção.

Depois de uma tradição do Baile do Queco, em que comidas e bebidas eram levadas ao evento, nesta edição, a Comissão Organizadora, coordenada por Delair Francisco Koch, decidiu por proibir esta medida, em razão da proporção do evento, o que vinha causando alguns transtornos. O resultado foi uma festa mais saudável, que agradou em cheio ao público presente, que manifestou satisfação pela modalidade do baile. Para compensar as mudanças, foi oferecida uma bem montada praça de alimentação e ampla copa, o que proporcionou comodidade a todos.

Espumoso
03/07/2004

Prefeito recebe presidente da Emater

Caio Rocha, presidente da Emater e secretário substituto da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, esteve em visita de cortesia ao prefeito José Parizzotto, no sábado passado. Ele chegou por volta das 8h30min, diretamente de Porto Alegre. Depois de trocar breves palavras com Parizzotto, Caio foi até o interior do município para a oficialização dos recursos de mais um projeto do RS Rural.

A visita de Caio Rocha foi acompanhada também por representantes de entidades locais, entre elas a Associação Comercial, através da vice-presidenta Marisa Baruffaldi. Para o município a presença da Emater tem sido importante no apoio ao fomento à agricultura familiar, especialmente.

PP e PMDB definem
candidatos a vereador

Em Espumoso as últimas convenções partidárias visando a eleição de outubro, aconteceram no último domingo. O Partido Progressista(PP) e o Partido do Muvimento Democrático Brasileiro(PMDB) tiveram as reuniões para oficializar as candidaturas de Gerson Machado, como prefeito, e José Edemar Mari, a vice, bem como toda nominata de vereadores. Os diretórios em pré-convenção já haviam acertado coligação e os nomes da majoritária.

No Salão Nobre da Prefeitura Municipal o PP reuniu filiados onde definiu a nominata que concorre a vereador, bem como o sorteio dos números. Ao final da convenção extraordinária, o PP lançou os nomes de João Ricardo Rotta, Leoberto Comin, Odil Diogo Missio, João Odil Moraes Filho, Roberto Oliveira, José Pinto, Ivanir Carlos Coser, Avelino Soletti, Milton Steves e Gelson Moraes. Há novidades na nominata do partido.

No mesmo dia e horário o PMDB, que homologou coligação com o PP para as eleições de 3 de outubro, teve sua convenção no Plenário da Câmara de Vereadores, definindo como candidatos ao Legislativo, Leonoir José de Lorena, Valdir dos Santos, Lucir do Amarante e Tânia Dihel de Oliveira.

Na reta final

O encaminhamento definitivo de nomes de candidatos obedece prazo na justiça eleitoral até a próxima segunda-feira, dia 5. Após isso a justiça eleitoral dará o parecer final sobre os nomes.

A União Trabalhista-UT, formada pelo PDT/PTB/PT, que tem na majoritária José Parizzotto e Zelindo Signor, dos 12 nomes inicialmente programados ficará com dez, sendo que terá uma mulher candidata a vereadora. Trata-se de Selvira Marcondes(PDT).

Emater homenageada na Câmara

Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de quinta-feira, 1º, a equipe da Emater de Espumoso foi homenageada pelo Poder Legislativo em reconhecimento aos serviços prestados em 38 de atuação no Município de Espumoso e pelos 49 anos no Rio Grande do Sul. A iniciativa de prestar homenagem aos funcionários da Ascar/Emater partiu do vereador Leoberto Comin, presidente da Comissão de Agricultura autor da moção que teve apoio dos vereadores Jorge Ranzi e José Edemar Mari. Ao usar a palavra, Leoberto Comin disse " lembro da Emater desde o tempo dos Clubes 4S e desde lá todos aqueles que precisam dos serviços da Emater sabem que há muitos trâmites burocráticos e que encontram nos funcionários a dedicação e o empenho para os devidos desmembramentos".

Após a leitura dos decretos que oficializam a homenagem, o presidente Layres Fiuza chamou os homenageados, Deonéia Comin- assistente administrativa; Andréia Dal Molin- extencionista, Venirdi Orling- auxiliar de serviços gerais e Lauro Colle- extencionista rural, que receberam uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados.

Layres destacou o reconhecimento e o orgulho pelo trabalho e assistência prestada pela Emater, através de sua equipe. "Arrisco palpite de que a Emater foi fundamental para a formação da Microbacia do Mangueirão e para a efetivação do Programa RS Rural". Herter Macalós lembrou que era vereador em 1966, quando a Câmara aprovou a instalação do escritório da então Ascar no município. "Isso é motivo de satisfação, e lembro que o vereador Ricardo Batistella foi o defensor da criação. Aquele ato rendeu os frutos que vemos agora".

O chefe do Escritório local, Lauro Colle, falou em nome da equipe de funcionários, destacando a importância das parcerias, com o Município, Poder Legislativo, imprensa, entidades, empresas e os produtores rurais, que são a razão de todo o trabalho de extensão, nestes 38 anos. "Queremos dividir com os parceiros, esta homenagem do Poder Legislativo, a quem agradecemos com emoção e reconhecimento".

Juiz eleitoral acredita
que a campanha será de cautela

Com as definições dos nomes de candidatos, o mês de julho será marcado pelos registros, impugnações e trabalho para órgãos de consultoria e para Ministério Público, órgão oficial de fiscalização em vista das eleições municipais de 3 de outubro. Para o juiz eleitoral, dr José Francisco Dias da Costa Lyra, da Comarca de Espumoso a corrida pelas eleições majoritárias e proporcionais de 2004, em Espumoso, Alto Alegre e Campos Borges será desenvolvida com maior cautela.

O titular da Comarca se ampara no fato de que a lei não sofreu nenhuma alteração em relação à eleição passada e devido a exemplos ocorridos no pleito de 2000, os partidos deverão orientar os candidatos para práticas compatíveis com a legislação em vigor, caso contrário sujeitos a conseqüências sérias.

Para que o andamento da campanha eleitoral e o pleito ocorram dentro da normalidade, o Juiz Eleitoral coordenará ações que visem a estruturação da Brigada Militar e para prevenir questões que atinjam a lisura do processo eleitoral. "A eleição é um diagnóstico da cidadania de um estado ou município", pondera dr Francisco Lyra. A constatação de que as disputas acabam sendo acirradas em pequenos municípios devem-se ao fato de haver noção de que o poder político possa representar poder econômico para a parcela vitoriosa.

Para que todos os partidos e candidatos obtenham as informações necessárias para o bom andamento do processo eletivo, o titular do Fórum deve convocar uma reunião com presidentes de partidos, nas próximas semanas.

Shows confirmados para a Exapiec

Em mais uma reunião, a Comissão Organizadora da Exapiec 2004, que acontece de 17 a 20 de setembro, definiu a realização de três shows. Durante a exposição-feira, estarão em Espumoso a dupla Oswaldir e Carlos Magrão, na sexta-feira, 18 de setembro. Para o sábado, a Banda Acústicos e Valvulados sobem ao palco para o público jovem e para o domingo, 19, show com Luiz Marenco e show da Criança, onde várias atrações para o público infantil serão apresentadas. Para a segunda-feira, 20, as invernadas artísticas do CTG Sinuelo das Coxilhas e do Grupo de Arte Nativa Sepé Tiaraju serão convidadas a ocupar o palco, para o público da Exapiec. Para isso a Comissão fará reunião com as entidades para os acertos finais.

Governo lança Plano Safra 2004

O anúncio do Plano Safra 2004, pelo Governo Federal, na segunda-feira, 28, foi muito aguardado pelos agricultores e entidades ligadas à agricultura. Com um acréscimo de 45% no volume de recursos em relação à safra anterior, o Governo Federal anunciou R$ 39,45 bilhões para custear a safra 2004. Na etapa de lançamento do Plano voltado à Agricultura Familiar, destaque para o Pronaf Investimento e Custeio C- com recursos para agricultores com até R$ 14 mil de renda bruta anual e D- para agricultores com renda de até R$ 40 mil anual. Serão assistidos 1.200 municípios e 1,4 milhões de famílias, muitas delas abaixo da linha de pobreza. Do valor total, R$ 7 bilhões são destinados à agricultura familiar sendo 1,8 milhões de contratos, destes, R$ 4,2 milhões para custeio e R$ 2,8 milhões, em investimento.

Na agência do Banco do Brasil de Espumoso, a transmissão da solenidade de lançamento do Plano Safra foi acompanhada pelo gerente Sinval Silveira e sub-gerente de Compras João Carlos Rockembach que receberam o secretário municipal de Agricultura, Alcione Broch; chefe local da Emater, Lauro Colle; do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jair Rizzi e o presidente licenciado Roberto Carlos Iopp e imprensa para assistir ao anúncio e discutir sobre os programas federais que incluem o Plano.

Para Roberto Iopp, os avanços são significativos como a transformação do Proger em Pronaf E; abertura de discussão sobre o seguro renda que prevê cobertura para o que se deixou de colher; formalização do Pronaf Mulher, Jovem, Agroindústria e Turismo Rural e incremento ao Moderfrota. Por outro lado o Plano fica abaixo das expectativas da agricultura familiar que aguardava R$ 50,2 milhões e o Governo anunciou R$ 39,5 milhões. Outro fato é que o Governo ofereceu R$ 7 milhões para a agricultura familiar, o que representa apenas R$ 23%, sendo que saem das pequenas propriedades.

Lauro Colle, da Emater de Espumoso, apesar das liberações de recursos para os produtores enquadrados no Pronaf C- até R$ 2.500,00 e D- até R$ 6 mil, ainda são necessários mais recursos, para acompanhar os custos de produção.

Banco do Brasil comemora
1 milhão de operações

O objetivo de reunir lideranças deve-se à comemoração da marca histórica do Banco do Brasil de atingir um milhão de operações na agricultura familiar em uma mesma safra no Brasil num volume de R$ 3,4 bilhões, fato que foi lembrado em diversas agências de Norte a Sul.

No Rio Grande do Sul, até o dia 17 de junho, foram realizadas 220,5 mil operações na agricultura familiar, através do Pronaf no valor de R$ 712,2 milhões- 52% a mais do que no ano safra anterior. As principais culturas financiadas foram o milho com R$ 202,9 milhões; a soja com R$ 124,3 milhões e o arroz com R$ 14 milhões. Máquinas e equipamentos totalizaram R$ 37,3 milhões e bovinocultura de leite, R$ 14 milhões.

A agência do Banco do Brasil de Espumoso em parceria com entidades e empresas locais, como a Cooperativa Tritícola Espumoso- Ltda, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, Gadenz e Parizotto Ltda e Theis e Molinaro Ltda atendeu uma grande parcela da demanda de crédito na linha Pronaf C e D na região. Na safra 2002/2003 foram contratados 1.221 operações de custeio no valor de R$ 3.360,286,00. Na safra 2003/2004 os contratos chegaram a 1.380 operações de custeio, no valor de R$ 4.174.052,00 representando um incremento de 24% em relação à safra anterior. Também neste período foram contratadas 243 operações de Pronaf Investimento C e D, no valor de R$ 2.215.400,00. Os números incluem os municípios de Espumoso, Alto Alegre e Campos Borges, área de abrangência do Banco do Brasil de Espumoso. Para o gerente Sinval Silveira, o volume de operações representa a importância da presença e função do Banco do Brasil de Espumoso para a comunidade regional e o empenho do Banco do Brasil para que todos sejam atendidos. João Carlos Rockembach cita a cobertura de programas como o Pronaf, Proger e Banco da Terra como avanços que contribuíram para o crescimento da agricultura.

Grupo Alexandre Tramontini
prepara show de danças

Danças e um figurino inéditos estão sendo preparados pelo Grupo de Danças Alexandre Tramontini, para o Pout-pourri de Danças Populares a ser realizado no dia 6 de agosto. A ocasião será de apresentação de 16 coreografias inéditas com um figurino totalmente renovado. Os coordenadores, professores Veranice e Celso Pimel estão trabalhando há um ano para o evento que acontece a cada dois anos. "Muitas surpresas estão sendo preparadas para o público que tem apoiado o Grupo em nove anos de atividades". O Grupo de Danças reúne crianças a adolescentes da Escola Alexandre Tramontini e das demais escolas da Rede Municipal de Ensino.

O show será apresentado na sede do Grupo Sepé Tiaraju, em três sessões, pela manhã, tarde e noite, com ingressos a R$ 2,00.

1º Semestre 2004